Curso de Design conquista prêmio Don Norman Award e projeta Ceará no mapa mundial da inovação

ter, 2 dezembro 2025 13:52

Curso de Design conquista prêmio Don Norman Award e projeta Ceará no mapa mundial da inovação

O curso recebeu reconhecimento internacional por seu modelo de ensino centrado na humanidade e desenvolvido em territórios reais, consolidando a Unifor entre as instituições de referência global em design


A premiação garante à Unifor selo de excelência em design centrado na humanidade (Foto: Ares Soares)
A premiação garante à Unifor selo de excelência em design centrado na humanidade (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, acaba de alcançar um marco histórico para a educação superior no Brasil. O curso de Design foi reconhecido com o Don Norman Design Award 2025, um dos prêmios mais respeitados do mundo na área, destacando-se na categoria “Educação em Design” pela disciplina Design Research, criada e ministrada pelo professor e designer Bruno Ribeiro

O reconhecimento, concedido à Unifor em cerimônia realizada em Singapura, coloca a graduação, inaugurada em 2023, em um prestigiado grupo internacional de universidades que se destacam pela excelência na formação de designers com impacto social.

A conquista reforça a qualidade do curso e o fortalecimento do ecossistema de design no Ceará, que se projeta ainda mais nacional e internacionalmente desde que Fortaleza foi escolhida em 2019 pela Unesco como cidade criativa em design. Agora, com o prêmio, o ecossistema ganha ainda mais legitimidade e visibilidade global.

Uma metodologia que nasce do território

A disciplina premiada, Design Research, é o centro dessa história. Desde sua primeira turma, em agosto de 2023, atua diretamente na Comunidade do Dendê, na periferia de Fortaleza, onde os estudantes desenvolvem pesquisas e soluções para desafios reais do território. A proposta integra a pedagogia do educador Paulo Freire a métodos contemporâneos de pesquisa e inovação em design, além de princípios da pedagogia da alternância, combinando sala de aula e campo de forma contínua.

Em pouco mais de dois anos do surgimento da disciplina, já foram desenvolvidas 21 soluções para demandas comunitárias: desde dispositivos de gestão de informações de crianças com neurodivergência até um jogo de cartas para alfabetização infantil. Atualmente, os estudantes trabalham em sete novas soluções para a associação Voar, que atende crianças em situação de vulnerabilidade.

A banca avaliadora sintetizou o impacto da proposta em uma declaração que repercutiu fortemente entre educadores: o trabalho remodela a educação em design para favorecer a emancipação comunitária e a equidade sistêmica. Para os jurados, trata-se de um modelo pedagógico replicável, especialmente relevante para contextos do Sul Global

A Unifor no centro de um novo cenário internacional

De Singapura, onde esteve para participar da cerimônia de premiação, o professor Bruno compartilha o sentimento de vivenciar presencialmente o reconhecimento internacional. Para ele, mais do que alegria, trata-se de confirmação.


“O sentimento vai além da felicidade. É um sentimento de validação. É o reconhecimento internacional de que a nossa aposta em um design que é socialmente responsável, focado no ser humano, na inovação e que gera impacto real na sociedade”Bruno Ribeiro, docente do curso de Design   

Bruno destaca ainda a dimensão simbólica da premiação: ser reconhecido pelo próprio Don Norman, o teórico vivo mais influente do design contemporâneo e considerado o pai da experiência do usuário (UX). “Receber um prêmio educacional, julgado por ele, é o equivalente a ganharmos o Oscar da nossa área. É a maior distinção que poderíamos receber”, comemora o docente. 

O sentimento de celebração chega em um momento especial. Novembro é tradicionalmente um mês de efervescência criativa na Universidade, com eventos, palestras e atividades dedicadas ao Dia Nacional do Design, celebrado no dia 5 de novembro. Para Bruno, a conquista do Don Norman Award torna a data comemorativa ainda mais significativa.

