sex, 21 julho 2023 14:59
Dupla titulação: novos cursos são incluídos no programa de intercâmbio acadêmico da Unifor
A partir de 2024, estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção vão ter a opção de estudar no exterior e obter dois diplomas
Possuir dupla titulação na formação possibilita que os profissionais ampliem a rede de contatos, além de ser uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Assessoria Internacional da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, firmou dois novos programas de Dupla Titulação com o Instituto Politécnico de Bragança, referentes aos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Além disso, também foi renovado o convênio de dupla titulação para o curso de Engenharia Civil.
Os estudantes dos cursos de graduação vão poder viajar para Portugal para realizar o programa de dupla titulação a partir do semestre 2024.2. O edital de seleção será divulgado no começo de 2024. Lina Sena, Chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais, comenta sobre a relevância de firmar parcerias com instituições de ensino superior estrangeiras, de forma a ampliar as possibilidades de inserção de futuros profissionais no mercado global.
“A Assessoria para Assuntos Internacionais trabalha no sentido de estar sempre aumentando o foco, em diferentes frentes, da internacionalização da Universidade. Dentre essas frentes, está o estabelecimento de novas parcerias de dupla titulação com universidades estrangeiras, projeto que permite aos alunos da Unifor terminar sua graduação aqui e obterem concomitantemente um diploma internacional”, destaca a profissional.
Lina Sena é mestra em Administração pela Universidade de Fortaleza e também graduada em Turismo (Foto: Ares Soares)
Confira cursos com possibilidade de dupla titulação
- Instituto Politécnico de Bragança (Portugal): Administração, Jornalismo, Engenharia Civil, Mecânica e de Produção;
- Deggendorf Institute of Technology (Alemanha): Comércio Exterior e Ciências Econômicas;
- Berlin School of Economics and Law (Alemanha): Administração e Comércio Exterior;
- Universidad Autónoma de Occidente (Colômbia): Administração, Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Marketing (Bacharelado).
Mais sobre Assessoria para Assuntos Internacionais
Há 22 anos, o setor vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária tem se empenhado em estabelecer acordos de cooperação acadêmica com mais de 160 instituições de ensino superior em mais de 30 países. Nesse sentido, o objetivo dessas parcerias exitosas é possibilitar para o corpo acadêmico uma valiosa experiência de intercâmbio acadêmico, que pode variar entre seis meses e um ano.
O programa de intercâmbio acadêmico tem como objetivo principal proporcionar aos alunos vivência no exterior. Ao se engajarem nessa experiência multicultural, os estudantes têm a oportunidade única de mergulhar em diferentes culturas, expandir habilidades sociolinguísticas e se preparar para as exigências do competitivo mercado de trabalho.