null Saúde bucal em pacientes com autismo é tema de livro lançado na Unifor

Saúde bucal em pacientes com autismo é tema de livro lançado na Unifor

O curso de Odontologia lança obra para apoiar pais e alunos da graduação nos desafios de lidar com a saúde bucal em pacientes com transtorno do espectro do autismo


A obra tem organização das professoras Morgana Pontes Brasil Gradvohl e Grace Sampaio (Foto: Divulgação)
A obra tem organização das professoras Morgana Pontes Brasil Gradvohl e Grace Sampaio (Foto: Divulgação)

O curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, lança a obra “Transtorno do Espectro do Autismo na Odontologia: Apoio para mães e alunos de graduação”. Com organização das professoras Morgana Gradvohl e Grace Sampaio, o livro visa apoiar pais e alunos da graduação sobre os desafios de lidar com a saúde bucal em pacientes com transtorno do espectro do autismo. O livro será lançado na Unifor, no dia 3 de junho, às 18h, no Bloco H, sala 85. 

“O projeto do livro envolveu professoras das Clínicas Infantis da Unifor e alunos de Odontologia. Foi um trabalho em parceria, ou seja, é um livro que contempla o Programa de Atendimento Multidisciplinar ao Paciente Especial (PAMPE) e a disciplina de Clínica Infantil, que o projeto está associado”, explica Grace Sampaio. Ela atende crianças  portadoras de alterações neurológicas e que podem sofrer com Síndrome de Down, autismo ou paralisia cerebral, na Unifor, desde o início dos anos 1990. 

Teoria e prática

Tema que merece atenção, a saúde bucal entre crianças com transtorno do espectro do autismo, reforça Morgana, ainda é pouco discutido na academia e nas famílias. Nesse sentido, a obra apropria-se de conceitos apreendidos em sala de aula e experiências vividas nas clínicas da Unifor a fim de sanar as dúvidas dos pais e alunos sobre o tema. “Esperamos dar ferramentas para lidar com situações reais no atendimento a criança com autismo”, destaca a professora. 

“Nós, enquanto profissionais, precisamos falar sobre isso para que o assunto não seja estranho e nem as pessoas, porque, na verdade, não são. São apenas diferentes”, conclui. 

Serviço

Lançamento do livro “Transtorno do Espectro do Autismo na Odontologia: Apoio para mães e alunos de graduação”

Data: 3 de junho de 2022, sexta-feira
Horário: 18h
Local: Bloco H, sala 85 
Mais informações: 3477.3200

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.