Um curso jovem com alcance global

A coordenadora do curso, Priscilla Medeiros, destaca que a conquista extrapola o campo acadêmico e integra o compromisso social que o design assume ao formar profissionais que entendem a sociedade como sua principal referência. Segundo ela, a premiação reforça o caráter transformador da área: “Essa conquista destaca a potência do nosso curso como agente transformador, capaz de promover inclusão, acessibilidade, sustentabilidade e impacto positivo na vida das pessoas.”

Priscilla reforça que o reconhecimento não vem de um esforço isolado, mas da soma de todo o ecossistema que compõe o curso: professores, alunos, infraestrutura e projetos vinculados à universidade. 


“Embora esteja vinculada à disciplina específica do professor Bruno, reconhecemos que essa premiação é resultado do esforço conjunto de todo o corpo docente, de todos os nossos alunos e da coordenação. Esse é um trabalho verdadeiramente coletivo”Priscila Medeiros, coordenadora do curso de Design 

A coordenadora também ressalta que os três eixos que estruturam o curso — design gráfico, design de serviço e design de interação — fornecem aos alunos uma formação contemporânea, estratégica e alinhada às demandas globais. A disciplina premiada, ao integrar pesquisa, campo e impacto social, é um dos pilares que torna essa formação diferenciada.

A experiência dos alunos na disciplina

Para além da visão institucional, a premiação reverbera de forma intensa na vivência estudantil. A aluna Ana Leticia Maia de Souza, do quinto semestre de Design, foi estudante e monitora da disciplina Design Research e define a experiência como “uma virada de chave”. 

Ana Leticia relata que, ao longo da disciplina, aprendeu na prática todo o processo de pesquisa e de solução de problemas, e que o que mais a marcou foi a profundidade das investigações e a proximidade com as pessoas impactadas. A aluna descreve ainda o impacto emocional da notícia de que o curso havia sido premiado.


“Desde o início estudamos sobre o Don Norman. Ter o reconhecimento dele trouxe um sentimento enorme de pertencimento. Percebemos que fazemos parte de algo muito maior”Ana Leticia Maia, estudante do quinto semestre do curso de Design 

A estudante afirma que participar de um curso tão jovem e já premiado transforma sua visão de futuro: “Percebo que conseguimos acompanhar uma área em constante expansão. A cada reconhecimento, sinto ainda mais convicção de que esse campo cresce e de que a formação nos prepara para atuar globalmente.”

Um marco para o design cearense

O prêmio consolida o Ceará no cenário internacional de inovação e reafirma a Unifor como instituição que forma lideranças preparadas para atuar globalmente, sem perder a conexão com os territórios locais. Em um estado que reúne laboratórios públicos de inovação, como o KUYA - Centro de Design do Ceará, e iniciativas acadêmicas já reconhecidas, a conquista reforça a vocação criativa e o compromisso social do design cearense.

Ao unir pesquisa, impacto comunitário, pensamento crítico e metodologias inovadoras, a disciplina Design Research se tornou um símbolo de um modelo de ensino que olha para o futuro sem desconsiderar as urgências do presente. E, sobretudo, reafirma que a Unifor está, de fato, entre as instituições que lideram a nova geração do design mundial.

O reconhecimento internacional do curso de Design representa um passo importante para a área no Brasil e uma prova de que, quando academia e território caminham juntos, é possível criar soluções que não apenas vencem prêmios, mas transformam vidas.

Estude Design na melhor do Norte e Nordeste em 2026.1!

Estude Design na Unifor e desenvolva seu potencial criativo em um curso que acompanha as tendências mais atuais da área. A graduação oferece três ênfases estratégicas, design gráfico, design de serviços e design de interfaces digitais, que preparam você para atuar com visão ampla, técnica e contemporânea. Com laboratórios especializados em impressão, fotografia e computação gráfica. Aqui, você constrói uma formação sólida, inovadora e conectada ao futuro do design! 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance dos ODSs 4 – Educação de Qualidade e 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

A Universidade de Fortaleza, assim, assegura educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, além de propiciar o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente.