Unifor sedia 8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental

Realizado pela primeira vez no Nordeste, o evento tem como anfitrião o curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza

A programação inclui mesas de debate, palestras, oficinas e momentos de networking (Imagem: Divulgação)

A Universidade de Fortaleza - instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz - sedia, de 19 a 21 de setembro, o 8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, que pela primeira vez será realizado no Nordeste. Promovido pela Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA), em parceria com Instituto Eco Nordeste e Instituto Envolverde, o evento, que tem como anfitrião o curso de Jornalismo da Unifor, objetiva promover discussões entre estudantes e profissionais para fortalecer o jornalismo ambiental.

A programação do evento é inteiramente gratuita. Contudo, para participar do evento, é necessário realizar inscrição. Os interessados podem adquirir o ingresso de forma rápida e segura por meio do Sympla. Após a confirmação da inscrição, o inscrito receberá um e-ticket em seu e-mail, que deverá ser apresentado na entrada do evento.

“Estamos muito felizes que esse evento, que acontecerá pela primeira vez no Nordeste, seja realizado aqui em Fortaleza, e no curso de jornalismo, porque o nosso curso também foi o primeiro no Nordeste e um dos primeiros no Brasil a ter os pilares ESG como elemento da matriz de formação do curso. Não só do ponto de vista do posicionamento crítico que o jornalismo faz sobre qualquer tipo de coisa que envolve aspectos relevantes para a sociedade, mas porque ESG também é uma pauta transversal.  Estamos falando de meio ambiente, do aspecto social e também da governança, como que as empresas se posicionam em relação a isso aí”, destaca Wagner Borges, coordenador do curso de Jornalismo da Unifor.

Programação

O 8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental será realizado de forma híbrida. A programação contempla mesas de debate, palestras, oficinas e momentos de networking, proporcionando aos participantes a oportunidade de se atualizarem sobre as temáticas mais relevantes da área e realizarem conexões profissionais. Dentre os temas que serão abordados está a cobertura do desastre no Rio Grande do Sul, jornalismo ambiental nos meios digitais e os desafios do jornalismo independente, investigativo e sem fins lucrativos.

“Quando a gente fala em pauta ambiental, nós estamos falando de uma pauta que tem caráter econômico, social e, inclusive, um marco civilizatório. O planeta já dá, de forma muito clara, a indicação de como o meio ambiente precisa ser considerado, precisa ser tratado transversalmente, inclusive, no noticiário, pela sociedade. Algumas empresas fazem isso, mas, infelizmente, é uma pauta que está distante de ser percebida como fundamental pela sociedade”, acrescenta Wagner Borges.

O evento reunirá os principais nomes do jornalismo ambiental brasileiro para compartilhar conhecimentos, discutir tendências e promover a troca de experiências. Entre os palestrantes confirmados estão André Trigueiro (Globonews), Afra Balazina (Fundação SOS Mata Atlântica), Dal Marcondes (Envolverde), Kátia Brasil (Amazônia Real), Maristela Crispim (Eco Nordeste), Paulo André Vieira (((o))eco), Samira de Castro (Fenaj), Sérgio Xavier (Fórum Brasileiro de Mudança do Clima − FBMC), e Stefano Wrobleski (InfoAmazonia).

“Esse congresso tem como base refletir esse debate, esse diálogo, as perspectivas e também os obstáculos. O evento é de extrema relevância também porque tudo que envolve o ambiental, e aqui no jornalismo é tratado como pilar, ESG é fundamental para a discussão e formação do jornalismo como espaço de mediação e de debate que é preciso ser oferecido sistematicamente pela sociedade e para a sociedade. E essa mediação do jornalismo é fundamental”, conclui o coordenador.

Confira abaixo a programação detalhada do evento.

8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental
Data: 19 a 21 de setembro de 2024
Horário: confira programação
Local: Teatro Celina Queiroz (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)