null Palestra explora área da odontologia que auxilia a resolução de diferentes crimes

Palestra explora área da odontologia que auxilia a resolução de diferentes crimes

O evento é destinado a estudantes de Odontologia, Direito e Medicina e conta com a participação de profissional especializado no segmento


A Odontologia auxilia na resolução de crimes por meio da análise de evidências bucais, avaliação de lesões e reconhecimento de marcas de mordida (Foto: Getty Images)
A Odontologia auxilia na resolução de crimes por meio da análise de evidências bucais, avaliação de lesões e reconhecimento de marcas de mordida (Foto: Getty Images)

No dia 13 de maio, o Núcleo de Estudo em Odontologia Legal (NEOLEGAL) do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino mantida pela Fundação Edson Queiroz, promove a palestra “A contribuição da odontologia legal na elucidação de um crime”, de 17h às 19h, no Auditório da Biblioteca Central. A ocasião, aberta ao público e destinada a estudantes dos cursos de Odontologia, Direito e Medicina, conta com a participação do docente Victor Hugo Alencar, médico perito legista da Perícia Forense do Ceará (PEFOCE).

A odontologia legal é uma área que utiliza conhecimentos e técnicas específicas para auxiliar na resolução de questões legais e judiciais relacionadas à área odontológica. Isso inclui a identificação de indivíduos por meio de análises odontológicas, avaliação de lesões bucais em casos de agressões ou acidentes, e contribuições em investigações criminais e perícias forenses. 

Davi Bizerril, professor de Odontologia e fundador do NEOLEGAL, destaca a relevância do evento para profissionais que buscam desenvolver abordagem multidisciplinar e desejam se manter atualizados com as demandas do mercado de trabalho.


“Essa palestra vem articular a área da saúde com a área do direito. Será um momento de troca de saberes entre os cursos de odontologia, medicina e direito. A odontologia legal vem mostrar a importância do cirurgião-dentista na área forense”Davi Bizerril, docente de Odontologia e fundador do NEOLEGAL

Para Beatriz Peixoto, estudante de Odontologia e presidente do NEOLEGAL, o evento multidisciplinar é uma oportunidade para profissionais de diferentes áreas compartilharem conhecimentos e compreenderem a ampla relevância da odontologia legal em diversos contextos profissionais.


“A palestra foi uma maneira pela qual conseguimos unir acadêmicos das áreas do direito, medicina e odontologia. Nosso objetivo é compartilhar informações e destacar a importância da odontologia legal em perícias, aspecto muitas vezes esquecido em comparação com o direito e a medicina. No entanto, é crucial lembrar que a odontologia também desempenha papel significativo em diversas facetas na resolução de crimes”Beatriz Peixoto, estudante de Odontologia e presidente do NEOLEGAL

Inscrições  

Estudantes de todas as instituições podem  participar do evento. Para se inscrever, basta preencher o formulário. A participação garante certificado e é solicitada a doação de 2kg de alimentos não perecíveis. As doações serão destinadas às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Sobre o palestrante

Victor Hugo Medeiros é graduado em Medicina Translacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Farmacologia pela mesma instituição, possui vasta experiência como docente do curso de Medicina da Unifor e Unichristus. Além disso, atua como Médico Legista da Perícia Forense do Ceará (PEFOCE) e é pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Novas Drogas (NPDM) e da Unidade de Farmacologia Clínica da UFC. 

Serviço 

Palestra “A contribuição da odontologia legal na elucidação de um crime”
Data: 13 de maio de 2024
Horário: 17h às 19h 
Local: Auditório da Biblioteca Central 
Inscreva-se clicando aqui

Mais informações: @neolegalunifor (Instagram) ou 3477-3200