qui, 14 julho 2022 09:11
Estudantes da Unifor participam do projeto Top España Santander na Universidade de Salamanca
A parceria entre a Universidade de Fortaleza e o Santander visa proporcionar aos estudantes o contato com a cultura local e o aperfeiçoamento da língua espanhola durante uma viagem de três semanas
As alunas Yvna Leorne (Psicologia) e Dâmaris Damasceno (Direito) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, estão participando de um intercambio de três semanas na Universidade de Salamanca, na Espanha, por meio do programa Top Espanã Santander. Além das duas estudantes, a imersão conta com a presença de Adriana Helena, professora do Centro de Comunicação e Gestão (CCG) e gestora do Espaço Cultural Unifor. Esta edição contou com mais de 41 mil candidatos de 36 universidades brasileiras, dentre os quais foram selecionados 107 bolsistas. “Estamos entre esses selecionados e nos consideramos bastante privilegiados”, comemorou Adriana Helena.
“O Projeto Top España Santander visa promover a internacionalização das universidades brasileiras beneficiando professores e alunos, por meio de uma imersão a cultura espanhola. Este projeto de extensão acontece há 11 anos, sendo a Unifor parceira desde 2012 - o que vem beneficiando toda a comunidade acadêmica”, destaca a professora.
A bolsa ofertada pelo banco inclui passagens, seguro de saúde, curso de língua e cultura espanholas, alimentação, hospedagem em residência universitária, além de atividades que colaboram para a compreensão da identidade cultural espanhola como workshop de gastronomia, dança, visitas históricas ao patrimônio da cidade, museus, bibliotecas, espetáculos teatrais e visitas às cidades na região de Castilla e León.
Experiência internacional
“Esses dias estão sendo uma oportunidade incrível de aperfeiçoamento, não apenas na língua espanhola, mas também profissional e pessoal nessa cidade que exala história”, conta Yvna. Segundo a futura psicologa, desde que ingressou na Universidade vem buscando informações sobre a parceria entre a Unifor e o Santander que visa essa experiência internacional.
“Cheguei a ser bolsista do programa Santander Graduação - outro programa que me ajudou bastante durante um ano. Essa, inclusive, é a segunda vez que participo da seleção do Top España, da primeira vez não consegui, mas persisti e estou aqui. Estou muito feliz”, comemora.
(Foto: Arquivo pessoal)
Já Dâmaris reforçou que a experiência faz diferença nas carreiras dos selecionados, por isso os discentes da Unifor devem buscar a oportunidade. “São muitas possibilidades que estão disponíveis e aguardando vocês! Enquanto estudante de Direito tem sido incrível para mim. Desde o começo da graduação decidi que direito internacional era o que me apaixonava. Então estar na mesma universidade onde Francisco de Vitória, por exemplo, chegou a ideia do direito da paz e da guerra, e o início do direito internacional é uma experiência única. Eu só posso agradecer”, frisou a futura advogada.
Segundo Adriana Helene, além do aprendizado da língua nas vivências diárias das aulas de gramática e conversação, a aprendizagem também passa pelo estudo da história da cultura local. “Não há como compreender uma língua sem entender a cultura do país, principalmente em um país como a Espanha com registros datados deste o paleolítico superior, como as Cavernas de Altamira, localizadas na região da Cantábria, considerada a Capela Sistina da arte rupestre”, detalha Adriana Helena.
Universidade de Salamanca
Este ano a Universidade de Salamanca comemora 804 anos, tendo sido fundada em 1218 pelo rei Afonso IX. É a Universidade mais antiga da Península Ibérica, e a quarta mais antiga da Europa. Já o município de Salamanca, da comunidade autônoma de Castela e Leão, na Espanha, criada em 1988, foi nomeada Patrimônio da Humanidade pela Unesco como um importante patrimônio histórico-arquitetônico.