seg, 25 agosto 2025 12:11
Unifor abre inscrições para seleção de alunos no programa de liderança do Governo dos EUA
Projeto recebe candidaturas até 3 de setembro e é voltado para alunos matriculados entre o 1º e o 3º ano da graduação

O Consulado dos Estados Unidos em Recife oferta a alunos da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, duas vagas para participação no processo de seleção do Projeto Jovens Líderes 2026 - Winter Study of the United States Institute (SUSI) for Student Leaders, promovido pelo Governo dos EUA. O Consulado financiará passagem, hospedagem e aulas de empreendedorismo no estado de Massachusetts, de 10 de janeiro a 14 de fevereiro de 2026.
Cronograma de inscrições
Os interessados devem realizar a inscrição de 25 de agosto a 3 de setembro de 2025. A Unifor entrevista e analisa os perfis de 8 a 11 de setembro e, depois, indica até três nomes para competirem com os candidatos dos demais postos diplomáticos dos EUA no Brasil. Ao final, cinco brasileiros serão selecionados para participarem do programa em 2026.
Requisitos para selecão
Podem se inscrever estudantes que:
- Estejam matriculados entre o 1º e o 3º ano da graduação (com ao menos um semestre a cursar após o retorno);
- Tenham entre 18 e 25 anos;
- Possuam proficiência em inglês (oral, escrita e leitura);
- Apresentem alto desempenho acadêmico e experiências de liderança em atividades universitárias ou comunitárias;
- Demonstrem interesse em empreendedorismo e desenvolvimento econômico;
- Comprometam-se a retornar à universidade de origem após o programa;
- Não tenham tido experiências significativas de estudo ou viagem aos EUA;
- Além disso, são valorizados perfis com maturidade, responsabilidade, independência, tolerância e respeito intercultural.
Documentação exigida
Para formalizar a candidatura, o estudante deverá apresentar:
- Formulário de nomeação;
- Histórico acadêmico atualizado;
- Certificados de proficiência em inglês (se houver);
- Carta de recomendação de professor ou supervisor.
Custos e benefícios
O programa cobre todas as despesas dos participantes, incluindo passagens aéreas, visto, seguro-saúde, hospedagem, alimentação, além de atividades acadêmicas e culturais. Trata-se de uma imersão integral, sem possibilidade de conciliar outras atividades acadêmicas ou profissionais durante o período.
Se você cumpre requisitos listados, procure urgentemente a coordenação do seu curso e leve toda a documentação descrita anteriormente ao Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), localizado no primeiro andar do prédio da Reitoria. A Unifor informa ainda que documentação também poderá ser enviada pelos centros de ciências ao seguinte e-mail: international@unifor.br.
Mais informações podem ser obtidas no escritório do Education USA, instalado NEI, com a profª Lina Sena.
Serviço
Projeto Jovens Líderes 2026
Prazo para inscrição: 3 de setembro de 2025
Entrevistas: 8 a 11 de setembro de 2025
Realização do programa: 10 de janeiro a 14 de fevereiro de 2026