null Unifor lança curso de Design focado nas demandas do mercado de trabalho

Sex, 7 Outubro 2022 14:42

Unifor lança curso de Design focado nas demandas do mercado de trabalho

A graduação é estruturada nas três áreas que mais se destacam no mercado: design gráfico, design de serviços e design de interação

Curso tem duração de três anos e meio e prepara futuros profissionais para atuar em múltiplas áreas do design (Foto: Divulgação)

Sempre atenta às necessidades do mercado de trabalho visando formar profissionais mais preparados e qualificados, a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, lança o curso Bacharelado em Design. A formação, que faz parte do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), tem como principais diferenciais professores atuantes no mercado, bem como laboratórios e experiências conectadas as múltiplas áreas dessa atuação profissional.

Conforme o professor e coordenador do curso de Design, Tarcísio Bezerra, após os três anos e meio de formação, os egressos estarão aptos a trabalhar em escritórios de design, departamentos de marketing de empresas, em agências e veículos de comunicação, assim como na atuação liberal como freelancer e na carreira acadêmica em Design.

Nesse sentido, o curso vai oferecer não só conhecimento generalista na área de design, mas focado nas três áreas de maior interesse do mercado. A ênfase de design gráfico prepara o aluno para desenvolver projetos como identidade visual, livros, revistas, catálogos, posts, embalagem, sinalização, etc. Já a ênfase em design de serviços apresenta as melhores práticas em Experiência do Usuário (UX Design) atrelado à análise sistêmica da jornada do usuário e da pesquisa em design. Por fim, a ênfase em design de interfaces digitais, por sua vez, explora o desenvolvimento, a avaliação e a otimização de interfaces para sites, aplicativos em diferentes sistemas digitais.

“Com esse curso formaremos profissionais que sejam protagonistas e empreendedores na identificação de oportunidades para inovação, com sensibilidade às necessidades dos indivíduos, dos grupos sociais e da comunidade em seu dia a dia de trabalho, sempre comprometidos com a busca, a construção e o compartilhamento do conhecimento relacionado à sua atuação profissional”, reforça Bezerra.

+ Unifor está com inscrições abertas para processo seletivo 2023.1

Fortaleza Cidade do Design

Além de atender uma demanda do mercado, a nova graduação vai ao encontro do interesse de Fortaleza se posicionar como uma cidade do design no Brasil. “A criação do curso faz parte de um movimento muito maior, para além da universidade, que é conquistar o reconhecimento e tornar Fortaleza Cidade do Design, membro das cidades criativas da Unesco. Essa foi uma das questões ponderadas no momento de fazer a provocação de um novo curso para a Unifor”, acrescenta Bezerra.

Inscreva-se

Os interessados já podem se escolher o curso de Bacharelado em Design neste processo seletivo da Unifor que está com inscrições abertas para a prova presencial até o próximo dia 19 de outubro de 2022. Confira aqui o edital do processo seletivo 2023.1.

+ Saiba mais sobre a melhor formação em Design de Fortaleza

• Adobe Creative Cloud para cada aluno

Cada aluno do curso de Design da Unifor recebe acesso pessoal através de uma conta de e-mail institucional ao Adobe Creative Cloud, para acessar nos laboratórios e em casa, sempre que precisar, os principais softwares do mercado: Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe InDesign, Adobe XD, Adobe Premiere, Adobe After Effects e muitos outros.

• Uma formação prática e acesso aos melhores laboratórios e máquinas

Os laboratórios de informática do curso de design contam com novos computadores para uma formação prática, voltada para o desenvolvimento de projetos em softwares de mercado. O curso conta ainda com o Laboratório de Impressão, com diferentes máquinas para experimentação gráfica como impressoras de risografia, serigrafia, tampografia, além de contar com o apoio da Gráfica Unifor para impressões digitais em plotter e laser. Para as disciplinas de fotografia, também são disponíveis estúdios e laboratórios de fotografia, que contam com técnicos e materiais para apoio das atividades letivas.

• Flexibilidade na formação: as trilhas formativas do curso de Design

A matriz do curso conta com 16 créditos, o equivalente a quatro disciplinas optativas para quem quer cursar uma das trilhas formativas do curso. As trilhas são: humanidades, marketing, produção audiovisual, publicidade e moda. O discente que concluir a trilha recebe uma certificação própria, que destaca a escolha formativa em relação à área escolhida.

• Design com responsabilidade: Liga do Design Social

As disciplinas de Design Research, Design de Serviços, Economia Criativa e Design Social fazem parte do projeto Liga do Design Social com ações extensionistas voltadas para a responsabilidade socioambiental por meio de projetos em design. O egresso demonstra sensibilidade às necessidades dos indivíduos, dos grupos sociais e da comunidade em seu fazer profissional, estando comprometido com a busca, a construção e o compartilhamento do conhecimento relacionado à sua atuação profissional.

• Estágio supervisionado: de designer para designer

No último ano de formação, o aluno cursa a disciplina Estágio Supervisionado, que visa a inserção do discente no mercado de trabalho. A disciplina conta a formação em competências socioemocionais necessárias para o mundo do trabalho hoje, bem como especializa a atuação a partir da preparação do portfólio de trabalho e na para os desafios do mundo como freelancer.

Processo Seletivo 2023.1

Inscrições: até dia 19 de outubro de 2022
Data da prova: 23 de outubro de 2022

Setor de Captação de Novos Alunos

E-mail: queroserunifor@unifor.br

Setor Sucesso do Aluno

Atendimento presencial de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h, e sábado, de 8h às 12h.