Dupla Titulação Internacional: Aluno obtém diploma brasileiro e alemão em programa oferecido pela Unifor
seg, 27 novembro 2023 16:12
Dupla Titulação Internacional: Aluno obtém diploma brasileiro e alemão em programa oferecido pela Unifor
O egresso Yohan Farias fala sobre experiências acadêmicas e pessoais que viveu em um ano de estudos no exterior pelo programa da Universidade de Fortaleza
Mais do que uma graduação, a vida acadêmica na Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz — oferece inúmeras possibilidades de experiências. O egresso Yohan Farias soube dessa realidade logo que ingressou na Unifor e se interessou pela Dupla Titulação Internacional.
Por meio do programa, Yohan morou durante um ano em Berlim, na Alemanha, o que lhe rendeu duas formações: Comércio Exterior, pela Unifor, e Administração, pela Berlin School of Economics and Law. Além, é claro, de adquirir vivências que vão ficar para sempre marcadas em sua vida.
Preparo e adaptação
O jovem já possuía experiência anterior morando fora do país, mas a oportunidade de estudar na Alemanha como parte da jornada universitária chamou a atenção. Ele conta como se organizou para dar início à empreitada.
“O preparo foi mais acadêmico do que outra coisa, visto que a Unifor possui certas exigências para o processo seletivo da Dupla Titulação [...] Fora isso, foi mais uma questão de organização financeira e planejamento ao longo de, aproximadamente, dois anos. Graças a Deus, tive ajuda e suporte não apenas de muitos parentes, mas também de amigos, e certamente não teria concluído essa jornada sem o auxílio deles”, relata Yohan.
Conforme o egresso, mesmo quem já viveu no exterior leva um certo tempo para se adaptar à nova realidade. Ele ressalta que a cidade em que foi estudar, além de ser consideravelmente maior que Fortaleza, possui muitos imigrantes e estudantes/trabalhadores internacionais, o que torna todo o processo ainda mais complexo e diverso. “Muitas culturas, costumes, religiões, idiomas e experiências em um único lugar”, observa.
Cidadão do mundo
Ao longo de um ano, Yohan conheceu pessoas de diferentes países, com distintas histórias, conquistas e objetivos. Para ele, o tempo que estudou no exterior foi uma experiência de amadurecimento e crescimento interpessoal.
“Digo isso não me referindo apenas aos amigos e colegas, mas também aos meus professores. Ter a oportunidade de conhecer e interagir com tamanha variedade de indivíduos me fez evoluir como pessoa. Tudo isso complementou e melhorou muito meu processo de aprendizado e estudos”, comemora.
“Os momentos mais marcantes certamente foram os que passei junto às pessoas que conheci — as amizades que fiz nos dormitórios estudantis em que morei, assim como meus colegas e amigos da universidade — e as experiências que tivemos juntos. Foram muitas histórias.” — Yohan Farias, egresso do curso de Comércio Exterior da Unifor
O conhecimento acadêmico que adquiriu também tem lugar especial nas memórias de Yohan. Para ele, as experiências acadêmicas e de mercado de trabalho que os docentes levavam para sala de aula — por meio de discussões, debates, atividades e avaliações que exigiam participação ativa dos alunos — foram oportunidades valiosas.
De volta ao Brasil com dois diplomas na bagagem, Yohan diz que atualmente se sente inclinado a atuar em áreas ligadas à Administração de Empresas, formação que adquiriu na HWR Berlin, e acredita que o principal benefício da Dupla Titulação é a possibilidade de expansão para mercados de trabalho estrangeiros, em especial os europeus.
Quer ter dupla titulação? Confira as possibilidades
Instituído em 2008, o Programa de Dupla Titulação Internacional oferece a oportunidade de estudar em renomadas instituições do exterior. Ao retornar ao Brasil, o aluno poderá concluir sua graduação com um diploma da Unifor e da universidade estrangeira, um diferencial que pode alavancar a carreira dos futuros profissionais.
Além disso, com os títulos, o aluno estará apto a trabalhar no exterior. Atualmente, quatro instituições de ensino superior recebem alunos da Universidade de Fortaleza. São elas:
- Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
- Deggendorf Institute of Technology (Alemanha)
- Berlin School of Economics and Law (Alemanha)
- Universidad Autónoma de Occidente (Colômbia)