qua, 18 julho 2018 17:14
Mesmo em cenário de crise, mercado de trabalho para administrador opera em expansão
O curso de Administração da Unifor é reconhecido com 4 estrelas no Guia do Estudante.
Segundo levantamento do Ministério do Trabalho, os administradores de empresas estavam entre os profissionais mais procurados pelas empresas no Brasil nos quatro primeiros meses de 2018. No total, foram admitidos, com carteira assinada, 12.441 profissionais da área, colocando a carreira no quinto posto entre as mais requisitadas.
O profissional de Administração pode atuar em diversos segmentos e em vários tipos de organizações, com possibilidade no mercado nacional e internacional. Com formação densa e abrangente, o administrador tem como principais desafios o aumento da produtividade e a maximização dos resultados na esfera pública ou privada, atuando de forma inovadora a partir do uso de novas tecnologias voltadas para a gestão e o desenvolvimento de soluções para novas demandas.
“Para ajudar os alunos nos novos desafios enfrentados no mercado de trabalho, a Unifor oferece uma matriz completamente atualizada e alinhada com as necessidades exigidas, com um projeto ancorado ao perfil de um profissional para o século XXI, que trabalha centrada no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, mas também trabalha competências socioemocionais, com base em uma visão multicultural, transdisciplinar e sistêmica, e também globalizada”, ressalta a professora Danielle Coimbra, coordenadora do curso de Administração da Unifor.
Perfil do profissional de Administração
O Conselho Federal de Administração (CFA) em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) divulgou o perfil atual do administrador de empresas, por meio da pesquisa nacional sobre o perfil, formação, atuação e oportunidade de trabalho do administrador. Homem jovem, com renda mensal entre 3,1 a 10 salários mínimos, atuando em empresas de grande porte do setor privado.
A pesquisa ouviu mais de 21.110 pessoas em todo o Brasil entre administradores, professores, coordenadores do curso de Administração e empresários. A maioria (65%) era formada por homens, mas a pesquisa revelou que a participação feminina é crescente na profissão (35%).
O setor privado ainda é o que mais emprega nessa área (58%). A maioria dos entrevistados (46%) afirmou que trabalhava em empresa de grande porte e 21,84% ocupavam cargos de gerência. A maioria (85%) estava concentrada nas seguintes áreas: Serviços em Geral; Indústria; Comércio Varejista; Consultoria Empresarial; Instituições Financeiras e Serviços Hospitalares e da Saúde.
A área de Administração, como todas as profissões, está passando por mudanças para atender às novas demandas do século XXI. A professora Daniele Coimbra lista algumas características e habilidades imprescindíveis para a atuação diferenciada:
“Ter aptidão com números. O administrador precisa não só gostar de números, mas dominá-los e entendê-los. Saber trabalhar em equipe, uma vez que muitas vezes o administrador é o responsável por liderar uma equipe. Ser organizado, já que quem cuida de planejamento e controle financeiro de uma empresa não pode ser alguém desorganizado”
“É preciso o máximo de sistematização e disciplina no gerenciamento das informações e gestão do conhecimento organizacional. Ser empreendedor. Antes de trabalhar para outra empresa, ele deve saber trabalhar para si mesmo. Ter visão sistêmica, a fim de trabalhar em qualquer setor, o administrador precisará ter uma visão ampla do todo. Por fim, aprender sempre. Em um mercado tão competitivo, é preciso estar em constante atualização”.
Administração na Unifor
Em 2017, o curso de Administração da Unifor foi considerado o melhor do Norte/Nordeste pela avaliação anual do Ranking da Folha de S. Paulo (RUF), responsável por avaliar o ensino superior do Brasil. O curso foi contemplado, por duas vezes consecutivas, com a nota máxima pelo Guia do Estudante.
Um dos grandes destaques do curso da Unifor é o programa de Dupla Titulação Internacional. A partir do quarto semestre, os estudantes têm a oportunidade de estudar um ano na França ou na Alemanha, sem custo adicional por isso, concluindo o curso em dois idiomas. “Nós temos um programa forte de internacionalização, enviamos muitos alunos e também recebemos estudantes por meio de programas internacionais”, destaca Danielle Coimbra.
Durante a graduação, o aluno pode ainda optar por aprofundar conhecimentos na área de Administração com a qual tenha maior afinidade. É o programa “Trilhas de Formação”, que possibilita a conclusão do curso com grau de bacharel e certificação especial nas seguintes áreas: Gestão Estratégica e Inovação, Gestão de Pessoas, Finanças, Marketing e Negócios Internacionais.
Vale ressaltar a sinergia que acontece entre os cursos da área de Gestão da Unifor. O aluno dispõe de um programa de Dupla Graduação, ao concluir Administração, e com apenas mais dois anos pode também concluir Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Comércio Exterior. “Além da dupla graduação o aluno pode concluir a graduação com uma dupla titulação na Alemanha, por exemplo, em cinco anos ele tem duas graduações com uma titulação internacional”, completa a coordenadora do curso de Administração.
Alguns projetos são referenciais para o curso, como o Projeto Bagagem. O projeto oferece visita técnica diferenciada, em que os estudantes conhecem empresas líderes nos segmentos que atuam a nível mundial, monitorados por dois professores. A imersão dura três dias e transforma a percepção dos estudantes que conseguem fazer conexões de teoria e prática.
Já o Escritório de Gestão Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) é um espaço destinado aos alunos da Gestão, foi criado para intensificar o contato dos alunos das áreas de Administração e Ciências Contábeis. O EGES oferece consultoria especializada na área de empreendedorismo, assessorias e organização de planos de desenvolvimento de mercado ao atuar na geração de soluções para empresas públicas e privadas. É quando os alunos colocam em prática as experiências adquiridas em sala de aula.