null Luta Antimanicomial é tema de simpósio interdisciplinar da Unifor

Luta Antimanicomial é tema de simpósio interdisciplinar da Unifor

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, que compõe a estrutura organizacional da Secretaria de Saúde do Estado, é referência para o atendimento em Psiquiatria no Estado do Ceará (Foto: Divulgação)

O Centro de Ciências da Saúde da Unifor promove, durante o mês de maio, o Simpósio Interdisciplinar "Luta Antimanicomial: Siga Vivendo essa História".

A programação, que acontece de 6 a 17 de maio, contempla mesas-redondas, palestras, apresentações culturais, exposições artísticas e passeios terapêuticos com usuários dos serviços de saúde dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (Hospital de Saúde Mental de Messejana).

Alunos, professores e profissionais da saúde poderão se inscrever para a programação acadêmica pelo link ao final da página. A participação é gratuita e os participantes receberão certificado válido como atividade complementar.

Saiba mais

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, noção baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.

O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país, e em 1987 teve dois marcos importantes para a escolha do dia 18 de maio que simboliza essa luta, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru/SP, e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília.

Com o lema “por uma sociedade sem manicômios”, diferentes categorias profissionais, associações de usuários e familiares, instituições acadêmicas, representações políticas e outros segmentos da sociedade questionam o modelo clássico de assistência centrado em internações em hospitais psiquiátricos, denunciam as graves violações aos direitos das pessoas com transtornos mentais e propõe a reorganização do modelo de atenção em saúde mental no Brasil a partir de serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando a garantia da cidadania de usuários e familiares, historicamente discriminados e excluídos da sociedade.

Assim como o processo do Movimento da Reforma Sanitária, que resultou na garantia constitucional da saúde como direito de todos e dever do estado através da criação do Sistema Único de Saúde, o Movimento da Reforma Psiquiátrica resultou na aprovação da Lei 10.216/2001, nomeada “Lei Paulo Delgado”, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência.

Programação acadêmica

06/05/19 (segunda-feira)

8h-9h - Abertura com Batuqueiros da Liberdade (Grupo de Percussão dos usuários do serviço CAPS AD SER VI em cortejo para o bloco Z)
Facilitadores: Davi Weyne (farmacêutico CAPS AD SER VI) e Luma Borges (psicóloga com atuação no CAPS AD SER VI)
Concentração: Área verde do DCE

9h30-11h - Mesa-redonda Para onde vai a Reforma Psiquiátrica? Avanços ou Retrocessos nas Políticas Públicas de Saúde Mental?
Participantes: Prof. Magno Cezar Teófilo (Psicologia-Unifor), Prof. Clayton Aguiar (psiquiatra/Medicina-Unifor)
Mediadora: Profa. Juçara Mapurunga (psicanalista/Psicologia-Unifor)
Local: Auditório Bloco Z

13h30-15h - Mesa-redonda A Rede de Cuidados na Saúde Mental: desafios para Reforma Psiquiátrica