Estudantes da Unifor responsáveis por campanha publicitária “Declaração Solidária” falam sobre processo de criação das peças
qua, 15 março 2023 14:54
Estudantes da Unifor responsáveis por campanha publicitária “Declaração Solidária” falam sobre processo de criação das peças
Campanha será veiculada durante período de declaração do Imposto de Renda em Fortaleza
A campanha “Declaração Solidária” foi apresentada no último dia 7 de março, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ). Criada por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, as peças visam estimular contribuintes a destinarem parte da restituição do Imposto de Renda a instituições de assistência a crianças e adolescentes e/ou idosos.
Os discentes Roger Almeida, Ana Luísa Torquato, Luana Melo e Lucas Coelho são os criadores da campanha. Entre as peças elaboradas, estão: outdoor, spot de rádio, anúncio de jornal e carrossel de imagens para redes sociais do Ministério Público.
Agência 365 Lab
O conceito central surgiu a partir de um brainstorming em que se observou a constância do uso figurativo do leão em referência ao Imposto de Renda. A ideia foi tornar essa associação positiva, conforme explica Roger Almeida, estudante da Unifor e responsável pela Direção de Arte da campanha.
Sobre o processo criativo, Ana Luísa Torquato, estudante da Unifor e uma das responsáveis pela redação das peças, relata: “Quando decidimos a ideia central do leão e do ato que o torna nobre, foi mais tranquilo trabalhar desdobramentos e linkar novas ideias que casassem com a unidade da campanha”.
Arte do outdoor da campanha "Declaração Solidária” (Imagem: Divulgação)
Roger, Ana Luísa, Luana e Lucas fazem parte da equipe da 365 Lab, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor. Os estudantes lidam com clientes reais no dia a dia e veem muitos de seus trabalhos ultrapassando os portões da Universidade. “Para além disso, a equipe docente do curso promove a integração dos alunos por meio de oficinas e palestras nas aulas com convidados do mercado publicitário”, observa Roger.
Preparação para o mercado de trabalho
Há um ano e meio estagiando na 365 Lab, Ana Luísa considera a experiência fundamental para colocar aprendizados em prática e montar um portfólio. Com a bagagem que já possui, a discente espera, em breve, ingressar em uma agência do mercado. “Quero solidificar tudo que aprendi na 365, trabalhar muito e deixar minha marca no mercado publicitário”, planeja.
Equipe da 365 Lab é formada por estudantes e professores da graduação (Foto: Ísis Rebouças)
A jovem não é a única que se considera pronta para o mercado. Roger também acredita na capacitação que recebeu ao longo da graduação. Para ele, o curso de Publicidade e Propaganda oferece todo o aparato necessário na preparação dos alunos. “Sinto que as experiências que a agência me proporcionou me prepararam adequadamente para esta transição”.
Talita Guimarães, docente do curso de Publicidade da Unifor, conhece a origem dessa confiança. Segundo a professora, são muitas as ações desenvolvidas visando a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, tanto do ponto de vista técnico quanto do comportamental. Entre as atividades, Talita destaca:
- Disciplinas em formatos de laboratórios que unem diversos docentes e áreas;
- Visitas de campo a empresas da área;
- Bate-papos com profissionais de mercado;
- Trabalhos com clientes e demandas reais em várias disciplinas;
- Revista “Sacada”, que serve como vitrine para trabalhos estudantis;
- Premiações na Semana de Publicidade e Propaganda.
Impacto Social
Para Cláudio Sena, coordenador da graduação em Publicidade e Propaganda da Unifor, trabalhar com temas relativos à responsabilidade social, como a campanha “Declaração Solidária”, é algo que faz parte da essência da Universidade. Dessa forma, o docente ressalta a importância de explorar essa característica no fluxograma da graduação, nas disciplinas e nos espaços de prática.
“Além de aplicar os conhecimentos e as habilidades adquiridas, os estudantes atentam para elementos fundamentais que formam cidadãs e cidadãos íntegros e responsáveis socialmente”, complementa o professor.
A possibilidade de apresentar aos alunos um desafio real, de grandes proporções e impacto na vida de milhares de pessoas é, para o coordenador, um privilégio que exige do curso e dos alunos um comprometimento real e intenso. “Com certeza, as ações e soluções de comunicação referentes à campanha ‘Declaração Solidária’ geram uma importante reflexão sobre questões fundamentais”, analisa.
Ficha técnica da campanha publicitária
Agência 365 Lab – Unifor
Coordenadores: Professores Ariana Melo, Diego Paiva, Jari Vieira e Talita Guimarães
Direção de Arte: Roger Almeida
Redação: Ana Luísa Torquato e Luana Melo
Produção: Lucas Coelho