null Uma nova geração de podcasts: descubra os programas de áudio produzidos na Unifor

Seg, 4 Julho 2022 15:41

Uma nova geração de podcasts: descubra os programas de áudio produzidos na Unifor

A Universidade de Fortaleza é um polo de desenvolvimento de produtos nesse formato, realizados por alunos e professores das mais diversas áreas 


Os podcasts têm a capacidade de criar uma relação de intimidade com os ouvintes, característica que atrai ainda mais pessoas para esse formato (Foto: Pexels)
Os podcasts têm a capacidade de criar uma relação de intimidade com os ouvintes, característica que atrai ainda mais pessoas para esse formato (Foto: Pexels)

Após o surgimento da televisão, muito se especulava que o áudio seria deixado de lado. Porém, nos últimos anos, esse formato voltou a conquistar seu espaço na sociedade; dessa vez, por meio dos podcasts. Esse fato pode ser comprovado frente à ascensão desses programas, especialmente durante a pandemia, cujo hábito de produzi-los e acompanhá-los se tornou frequente ao redor do mundo. 

De acordo com um estudo realizado pela Globo, em parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante o isolamento social. Assim, com uma linguagem simples, formato compacto, grande variedade de assuntos e a disponibilidade em diversas plataformas de streaming, os podcasts se tornaram um hábito de consumo, principalmente no Brasil. 

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, em consonância com as tendências nacionais e internacionais, funciona como um polo para a produção de podcasts, desenvolvidos por seu corpo docente e discente, sobre os mais variados assuntos. Nesta edição, o Unifor Notícias faz um compilado dos diversos programas produzidos dentro da instituição. Confira:

LibriCast

Como uma forma de aumentar o diálogo entre a comunidade externa e a acadêmica, a Biblioteca Central da Unifor resolveu se aventurar no universo dos podcasts. Assim, em 2020, surgiu o “LibriCast”, cuja produção de episódios gira em torno de temas relacionados à Biblioteca e pautados em temáticas sociais, acadêmicas e de leitura. 

Valeska Sousa, bibliotecária e uma das responsáveis pelo programa, explica que, na fase de idealização do projeto, a equipe pesquisou podcasts que outras bibliotecas brasileiras estavam desenvolvendo. O time responsável pelo LibriCast também estudou sobre os temas abordados, assim como a melhor forma de dicção, com auxílio da professora Kátia Patrocínio, do curso de Jornalismo da instituição, que deu várias dicas e acompanhou a produção dos primeiros episódios. 

O LibriCast é vinculado ao programa de podcast principal da Universidade, o UniforCast, e tem uma periodicidade mensal, sendo publicado nas plataformas de áudio em toda última segunda-feira de cada mês. De acordo com Sousa, os temas, a produção do roteiro e as ideias para os convidados são pensados por uma equipe do setor, formada por bibliotecários e uma auxiliar.


(Foto: Arquivo Pessoal)

“Tivemos muitos frutos positivos com a criação do LibriCast. Conseguimos abordar temas acadêmicos e também mais sociais, com convidados de diferentes formações, opiniões e vivências. Recebemos diversos feedbacks positivos de alunos e professores da Universidade, e até mesmo de pessoas que fazem questão de participar dos episódios. Está sendo um projeto muito exitoso”, afirma a bibliotecária Valeska Sousa.

DCE Unifor Podcast

O Diretório Central dos Estudantes Gábio de Oliveira (DCE) da Unifor também possui o seu próprio podcast, intitulado “DCE Unifor Podcast”. Lia Ferreira, estudante do curso de Direito e presidenta da entidade, conta que a ideia para o programa surgiu durante a fase de elaboração das propostas da chapa Bora Representar nas eleições para o diretório no final de 2021. O projeto surgiu, então, com o objetivo de trazer mais um meio de comunicação entre a entidade e os estudantes.

O DCE Unifor Podcast é dividido em dois quadros: o “DCE Convida” traz alunos e professores da instituição, assim como pessoas de fora da Universidade, para falar sobre diferentes temáticas que envolvem a área da educação universitária e pautas voltadas para determinadas causas sociais, como o “Outubro Rosa”. O “Boletim Mensal”, por sua vez, é o episódio responsável por atualizar os estudantes sobre as últimas ações do diretório.  


