null Unifor Moda Integra: 11ª edição aborda autismo e inclusão social

Unifor Moda Integra: 11ª edição aborda autismo e inclusão social

Com o tema “Reinvento”, iniciativa acontece na última semana de agosto e busca refletir o papel social da Moda

Programação contemplará palestras, oficinas e um grande desfile com figurinos dos alunos do curso de Moda da Unifor (Foto: Ares Soares/Unifor)

Durante os dias 27, 28 e 29 de agosto acontece a 11ª edição do Unifor Moda Integra (UMI), evento realizado pelo curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza. Com o tema “Reinvento”, a iniciativa vai mostrar como a dinâmica do mundo da Moda está em constante transformação ao trazer tendências do passado para a atualidade em novas roupagens.

O UMI reúne as melhores produções de alunos do 1° ao 4° semestre para desfile e oferece vasta programação com palestras, mesas-redondas, oficinas e exposições. Para o desfile, são divididos temas respectivos às produções de cada semestre, realizadas nas disciplinas de Programa Integrador. Os temas desta edição serão, por ordem de semestre: Egito Antigo, Modernismo por Nise da Silveira, Era Disco e Funcional e Essência.

Nesta edição o debate está voltado para o autismo e a inclusão social, a temática, além de ser discutida na palestra “Moda e Inclusão: Caminhos Possíveis”, que acontece no dia 27 de agosto,  é inspiração para as produções dos alunos de Programa Integrador IV, que desfilarão suas peças com o tema “Funcional e Essência”.

Já para as oficinas, sobre os temas upcycling com jeans, customização de camisetas, macramê e bordado, a participação é mediante inscrição prévia neste link.

“Nós mergulhamos dentro do universo autista e reinventamos a roupa como conhecemos para uma pessoa que tem autismo, pensando no que seria uma roupa ideal para ela. Pensamos com a gente pode trabalhar isso e ao mesmo tempo trazer algo que seja interessante para o público que está sendo direcionado, porque não é só fazer uma roupa para um autista, é fazer uma roupa que supra as suas necessidades e que ele se identifique”, explica a professora Ana Cláudia Farias, coordenadora do curso de Moda da Unifor.

O desfile

Na passarela do UMI vão desfilar mais de 80 produções que serão apresentadas para uma banca de jurados composta por profissionais do mercado da moda. Eles irão escolher os três primeiros lugares de cada Programa Integrador que serão premiados com uma menção honrosa.

Ana Cláudia Farias ressalta a importância dessa exibição para divulgar as produções feitas em sala de aula para a sociedade em geral e para o mercado, além de compor o portfólio dos alunos.

Os looks apresentados na passarela do UMI e nas exposições são resultado de trabalhos feitos no semestre anterior a realização do evento. O curso de Design de Moda da Unifor dispõe de laboratórios únicos no mercado que possibilitam um espaço de criação e é avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).

27/08/19 (terça-feira)
  • 8h: Cerimônia de abertura
    Local: Auditório do bloco H
  • 8h15: Palestra – “Moda e Inclusão: caminhos possíveis”