Orgulho Unifor: Alunos de ADS ganham bolsas de estudo para atuar no Instituto Atlântico

seg, 18 setembro 2023 11:54

Orgulho Unifor: Alunos de ADS ganham bolsas de estudo para atuar no Instituto Atlântico

Discentes da graduação EAD, Aesley Nobre e Eduardo Borges ficaram entre os cinco melhores do Programa IT Talent, voltado para estudantes da área de tecnologia


Aesley e Eduardo atuam como residentes no Instituto Atlântico em projetos da HP (Fotos: Maria Tereza / Guilherme Daniel Alecrim)
Aesley e Eduardo atuam como residentes no Instituto Atlântico em projetos da HP (Fotos: Maria Tereza / Guilherme Daniel Alecrim)

Em uma das homenagens aos 50 anos da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, o docente Danilo Lopes declarou: “A Unifor é uma fábrica de sonhos”. A fala encontra comprovação na história de muitos estudantes, entre eles Aesley Nobre e Eduardo Borges Cavalcante, alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da instituição.

Durante muitos anos, o sonho profissional de Aesley ficou em stand by. Uma década após ter que pausar a graduação na área de Tecnologia, ele reencontrou na Unifor a oportunidade de retomar a trajetória acadêmica. Hoje aluno do 4º semestre na modalidade EAD de ADS, o jovem é um dos contemplados com uma bolsa de estudos do Instituto de Gestão, Redes Tecnológicas e Energias (IREDE) para atuar no Instituto Atlântico.

Eduardo, que aos 48 anos passa por uma transição de carreira e é estudante do 4º semestre de ADS EAD, também foi contemplado no mesmo projeto. A bolsa em questão é resultado do excelente desempenho dos dois alunos em um programa voltado para estudantes de Tecnologia da Informação, o IT Talent — uma parceria entre IREDE, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Instituto Atlântico e a empresa HP.

IT Talent e Quality Assurance

Após passarem na seleção para o IT Talent, os dois alunos de ADS começaram a formação na área de Quality Assurance (QA) em março de 2023. “Inicialmente, fizemos cinco meses de estudos sobre o conteúdo associados com diversas atividades práticas (exercícios, desafios, provas e hackathons)”, relata Eduardo.

A área de QA é responsável por garantir a qualidade do produto final, realizando testes manuais e automatizados, além de levantar requisitos para o desenvolvimento de softwares.


Os testes de QA são necessários para garantir que os sistemas não cheguem às mãos do usuário com erros ou problemas de mau funcionamento (Foto: Getty Images)

“O levantamento de requisitos é fundamental para entender as necessidades do cliente e garantir que o software atenda às expectativas. Já os testes manuais são importantes para garantir que o sistema esteja funcionando corretamente antes de ser entregue ao cliente”, explica Aesley.

Ao final do IT Talent, cinco alunos dos 30 participantes foram selecionados como destaques e encaminhados para a residência no Instituto Atlântico, com o objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos de forma prática por um período de cinco meses.

Residência

Hoje os dois estudantes atuam como bolsistas do IREDE em projetos da HP no Instituto Atlântico. “Essa oportunidade é muito importante para meu crescimento profissional, pois estou em um grupo internacional que trabalha em um projeto da HP em inglês, onde visam criar automação de alto nível para verificar falhas em um serviço essencial para a empresa”, declara Aesley.

Ele acrescenta ainda que a oportunidade tem sido essencial para ajudá-lo a entender as necessidades do mercado e compreender como um profissional de QA trabalha em grandes projetos, além de aprender sobre os trâmites envolvidos nas tarefas. 

Animado com as possibilidades de crescimento na área, Aesley pretende trabalhar como QA Júnior já no próximo ano. Para Eduardo, a residência foi uma forma de dar o primeiro passo concreto dentro da transição de carreira.


“Estou me aprimorando na área de testes automatizados, que é uma tendência na área de qualidade, e pretendo assumir uma posição, inicialmente, como analista na área de testes”Eduardo Borges, aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Um mundo de possibilidades

Aesley relata que a Unifor tem contribuído muito para o próprio desenvolvimento profissional desde o início do curso. Ele destaca a base de lógica e a linguagem de programação trabalhadas nas disciplinas, além da rede de contatos formada com os colegas de faculdade.

A rede de contatos no ambiente acadêmico também foi essencial para Eduardo. “A Unifor se apresentou como um mundo de possibilidades, com cursos de férias, laboratórios e atividades extracurriculares, além do networking desenvolvido no ambiente acadêmico, por meio do qual uma colega de turma me indicou a formação, o que foi a porta para essa oportunidade”, relata.


“Estou muito feliz por poder compartilhar minha experiência e ajudar a inspirar outros estudantes a seguir seus sonhos na área de tecnologia da informação”Aesley Nobre, aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Quer estudar Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unifor?

A graduação EAD em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unifor tem uma organização didática e tecnológica pautada no conceito de competências, para o qual aplica-se o ensino baseado em problemas, em projetos e em desafios.

Alinhando a teoria à prática, os alunos têm a oportunidade de vivenciar experiências em plataformas de tecnologias diversas. Eles podem desenvolver a capacidade de tomada de decisão com senso crítico, além de estabelecer boa relação interpessoal visando o trabalho colaborativo, monitorando o aprendizado de forma contínua.

+ Faça sua inscrição agora!