Curso de Educação Física promove palestra com equipe sueca de Walking Football
Primeira demonstração da modalidade no Ceará acontece na Unifor e marca passo importante para a inclusão e saúde na prática esportiva
O curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, em parceria com a Divisão de Atividades Desportivas (DAD), sediará dia 7 de outubro, a partir das 8h, na Academia Unifor, o primeiro encontro esportivo do Walking Football Sweden Brazil Tour 2024, promovido pelo Knivsta Aktivitets Förening em parceria com a Walking Football Brazil (WFB).
A reunião contará com a presença de seis jogadores do Walking Football Suécia, de diferentes faixas etárias, que falarão sobre suas experiências na modalidade. A equipe sueca também apresentará um estudo de saúde realizado pela Umeå University, que destaca os benefícios da modalidade para o bem-estar dos participantes.
A programação é aberta ao público, voltada para profissionais e estudantes da área de Educação Física.
O evento terá início com uma apresentação online da equipe brasileira - localizada em São Paulo - a ser transmitida nas salas X 102, 104 e 106; onde a equipe sueca presente e sua produtora, Luciana Bergström, também explicarão os princípios do Walking Football e as oportunidades de formação para treinadores.
Os participantes também terão a chance de vivenciar um momento prático da modalidade em uma experiência no ginásio, na quadra A.
Segundo a professora do curso de Educação Física, Diane Nocrato, a iniciativa visa integrar profissionais e estudantes da área, além de promover um ambiente mais inclusivo e saudável na prática esportiva. "O Walking Football é uma excelente maneira de trazer pessoas de todas as idades para o esporte, promovendo saúde, bem-estar e socialização", afirma a docente.
Walking Football Sweden Brazil Tour 2024
A programação do Walking Football Sweden Brazil Tour 2024 percorrerá os estados do Ceará e São Paulo, trazendo uma palestra exclusiva sobre os estudos realizados na Umeå University, destacando os benefícios da modalidade. No estado paulista, o time da Suécia participou do Congresso Longevidade Expo que aconteceu no Novo Distrito Anhembi, de 29 de setembro a 1º de outubro.
Os convidados Kent Björk, 66 anos; Bengt “Benke” Bergström 63 anos; Mats Johansson, 67 anos; Roine, 73 anos; Claes Henriksson, 66 anos e Kurt Sjöberg, 62 anos, são os representantes da seleção sueca durante os eventos no Brasil.
Para o presidente executivo da Walking Football Brasil, Ricardo Leme, essa troca internacional é extremamente relevante para a organização e para a difusão do esporte no Brasil. "Para nós foi incrível receber o grupo sueco no país. Nós somos a representatividade do esporte aqui no Brasil atualmente e receber um grupo de jogadores de outro país é algo muito significativo, muito importante para nós enquanto organização. Tenho um respeito imenso por esse grupo da Suécia com o qual nos conectamos, passamos dias maravilhosos aqui em São Paulo com eles”, relata.
Sobre o esporte
O Walking Football é uma versão inclusiva do futebol tradicional, onde os jogadores caminham em vez de correr. Essa abordagem não apenas torna o esporte acessível para todas as idades, mas também contribui significativamente para a saúde e o bem-estar dos participantes, promovendo uma longevidade ativa.
Desde seu surgimento na Inglaterra no ano de 2011, a modalidade se espalhou para mais de 16 países, incluindo o Brasil, onde a Walking Football Brasil (WFB) é responsável por sua organização e divulgação. “Enquanto organização, temos difundido o esporte pelo Brasil, atuando desde 2018 nas cinco regiões do Brasil. Estamos agora levando formações para difundir esse esporte incrível. Mais de duas mil pessoas hoje no Brasil já se conectaram com a modalidade e estamos muito animados com a possibilidade de brevemente estender essa parceria com a Unifor para que possamos ter o esporte aí também conectado com a universidade", destaca o presidente da WFB.
Como país do futebol, o Brasil agora se destaca como o lar do esporte para todas as idades. Dessa forma, o Walking Football promete não apenas manter a paixão pelo esporte viva, mas também expandir suas fronteiras, tornando-o acessível a todos.
“Aqui na Suécia, como na Inglaterra e em outros países que já têm o Walking Football, vê-se que ele está crescendo assustadoramente rápido e os benefícios são muitos”, ressalta Luciana Bergström, responsável pela equipe sueca.
Serviço
Walking Football Sweden Brazil Tour 2024
Data: 7 de outubro de 2024
Horário: às 8h
Local: salas X 102, 104 e 106 (Academia Unifor)
Inscrições: clique aqui
Mais informações: acesse aqui