null QS Latin America 2022: Universidade de Fortaleza é a melhor particular do Nordeste pelo terceiro ano consecutivo

Sex, 29 Outubro 2021 20:00

Pesquisas produzidas pela instituição estão entre as mais citadas internacionalmente

Unifor também se destaca pelo nível acadêmico de seu corpo docente (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é a melhor instituição de ensino superior privada do Nordeste pelo ranking internacional QS Latin America Rankings 2022, divulgado nesta sexta-feira (29), pelo terceiro ano consecutivo. Organizado pela empresa britânica Quacquarelli Symonds, especializada na análise de universidades, o ranking é considerado um dos principais indicadores de qualidade de ensino do mundo; participam dele mais de 400 universidades públicas e privadas da América Latina, sendo 94 provenientes do Brasil.

O desempenho positivo não é surpresa: no último mês de setembro, a Unifor foi eleita pelo Times Higher Education, outra entidade britânica, como a melhor instituição particular voltada para o Ensino Superior no Brasil no Ranking THE 2022 e no THE Emerging Economies University Rankings 2022 (voltado para Universidades em países de economia emergente). Já na semana passada, 27 cursos de graduação da Universidade de Fortaleza obtiveram classificação entre “excelente” e “muito bom” pelo Guia da Faculdade, organizado pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo.

“É com muito orgulho e alegria que anunciamos mais essa grande conquista da Universidade de Fortaleza. Nosso compromisso com o ensino e a pesquisa em nível internacional é contínuo e firme, marcado por produções de alta excelência acadêmica e fomento à pesquisas pioneiras, o que comprova a excelência de todos os que fazem a nossa instituição de ensino”, comenta a professora Fátima Veras, Reitora da Unifor.

Quais os indicadores utilizados pelo QS University Rankings?

Os ranqueamentos produzidos pela Quacquarelli Symonds levam em consideração oito fatores: reputação acadêmica; reputação no mercado profissional; proporção entre corpo discente e corpo docente; quantidade de professores com Doutorado; citações em pesquisas científicas; produtividade acadêmica dos professores; network com pesquisas internacionais; e impacto da instituição na internet.

Em relação ao ano passado, a Universidade de Fortaleza subiu no ranking geral, ocupando agora a faixa “181-190”. Além do topo entre as particulares do Nordeste, ficou em 1ª posição em relação à quantidade de professores com Doutorado – cerca de 40% do corpo docente da instituição possuem o título, considerado o grau de especialização mais alto que um professor universitário pode alcançar. As publicações realizadas pela Unifor também estão entre as mais citadas do mundo: ocupam a 2ª posição regional (ranking geral) e a 30ª no mundial.

+ Pesquisadores da Universidade de Fortaleza estão na lista de cientistas mais influentes do mundo

Entre 2020 e 2021, a Unifor consolidou-se como uma das melhores Universidades do mundo, ascendendo em todos os rankings na qual se faz presente. Esse resultado é consequência de uma série de ações de incentivo à ciência e de internacionalização do ensino, incluindo a publicação de trabalhos acadêmicos em congressos e periódicos de outros países. Para saber mais sobre as pesquisas desenvolvidas pela Unifor e acompanhar futuros editais, fique atento à página de Pesquisa e Inovação.