angle-left Unifor e University of Groningen realizam curso sobre sustentabilidade

Unifor e University of Groningen realizam curso sobre sustentabilidade

Universidade de Groningen, na Holanda (Foto: Divulgação)
Universidade de Groningen, na Holanda (Foto: Divulgação)

O curso de verão/inverno PASF (Pathways Towards Sustainable Future: Dutch Urban, Environmental and Infrastructure Planning in na Era of Turbulence - Caminhos para Futuros Sustentáveis: Planejamento Urbano, Ambiental e Estrutural Holandês em Era de Turbulência), o qual abordará os temas de sustentabilidade, infraestrutura, ecologia e suas vertentes no mundo moderno, onde a preservação da natureza encontra certos entraves na modernidade.

Dessa forma, a PASF busca aliar o desenvolvimento humano com a conservação global, mostrando formas alternativas de construções e formação de projetos sustentáveis. Com o curso, os alunos terão a possibilidade de melhor conhecer o sistema holandês de sustentabilidade e fazer uma análise comparativa com outras realidades.

Assim, seu cronograma é especialmente desenvolvido para a discussão de temáticas relevantes como, por exemplo, o crescimento demográfico urbano e cidades compactas; a utilização maciça de bicicletas como meio de transporte; as adaptações físicas para áreas que correm riscos ambientais; o transporte alternativo; a infraestrutura inteligente quanto ao consumo de energia e funcionalidade; a utilização de protótipos antigos para situações atuais; a gestão de recursos hídricos para novas áreas urbanizadas; a preservação de áreas naturais;  a criação de “nova natureza” e a inserção e adaptação de conceitos holandeses à outras realidades. 

O curso será ministrado por professores estrangeiros da University of Groningen, Países Baixos, os quais buscaram realizar atividades práticas e teóricas com os participantes, estimulando-os a pensar criticamente sobre o cenário moderno. 

O público alvo seria principalmente alunos de Arquitetura e de Engenharia Civil de Instituições de Ensino Superior, mas também outros cursos correlatos aos temas abordados poderão ser considerados.

A duração da primeira parte do programa será de uma semana, de 7 a 11 de janeiro de 2019, a qual será na Universidade de Fortaleza e não será cobrada contraprestação monetária. Já a segunda parte será ministrada na University of Groningen e ocorrerá de 16 a 29 de janeiro de 2019 e será alvo de contraprestação a ser estipulada pela instituição estrangeira, cobrindo gastos pertinentes ao próprio desenvolvimento do curso.