null Inova CCT convida diretor do Senai e presidente do Conselho de Inovação e Tecnologia da Fiec

O Centro de Ciências Tecnológicas promove, no dia 4 de setembro, o evento Inova CCT: Construindo o Futuro. A ação visa favorecer a integração entre os alunos e o mercado de trabalho, bem como promover e despertar a capacidade de inovação e empreendedorismo.

Foram convidados para compor a mesa-redonda o presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Cointec/Fiec), Sampaio Filho, e o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai/CE), Paulo André Holanda. Os palestrantes irão abordar temas como Inovação, Indústria 4.0, empreendedorismo, formação profissional e possibilidades de atuação.

O Inova CCT pretende ainda ampliar este espaço de debate entre o setor produtivo e a academia com o Circuito Tech. O Circuito Tech receberá, mensalmente, empresas e instituições para apresentar demandas reais aos alunos das disciplinas de TCC dos cursos do Centro de Ciências Tecnológicas.

Os alunos interessados deverão desenvolver soluções e/ou protótipos para os problemas levantados. As ideias desenvolvidas deverão ser apresentadas às empresas, na forma de banner ou protótipos, durante o Dia T, marcado para no 8 de dezembro .

Sobre os palestrantes

Paulo André de Castro Holanda é engenheiro civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem MBA em Administração Acadêmica e Universitária em Gestão de Instituições de Ensino Superior (IES) pela Fundação Pedro Leopoldo (MG). (em andamento). Atualmente é diretor regional do Senai/CE, entidade vinculada à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Foi diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará (CDC).

José Sampaio de Souza Filho é engenheiro mecânico pela Unifor e possui pós-graduação em Mecatrônica, Robótica e Engenharia de Controle e Automação pela UFC/UFSC, além de pós-graduação em Engenharia de Petróleo pela Unifor. Formado em Strategies for Innovation in New Markets Program pela Universidade da Pensilvânia, com pós-graduação em Inovação e Tecnologia pela Universidade Ben-Gurion do Neveg (Israel), IFCE e IEL. É presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec), diretor presidente da empresa Alpha Metalúrgica Ltda. e presidente do Cointec/Fiec. Líder do Programa para o Desenvolvimento da Indústria da Fiec, primeiro vice-presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), membro do Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (Cogefit) e membro do Comitê de Inovação Tecnológica (Comit), da UFC.

Inova CCT: Construindo o Futuro
Data: 4 de setembro de 2018