null Curso de Energias Renováveis realiza mais uma edição do ciclo de palestras

Curso de Energias Renováveis realiza mais uma edição do ciclo de palestras

A iniciativa tem como objetivo oportunizar ao corpo docente da Unifor o contato com temas atuais e pertinentes de diversas áreas das energias renováveis

O mercado de energia eólica offshore no Brasil e no mundo será discutido em uma das palestas do evento (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promove mais uma edição do Ciclo de Palestras sobre Energias Renováveis. O evento, voltado para alunos da graduação em Energias Renováveis e das demais engenharias, acontecerá às 19h, no Auditório A3, no dia 22 de novembro, e no Auditório A2, em 23 de novembro. Para participar, é necessário realizar inscrição por meio de formulário online. Será colhida frequência dos presentes para geração de certificado, que poderá contar como atividade complementar.

O ciclo de palestras é realizado semestralmente pelo curso, com o intuito de oportunizar ao corpo docente o contato com temas atuais e pertinentes de áreas diversas das energias renováveis. “Buscamos sempre atrair palestrantes que atuem na área de energias renováveis, para que possam compartilhar seus conhecimentos em temas mais fundamentais e atualizar o meio acadêmico sobre temas pertinentes e necessários”, explica o professor do curso de Energias Renováveis, Paulo Henrique Silva.

No dia 22 de novembro a palestra será conduzida pelo advogado Aloísio Neto que fará um Detalhamento e atualizações da Lei 14300/22, que institui o marco legal da microgeração e minigeração distribuída, o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) e o Programa de Energia Renovável Social (PERS); no dia 23, o empresário Lauro Fiúza Jr. ministrará a palestra O mercado de energia eólica offshore no Brasil e no mundo

Aloísio Pereira Neto

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1998), Aloísio Pereira Neto possui duas especializações, sendo uma em Direito Privado e outra em Direito Ambiental e é Mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente, é professor titular do Centro Universitário da Faculdade Metropolitana de Fortaleza – Unifametro, de cursos preparatórios para concursos e Exame de Ordem e de pós-graduações na área de meio ambiente e energia. É autor dos Livros "Direito Ambiental para Concursos e Exame de Ordem" e "A Energia Eólica no Direito Ambiental Brasileiro" e coautor do Livro "Completaço", da Editora Atlas.

Lauro Fiúza Jr.

Lauro Fiúza Jr. é empresário, graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará, com um MBA Executivo pela Harvard Business School. Fundador e Diretor-Presidente do Instituto Beatriz e Lauro Fiúza, trabalha desde 2012 com desenvolvimento social através da educação, esporte e cultura. Além disso, fundou o Grupo Servtec em Fortaleza, em 1969, hoje com sede em São Paulo e com atuação em todo o território nacional, além de Estados Unidos, Argentina, Angola e Chile.

Atuou em várias entidades tendo sido membro da Comissão Empresarial do Ministério de Relações Exteriores, da Comissão do Estudo da Competitividade da Indústria Brasileira do Ministério da Indústria e Comércio, Conselho do Fundo Nacional de Desenvolvimento, Conselho da Universidade Estadual do Ceará, Conselho da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, Presidente do Centro Industrial do Ceará, Presidente do Capítulo Brasileiro do World President Organization (WPO), Presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (atualmente Vice-Presidente) e Membro atual do Conselho do GWEC (Global Wind Energy Counsil), representando a América do Sul.

Estude Energias Renováveis na Unifor

Com duração de dois anos e meio, a graduação tecnológica em Energias Renováveis da Universidade de Fortaleza é destinada para quem deseja trabalhar no planejamento, implantação, construção, manutenção e operação de sistemas de geração de energia elétrica, baseados em fontes renováveis.

O curso possui Nota 4 (o índice máximo é de 5) em Conceito de Curso (CC) pelo Ministério da Educação (MEC), e, ao longo da graduação, o aluno recebe certificações intermediárias que lhe permitem concorrer no mercado de trabalho de forma mais rápida e com experiência comprovada, como o certificado de Analista em Energia Eólica, quando conclui o módulo 3, e, ao final do curso, tecnólogo em Energias Renováveis.

+ Saiba mais sobre a graduação tecnológica em Energias Renováveis da Unifor

Além da graduação, a Unifor também possui as especializações em Mercado de Energia ElétricaGestão de Energias Renováveis. Os cursos são voltados para profissionais de nível superior interessados em se capacitar ou em aprofundar os conhecimentos relativos aos processos de gestão do setor elétrico e de geração de energia por meio de fontes alternativas.

Ciclo de Palestras curso de Energias Renováveis
Data: 22 e 23 de novembro de 2022
Local: Auditório A3 (22/11) e A2 (23/11)
Inscrições aqui