Palestra ressalta atuação do fonoaudiólogo no tratamento do câncer de cabeça e pescoço

Palestra ressalta atuação do fonoaudiólogo no tratamento do câncer de cabeça e pescoço

Encontro abordará a campanha "Julho Verde" e será ministrado por Cláudia Belém e Adna Nogueira, egressas e referências na área


Cláudia Belém e Adna Nogueira são fonoaudiólogas especialistas em câncer de cabeça e pescoço (Fotos: Arquivo Pessoal)
Cláudia Belém e Adna Nogueira são fonoaudiólogas especialistas em câncer de cabeça e pescoço (Fotos: Arquivo Pessoal)

No dia 27 de agosto, o curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizará mais um De Olho na Fono, que nesta edição fará alusão à campanha "Julho Verde". O evento, gratuito e aberto ao público, acontece às 13h30, na sala B45. 

A campanha que leva o tema da palestra conscientiza sobre o câncer de cabeça e pescoço e é realizada durante o mês de julho, com o objetivo de alertar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce dessa doença. 

O evento visa promover a conexão entre os alunos e profissionais já inseridos no mercado de trabalho, proporcionando visão prática da carreira e estimulando o networking. 

Esta edição do De Olho na Fono será ministrada por duas egressas do curso de Fonoaudiologia da Unifor: Cláudia Belém e Adna Nogueira, referências no atendimento fonoaudiológico no câncer de cabeça e pescoço.

Sobre as palestrantes

Cláudia Belém possui graduação é formada em Fonoaudiologia e mestre em Saúde Coletiva pela Unifor. A profissional é fonoaudióloga do Núcleo de Oncologia e Hematologia do Ceará (NOHC), especializada em oncologia com ênfase em cabeça e pescoço, e diretora da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG)

Adna Nogueira é formada em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza e é pós-graduanda em Fonoaudiologia Hospitalar. A profissional é fonoaudióloga do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), com atuação nas unidades de internação e no Ambulatório de Cabeça e Pescoço e coordenadora do Grupo de Acolhimento aos Pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço.

Faça Fonoaudiologia na Melhor!

O curso de Fonoaudiologia da Unifor possui Nota 4 (em uma escala de 0 a 5) na avaliação do Ministério da Educação. Os alunos da graduação têm acesso a laboratórios equipados com tecnologias de ponta, além de um espaço para estágio e maior prática no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI)

Para quem deseja ingressar na Unifor em 2025.2, o processo seletivo vai até o dia 4 de setembro. Os interessados podem escolher entre as seguintes modalidades: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nota de vestibular anterior da Unifor, transferência, segunda graduação, reabertura de curso ou vestibular agendado. 

Serviço

De Olho na Fono – Julho Verde
Data: 27 de agosto de 2025
Horário: 13h30
Local: sala B45