null Unifor realiza evento para estudantes que querem conhecer a área de tecnologia

Unifor realiza evento para estudantes que querem conhecer a área de tecnologia

11º edição do Dia T ocorrerá no próximo sábado (4). Evento possui atividades interativas e participação é gratuita.


O projeto apresenta todas as possibilidades dos cursos do Centro de Ciências Tecnológicas (imagem feita antes da pandemia) - Foto: Ares Soares
O projeto apresenta todas as possibilidades dos cursos do Centro de Ciências Tecnológicas (imagem feita antes da pandemia) - Foto: Ares Soares

Com foco em apresentar as possibilidades do mercado de tecnologia para estudantes do ensino médio, a Universidade de Fortaleza (Unifor) realiza no próximo sábado (4), a 11º edição do Dia T. Por meio de projetos desenvolvidos pelos alunos da instituição, os visitantes poderão conferir detalhes sobre as áreas de atuação dos cursos. O evento ocorre no hall do bloco D da Unifor, das 8h às 12 horas. A participação é gratuita. Os interessados devem se inscrever no portal do Dia T.

De acordo com Jackson Sávio, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Unifor, o evento é uma oportunidade de estudantes conhecerem na prática as atividades de pesquisa e projetos criados pelos universitários. Um dos destaques do evento são os percursos CCT, em que é possível conhecer os laboratórios, salas de aula e ações específicas de cada curso. Cada percurso conta com dois horários de saída. 

Outra ação será o Open Innovation, no qual 10 equipes serão formadas para a resolução de um problema por meio de inovações tecnológicas. Além dos alunos dos cursos de graduação e mestrado do CCT, a participação também está aberta para os estudantes de ensino médio. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do portal oficial. Ao final, as 10 equipes serão avaliadas e uma vencedora será escolhida. 

“Nós temos vários circuitos, dependendo da área de interesse dos alunos, onde eles terão experiências nos vários laboratórios ligados a áreas específicas que desejam. Eles serão acompanhados por alunos de semestres mais avançados e professores”, detalha Jackson.

No hall do bloco D, também estarão expostos projetos de estudantes do CCT para interação junto aos participantes. “Nós vamos ter alunos nossos de engenharia apresentando projetos inovadores que visam resolver problemas do cotidiano”, explica o diretor. 

Segundo Lia Melo, ex-aluna do curso de engenharia de controle e automação e que participou do Dia T em 2018, o evento é um espaço para a apresentação do que foi produzido ao longo do curso e compartilhar informações com outros interessados. “Meu projeto era automação veicular. Por um aplicativo, conseguia acionar algumas funcionalidades do veículo, como ligar o carro, destravar/travar portas, subir/baixar vidros, destravar o porta malas, ligar faróis. Foi feito com a instalação de uma placa com relés no carro e comunicação por wi-fi com o celular.”
 

Programação

  • 8h10 às 8h20: Abertura do “Dia T” - Fala da direção do CCT dando as boas vindas no hall do bloco D;
  • 8h20 às 8h40: Apresentação da curricularização da extensão: O papel da extensão na formação de um profissional cidadão - Professora Nathalie Guerra;
  • 8h40 às 9h10: Disciplinas CCEX: Alunos em ação para transformação social;
  • 8h30 às 11h: Circuito CCT;
  • 8h30 às 12h: Exposição de projetos das disciplinas;
  • 9h10 às 10h10: 1º Prêmio TCC – Apresentação dos TCCs selecionados no edital;
  • 10h15 às 11h15: Apresentação das 10 equipes do Open Innovation;
  • 11h30 às 12h: Premiação do Open Innovation e do 1º Prêmio TCC.

Cursos: Engenharia Civil e Engenharia Urbana e Ambiental.

Horários: de 9h às 9h30; de 10h às 10h30.

Capacidade: 20 alunos por circuito

Apresentação 1 - Apresentação do Laboratório de Inovação e Prototipagem (LIP) e de como podem ser desenvolvidos protótipos de vertedouro.

Experimento 1 - Análise da qualidade da água coletada.

Experimento 2 - Medição de vazão a partir dos protótipos desenvolvidos por alunos.

