Encontro de Executivas da Contabilidade reúne lideranças femininas na Unifor
Evento discute o fortalecimento da presença feminina na profissão, as tendências e inovações da área e o novo perfil profissional das DCNs

No dia 14 de maio, o curso de Ciências Contábeis da Universidade de Fortaleza — mantida pela Fundação Edson Queiroz — promove o Encontro de Executivas da Contabilidade. O evento, que acontecerá das 19h às 21h, no bloco B, é voltado para executivas da área, profissionais convidadas e estudantes certificados.
Com foco no fortalecimento da liderança feminina, a programação traz um painel com executivas renomadas da contabilidade para discutir temas como carreira, desafios da prática profissional e o novo perfil exigido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), atualizadas em 2024.
De acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), as mulheres representam atualmente 44,3% dos profissionais registrados no país, um número em crescimento constante.
A palestra principal será conduzida por Natália Tatanka, CEO do Giardino Buffet, negócio de impacto social que capacita mulheres da periferia de Fortaleza por meio da gastronomia. Com passagem pelo programa 2025 Women’s Leadership Network, em Nova York, Natália defende o papel da inteligência emocional na formação de líderes empáticas e resilientes.
Welynadia Rodrigues, professora, coordenadora do curso de Ciências Contábeis e responsável pela organização do evento, ressalta que “a proposta é fortalecer o protagonismo das mulheres na contabilidade, valorizando a liderança feminina e incentivando o diálogo e a formação de redes profissionais colaborativas”.
Formação alinhada aos novos desafios da profissão
Segundo a professora Maria Clara Bugarim, vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Unifor (VRE), e uma das executivas convidadas, esse é um momento em que a formação contábil precisa refletir os desafios contemporâneos da profissão, como a transformação digital, a sustentabilidade e, especialmente, a valorização da liderança feminina.
“O diálogo entre as diferentes gerações de líderes fortalece não apenas a profissão mas também o compromisso da Universidade com a equidade, a excelência acadêmica e a harmonização das práticas contábeis brasileiras aos padrões internacionais. Iniciativas como essa colaboram para a formação de lideranças globais, responsáveis e éticas”, declara.
Para a professora Alexandra Siebra, assessora de desenvolvimento curricular da VRE, eventos como esse oportunizam “o diálogo entre a universidade e o mercado, que é essencial para a formação de profissionais preparados para realidades em constante transformação”.
Ela destaca que o novo perfil do contador exige não apenas domínio técnico e analítico, mas também competências relacionais e interpessoais. “Precisamos formar profissionais capazes de aprender continuamente, resolver problemas complexos e liderar com responsabilidade”, afirma a docente.
Serviço
Encontro de Executivas da Contabilidade
Data: 14 de maio
Horário: 19h às 21h
Local: bloco B
Público-alvo: Executivas da área contábil, profissionais e alunos convidados