Professoras da Unifor lançam livro sobre Direito e Inteligência Artificial

A publicação reúne o pensamento de 12 mulheres sobre um dos assuntos mais discutidos no momento: IA

As autoras do livro se destacam na vanguarda do pensamento jurídico e tecnológico (Foto: Divulgação)

Com apoio científico da Fundação Edson Queiroz, três professoras da Universidade de Fortaleza (Unifor) lançam na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, o livro “Direito e Novas Tecnologias: Um Olhar Sobre a Inteligência Artificial”, organizado por Beatriz Rosa e Kassia Zinato. O lançamento acontecerá a partir das 17h, no Núcleo Diálogos do Espaço Cultural Unifor.

A obra, que reúne artigos de 12 mulheres, é resultado do projeto "Direito, novas tecnologias e a inteligência artificial", patrocinado pela Fundação Edson Queiroz e coordenado pela professora Beatriz de Castro Rosa. O prefácio é de autoria da ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, do Superior Tribunal Militar (STM), e a apresentação do professor Milton Souza, Vice-Reitor de Pesquisa da Unifor. Para maior alcance científico, a obra também será lançada em formato de e-book, disponível para download de forma gratuita pelo site da editora. No último dia 18, o livro foi lançado na Biblioteca Ministro Victor Nunes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

Segundo a professora Beatriz Rosa, do curso de Direito da Unifor e autora de um dos artigos, “o livro  é fruto da colaboração de brilhantes autoras que se destacam na vanguarda do pensamento jurídico e tecnológico, além de ser uma contribuição inovadora e essencial ao debate contemporâneo sobre a interseção entre direito e a tecnologias”. Além de Beatriz Rosa, outras duas professoras da Unifor têm artigos no livro: Isabela Fares e Lara Feitosa, dos Centros de Ciências Jurídicas e de Comunicação e Gestão, respectivamente.

Livro foi lançado no do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, no dia 18 de setembro (Foto: Divulgação)

Beatriz Rosa ressalta que a publicação representa um esforço significativo para avançar no conhecimento científico e promoção da pesquisa no Brasil. “A obra proporciona análise crítica e abrangente sobre a inteligência artificial, uma força transformadora que está redefinindo as interações humanas com o mundo moderno. Desde as máquinas que auxiliam na tomada de decisões até os algoritmos que moldam nossas experiências digitais, a IA se estabelece como uma força de grande impacto em diversas esferas”, esclarece.

No prefácio, a ministra Elizabeth Rocha, do STM, pontua que os avanços cibernéticos estão a deflagrar uma incessante reengenharia jurídica, daí a importância do lançamento do livro. Segundo ela, “Direito e Tecnologia: um olhar feminino sobre a inteligência artificial é mais do que um livro, é uma fonte intelectual indispensável para os estudiosos e interessados pela automação e tecnologias avançadas e o necessário regramento legal. A erudição das autoras, aliada à clareza e profundidade de suas perquirições, faz do escrito uma leitura obrigatória para a cognição desta nova racionalidade”.

Perfil das organizadoras

Beatriz Rosa - Doutora e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Professora e pesquisadora do curso de Direito da Unifor, coordenadora do projeto de pesquisa “Direito, novas tecnologias e inteligência artificial como ferramenta de gestão jurídica” da Unifor e Diretora Pedagógica da Escola Superior da Magistratura do Ceará (ESMEC).

Kassia Zinato - Mestre em Direito pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), reconhecimento USP. MBA em Governança Corporativa e Compliance pela FGV. Membro do IAPP e membro especial da Comissão de Proteção de Dados Pessoais e Inteligência Artificial da OAB/SP. Coordenadora e Instrutora de Cursos em LGPD no Setor Público e Direito Digital e servidora pública federal.

Lançamento do livro “Direito e Novas Tecnologias: Um Olhar Sobre a Inteligência Artificial”
Data: 27 de setembro (sexta-feira)
Local: Espaço Cultural Unifor – Núcleo Diálogos