(Foto: Arquivo Pessoal)

 “No mundo atual, existem diversas ferramentas de comunicação e a gestão Bora Representar entende que devemos usar delas ao máximo para uma comunicação efetiva. Por muito tempo, as ações e conquistas do DCE não chegavam aos estudantes, o que acaba por enfraquecer a entidade e a sua importância. Além de fazer uma boa gestão, precisamos que os alunos saibam o que está sendo feito, quais as lutas estamos travando, quais conquistas já tivemos”, explica a futura advogada Lia Ferreira.

O próximo episódio do DCE Unifor Podcast falará sobre o projeto “R. U. Solidário”, desenvolvido pelo Diretório e que ocorreu durante todo o mês de maio. Além disso, Lia explica que, com a plataforma, conseguem dar mais visibilidade a outros movimentos de estudantes organizados dentro da Universidade, mas que, às vezes, nem todos conhecem, como as atléticas e empresas juniores.  

Miolo de Pote

Ainda que o podcast seja um produto voltado majoritariamente para o áudio, dados do Google mostram que 63,1% dos usuários de YouTube gostam de acompanhar seus programas favoritos pela rede social de vídeos. Para a audiência, de acordo com a plataforma, o conteúdo feito dessa forma traz uma experiência de maior proximidade. 

Analisando esse cenário, Armando Costa Jr, professor do curso de Direito da Unifor, ao perceber que não havia nenhum podcast universitário no Youtube, levou a proposta para a TV Unifor (TVU), televisão acadêmica da instituição, e firmou parceria com o Núcleo de Podcasts do setor. “Acho que esse formato é mais interessante para o público. Atualmente, no Brasil, são centenas [de programas], e todos com ótima audiência”, pontua.

Assim, no dia 22 de junho, o podcast Miolo de Pote estreou no canal do Youtube da TVU, com o professor Armando como apresentador. Para ele que, em suas palavras, ‘só entende de sentar e bater papo’, a produção do primeiro episódio foi desafiadora e a ajuda do Núcleo da TV Unifor foi fundamental, pois eles acompanharam de perto a construção do episódio, para que pudesse finalmente ir ao ar.


O professor Armando Costa Jr conta que, durante a pandemia, passou a acompanhar ainda mais podcasts, principalmente os transmitidos pelo YouTube (Foto: Ares Soares)

Essa não é a primeira experiência do docente com esse tipo de mídia. Costa revela que já tentou, junto a um amigo advogado, tirar o podcast do papel; o projeto, no entanto, acabou não indo para frente, devido a dificuldades na produção, ainda que tenham feito dois episódios. Porém, agora, com a estrutura desejada, a expectativa de Armando para o programa é que, com o tempo, a audiência cresça e o “Miolo” faça parte da grade da TVU por muito tempo.

“Quero mostrar como a TV Unifor tem uma estrutura massa, e como ela é capaz de produzir todo tipo de conteúdo, em todo tipo de formato. Também quero que o ‘Miolo’ seja um instrumento de divulgação dos juristas, dos políticos, dos esportistas, dos artistas, de toda a galera que vive no Ceará. Infelizmente, como a maioria dos podcasts estão situados no eixo Rio/São Paulo, a galera daqui, a não ser que tenham apelo nacional, acaba não sendo convidada para dividir suas experiências nesses podcasts, o que é uma pena, pois o pessoal cearense tem ótimas experiências para dividir”, declara o apresentador. 

Podcast das Profissões

Nancy Benevinuto, aluna no quinto semestre do curso de Jornalismo, integra o Núcleo de Podcasts da TVU. Para ela, descobrir a afinidade com a área de rádio e a produção de podcasts foi uma surpresa muito boa, e que a sintonia entre as áreas faz uma diferença positiva em sua experiência enquanto estagiária.

A futura jornalista participa da produção do Podcast das Profissões, também desenvolvido pela TVU, e explica que, junto a um companheiro de estágio, fica responsável por entrar em contato com as fontes, marcar as datas e acompanhar as gravações, assim como orientar os entrevistados nesse momento e editar o material na pós-produção. 


Nancy Benevinuto auxilia estudantes de Ensino Médio a escolherem a carreira por meio do “Podcast das Profissões” (Foto: Arquivo Pessoal)

“O ‘Podcast das Profissões’ é uma iniciativa da Universidade de Fortaleza para ajudar aqueles que estão concluindo o Ensino Médio a conhecer mais sobre o curso de escolha no Ensino Superior e ser um guia para quem está em dúvida em qual carreira seguir”, esclarece Nancy. 

Outros podcasts desenvolvidos na Unifor: