Orgulho Unifor: Professoras são premiadas por trabalho apresentado no 19º Colóquio de Moda

seg, 7 outubro 2024 15:14

Orgulho Unifor: Professoras são premiadas por trabalho apresentado no 19º Colóquio de Moda

Docentes dos cursos de Moda e Design de Moda da Universidade de Fortaleza concorreram contra mais de mil trabalhos no maior congresso de moda do Brasil


Valeska Zuim, Renata Santiago e Priscila Medeiros foram premiadas pelo artigo apresentado em São Paulo (Foto: Arquivo pessoal)
Valeska Zuim, Renata Santiago e Priscila Medeiros foram premiadas pelo artigo apresentado em São Paulo (Foto: Arquivo pessoal)

As professoras Priscila Medeiros, Renata Santiago e Valeska Zuim, dos cursos de Moda e Design de Moda da Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz –, foram premiadas pelo artigo que apresentaram na 19ª edição do Colóquio de Moda. Neste ano, o maior evento científico do segmento no Brasil foi realizado na cidade de São Paulo. 

Escrito pelas docentes, o trabalho “Projetar e Dar Sentido: O Percurso Metodológico no Desenvolvimento de Marcas de Moda Autoral” foi escolhido entre mais de mil projetos enviados por pesquisadores de todo o país. A conquista destaca as práticas e experiências metodológicas da disciplina de Laboratório de Prototipagem III, nos cursos de Moda e Design de Moda da Unifor.

O Colóquio é um evento acadêmico que reúne pesquisadores, profissionais e estudantes de moda para discutirem e compartilharem conhecimentos sobre diversas áreas do setor. A ocasião inclui apresentações de artigos científicos, palestras, workshops e mesas-redondas, com diversos profissionais renomados.

Como todas as edições, o congresso é realocado para uma cidade diferente do país. Em 2023, a Universidade de Fortaleza teve a honra de sediar o 18° Colóquio de Moda, que contou com programação por todo o campus.

Relevância do trabalho premiado

No artigo premiado, as professoras explicaram todo o processo de como a disciplina de Laboratório de Prototipagem III foi pensada. Também mostraram como são as atividades realizadas pelos alunos, os desenvolvimentos das próprias marcas autorais e as coleções durante o andamento da cadeira.

“A pesquisa traz justamente essa questão da metodologia que foi pensada e desenvolvida por nós, como professoras, e que hoje é aplicada dentro da disciplina”, ressalta Priscila Medeiros, que é coordenadora dos cursos de Moda e de Design na Unifor.

Segundo a docente Renata Santiago, o que levou o projeto a ser escolhido como vencedor foi a abordagem inovadora da pesquisa e a colaboração entres as três docentes, que com suas próprias singularidades enriqueceram a escrita.


“Acho que o que levou o trabalho a ser escolhido foi justamente a inovação da nossa atuação, dos processos de aprendizagem, que é colaborativa e interativa. O que fazemos muito é a escuta singular de cada aluno para que eles possam criar as próprias histórias. O que acho mais legal é que cada uma das docentes levam a sua bagagem. Nós três somos muito diferentes umas das outras, e creio que isso é muito enriquecedor”Renata Santiago, mestre em Artes Visuais e professora dos cursos de Moda da Unifor

Valeska Zuim afirma que a participação no Colóquio representa uma oportunidade valiosa para a Unifor e, especialmente, para os cursos de Moda. “É uma chance de mostrar a qualidade e inovação das nossas práticas pedagógicas e de pesquisa”, diz a docente.

Ela acredita ainda que isso fortalece a imagem da Universidade como uma instituição comprometida com a excelência acadêmica e com a formação de profissionais capacitados para o mercado da moda. “Participar de eventos desse porte também abre portas para futuras colaborações e parcerias com outras instituições e profissionais da área”, declara.


“A importância da pesquisa está em demonstrar como essa metodologia não só ensina técnicas de design, mas também impacta positivamente a autoestima e o empreendedorismo dos alunos. O trabalho foi escolhido devido à abordagem inovadora, à clareza na descrição das etapas do processo e aos resultados significativos alcançados pelos alunos, evidenciando o impacto prático e emocional da metodologia”Valeska Zuim, docente dos cursos de Moda da Unifor

Experiências que se complementam

Sobre o trabalho em equipe, a professora e coordenadora Priscila Medeiros acredita que é muito bom partilhar de um grupo engajado e participativo. Ela também fala da relação entre as três autoras do artigo.


“É muito bom participar de um grupo engajado, que participa, que abraça as ideias e os projetos. Escrevemos e pensamos de forma coletiva. Semanalmente, temos encontros e discutimos possibilidades de melhorias para a própria disciplina. É minha paixão”Priscila Medeiros, coordenadora dos cursos de Moda, Design de Moda e Design da Unifor

Renata também comenta sobre a produção do artigo, além de sua relação com a escrita e a pesquisa: “Eu sou professora universitária porque eu amo estudar, é o que eu mais amo fazer na vida, pesquisar e compartilhar esses resultados. Então, participar do Colóquio é como se fosse uma costura final das nossas pesquisas que nós vamos realizando”.

Para ela, o professor sempre está ali para ensinar, como diz o próprio lema da Unifor, “ensinando e aprendendo”. “Essa premiação tem uma enorme importância para nós, eu estou bem feliz, orgulhosa e contente. Tudo isso, na verdade, é só o resultado de um processo longo e árduo, mas que sem dúvida nenhuma, receber essa premiação dá um colorido a mais para essa trajetória. É muito gratificante, e eu fiquei muito feliz e emocionada”, salienta.

Já Valeska Zuim acredita que o reconhecimento é de grande importância, pois destaca o trabalho árduo e a dedicação envolvidos na pesquisa e na prática pedagógica. “Ser premiada entre diversos trabalhos do Brasil é uma honra que valida a qualidade e a relevância do nosso artigo. Receber essa premiação foi um momento emocionante e gratificante”, diz.

Fomento da vida acadêmica 

Visando estimular a participação dos alunos, os cursos de Moda e Design de Moda da Unifor oferecem grupos de estudos que, por meio de encontros quinzenais, discutem temas diversos para artigos acadêmicos. Essas iniciativas estimulam os alunos no interesse pela escrita e pesquisa científica.

A coordenadora Priscila explica que a instituição e as graduações têm a preocupação de preparar os alunos para a vertente acadêmica. “No Colóquio, eu também apresentei outros trabalhos em iniciação científica que foram escritos em parceria com alunas do curso”, destacou.

Os cursos estimulam os estudantes a produzir trabalhos acadêmicos e a desenvolver criatividade em relação a produtos de moda. A coordenadora comenta que existe uma preocupação de enaltecer a importância desses tipos de iniciativa na Universidade de Fortaleza.