João do Cumbe fala sobre comunidades quilombolas cearenses em palestra virtual

João do Cumbe fala sobre comunidades quilombolas cearenses em palestra virtual

O evento terá mediação da professora Sheila Pitombeira 


Doutorando em História e Cultura Africana, João do Cumbe falará sobre as riquezas e saberes na abordagem das questões ambientais em comunidades quilombolas do Ceará. (Foto: Arquivo pessoal)
Doutorando em História e Cultura Africana, João do Cumbe falará sobre as riquezas e saberes na abordagem das questões ambientais em comunidades quilombolas do Ceará. (Foto: Arquivo pessoal)

O Programa de Cidadania Ativa, vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promoverá no dia 24 de maio, a partir de 14h30, a palestra virtual “Comunidades Quilombolas do Ceará - A riqueza de seus saberes na abordagem das questões ambientais”. O convidado será o doutorando em História e Cultura Africana e educador popular, João Luís Joventino do Nascimento, o “João do Cumbe”. No dia da palestra os participantes receberão um link por e-mail com a sala online da palestra, no entanto, para participar é necessário realizar inscrição. 

Situada no litoral leste do Ceará, a comunidade do Cumbe está localizada ao lado da praia de Canoa Quebrada, um dos pontos turísticos mais movimentados do estado. Até 2020, a comunidade abrigava 150 famílias remanescentes de quilombos. Na área, além das carnaúbas - principal traço de paisagem do local -, há dunas que cercam o território e um mangue que ajuda a manter o povoado por meio da pesca de mariscos e da cata de caranguejo, um dos principais sustentos dos moradores locais. 

Rodeado dessas maravilhas naturais e sob forte influência da oralidade quilombola, cresceu João do Cumbe. Hoje, ele é liderança local, defensor dos Direitos Humanos, educador popular e ambientalista. No currículo, acumula títulos importantes para toda a comunidade. 

Na palestra virtual, aberta ao público, ele falará sobre “Comunidades Quilombolas do Ceará - A riqueza de seus saberes s na abordagem das questões ambientais”. A mediação ficará por conta da professora Sheila Pitombeira, responsável pelo projeto Questões Ambientais relacionadas às comunidades indígenas e quilombolas no Ceará. 

Sobre João do Cumbe 

Liderança quilombola do Cumbe, defensor dos Direitos Humanos, educador popular, ambientalista, militante do Movimento Quilombola do Ceara, Movimento de Pescadores Artesanais de Aracati (OPA). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui segunda licenciatura em História, com ênfase em educação do campo e questões agrárias pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA); graduação em Ciências da Religião (UVA); especialização em Museologia pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ); e especialista em História e Cultura Africana e dos Afrodescendentes para Formação de Professores de Quilombos pela UFC. Atualmente é doutorando em História e Cultura e pesquisa “As Histórias orais no Território Quilombola do Cumbe", na UFC. 

Serviço

“Comunidades Quilombolas do Ceará - A riqueza de seus saberes na abordagem das questões ambientais”
Data: 24 de maio de 2022
Hora: 14h30 
Mais informações: 3477.3304
Inscrições aqui.