Curso de Biomedicina da Unifor promove evento para aproximar alunos do mercado de trabalho
O “Biomedicina em Foco” acontece toda primeira segunda-feira do mês e busca ampliar a visão dos estudantes sobre a área

O curso de Biomedicina da Universidade de Fortaleza, vinculada a Fundação Edson Queiroz, realiza no dia 1º de setembro o Biomedicina em Foco, evento mensal voltado para aproximar os estudantes das diversas áreas de atuação do biomédico e apresentar, de forma prática, o mercado de trabalho. A proposta é trazer profissionais atuantes da área para compartilhar experiências, carreiras e novas perspectivas da profissão. O momento acontecerá às 13h30, no auditório do bloco H, sala H85, e é aberto ao público.
Segundo Daniela Monteiro, docente e coordenadora do curso de Biomedicina da Unifor, o principal objetivo da iniciativa é ampliar a visão dos alunos sobre a biomedicina, apresentando habilitações e áreas que, muitas vezes, eles ainda não conhecem. O evento, que teve início em agosto, busca proporcionar atualização, ampliar horizontes e estimular o interesse pela pesquisa e pela prática profissional.
“Queremos também mostrar aos futuros biomédicos as 36 habilitações reconhecidas e mais de 70 áreas de atuação possíveis. A biomedicina é uma profissão ampla, mas, para o exercício de cada atividade, é necessário o devido reconhecimento da habilitação específica. Muitos alunos ainda não têm clareza sobre essas possibilidades, e o evento é justamente uma oportunidade de conhecer melhor esse universo”, comenta.
A professora explica que o momento é um espaço de interação, no qual os docentes podem reforçar a conexão entre teoria e prática, e os alunos têm a oportunidade de dialogar diretamente com profissionais atuantes. Para ela, será uma troca enriquecedora para todos e também uma forma de atualização constante, que fortalece a formação acadêmica e enriquece o ambiente universitário.
Biomedicina em Foco
A cada edição, é trabalhado uma temática diferente, com convidados especialistas que trazem sua vivência profissional para a sala de aula. Em setembro, o momento contará com palestra da Dra. Regina Diego, que abordará o tema “Biomedicina e Imagenologia: Caminhos e oportunidades no mercado de trabalho”, apresentando aos alunos possibilidades concretas de atuação na área de diagnóstico por imagem.
O evento, com entrada gratuita e aberto ao público, busca reunir todos os interessados nos temas abordados. O Biomedicina em Foco acontece sempre na primeira segunda-feira do mês, com as próximas edições programadas para 6 de outubro, 3 de novembro e 1º de dezembro.
De acordo com Daniela, o impacto desse momento é significativo para os estudantes, pois eles conseguem visualizar, de forma prática, os caminhos possíveis dentro da profissão. A partir dessas oportunidades, ela explica que muitos acabam descobrindo áreas pelas quais se identificam e podem direcionar suas escolhas futuras com mais segurança.
Além disso, o aluno tem a oportunidade de estar frente a frente com profissionais atuantes na área, podendo esclarecer dúvidas, trocar experiências e compreender melhor a realidade do mercado de trabalho.
“Esperamos sempre uma participação ativa dos alunos e a presença de profissionais que trazem contribuições relevantes. Nossa expectativa é que o Biomedicina em foco cresça a cada edição e que possamos trazer, cada vez mais temas atuais e interessantes, capazes de surpreender e engajar tanto nossos alunos quanto a comunidade externa que tenha interesse em participar” - Daniela Monteiro, coordenadora do curso de Biomedicina da Unifor (Foto: Arquivo pessoal).
Biomedicina é na Unifor!
Na Unifor, o aluno pode experienciar diversas especialidades da Biomedicina e adquirir a habilitação em Análises Clínicas, o que solidifica uma formação ampla e preparada para um mercado de trabalho promissor. A matriz curricular é projetada para proporcionar experiências em diversas especialidades, garantindo formação robusta, alinhada às exigências do mercado.
Com a duração de quatro anos, o curso oferece pesquisa e participação no diagnóstico de doenças que afetam os seres humanos, além de poder identificar suas causas e apoiar o desenvolvimento de tratamentos para curá-las por meio de uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitando o aluno para atuar em todos os níveis do sistema de saúde.
Além disso, o curso conta com um corpo de professores altamente qualificado - 100% são mestres e doutores com larga experiência profissional. Ademais, os alunos têm à disposição diversos laboratórios de excelência que auxiliam sua formação. São estruturas dotadas de tecnologia de alto padrão e modernos equipamentos para aulas práticas.