Apresentação 2 - Apresentação do laboratório de solos.

Apresentação 3 - Apresentação do laboratório de materiais.

Apresentação 4 - Apresentação do laboratório de conforto ambiental.

Descrição: o Percurso das Águas irá caminhar pelos laboratórios dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Urbana e Ambiental, proporcionando ao convidado a experiência de conhecer esta área de atuação comum aos dois cursos e como ela impacta todas as demais.


 

Cursos: Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

Horários: de 9h às 9h30; de 10h às 10h30.

Descrição geral: stand com projetos de alunos (no hall do Bloco D) e explanação de projetos executados por alunos do curso e utilização do ambiente de práticas para elucidar o papel dos profissionais de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

Ações comuns aos dois cursos

Laboratório I20 - Engenharia do Produto e Desenho Industrial: serão apresentadas concepções e modelagens de produtos que estão sendo desenvolvidos pelas equipes do atual semestre. A plataforma computacional do SolidWorks será utilizada para essa apresentação.

Laboratório L13 - Laboratório de Usinagem e Fabricação: a partir da concepção e modelagem dos produtos em plataforma computacional, algumas peças serão desenvolvidas no Laboratório de Usinagem. Será apresentada também a estrutura física deste laboratório e serão analisados os tempos, custos de produção e a qualidade metrológica, durante a produção de uma peça metálica.

Ações específicas de cada curso, após as ações comuns

Para interesse específico em Engenharia de Produção

Laboratório I22 - Laboratório de Otimização de Processos: serão apresentados processos industriais e logísticos em uma plataforma computacional, chamada Promodel. Nesta, será simulada e otimizada uma linha de produção fabril.

Para interesse específico em Engenharia Mecânica

Laboratórios de Fluído-térmica: Motores de Combustão Interna L07: serão apresentados diversos tipos de motores e um dinamômetro de bancada. Neste laboratório, os interessados acompanharão testes de desempenho em motores de combustão interna (análise de consumo de combustível, curvas de potência e torque).

Refrigeração e Condicionamento do Ar L08: serão apresentados equipamentos utilizados em refrigeração e uma câmara frigorífica. Neste laboratório, através desta câmara, é possível simular condições ambientais como temperatura, umidade e pressão atmosférica.

Curso: Arquitetura e Urbanismo.

Horários: de 8h30 às 9h; de 10h30 às 11h.

Apresentação - Stand com projetos de alunos no Laboratório de Inovação e Prototipagem (LIP).

Prática 1 - Demonstração do uso de aplicativos relacionados ao registro de imagens em realidade aumentada dos detalhes arquitetônicos.

Prática 2 - Uso de mobiliário impresso em 2D para os futuros alunos experimentarem um dos processos de expertise do curso de Arquitetura que é o planejamento do interior de espaços.

Descrição: no percurso planejado, os futuros alunos de Arquitetura e Urbanismo terão a oportunidade de experienciar os eixos estruturantes do curso a partir de atividades pensadas no LIP.
 

Cursos: Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Horários: de 9h às 9h30; de 10h às 10h30.

1) Laboratório I16 - Laboratório de Sistemas Computacionais: será apresentado o layout do laboratório, um espaço ciberfísico que foi desenvolvido para aplicação e desenvolvimento de jogos e atividades experimentais de forma colaborativa.

2) Laboratório I6 - Laboratório de Circuitos Elétricos e Eletrônica: serão apresentado os principais equipamentos do laboratório e o funcionamento de um circuito eletrônico, fazendo uma correlação com aplicações para eletrônica de potência, projetos de automação e energias renováveis.

3) Laboratório I8 - Laboratório de Instalações Elétricas, Comandos Elétricos e Energias Renováveis: serão apresentados os componentes de um sistema de geração de energia renovável. Em seguida, algumas aplicações dos conceitos de instalações elétricas (Three Way, Luminotécnica, etc). Por fim, o circuito de acionamento de um motor.

4) Laboratório I2 - Laboratório de CLP: utilizando a estrutura do laboratório, será montada uma linha de manufatura industrial, onde cada bancada simulará as partes física e virtual de um processo, utilizando controladores lógicos programáveis (CLP), controlado por uma tela de supervisório.