Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE)

Estudantes manipulam maquete de instalação elétrica

 

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE) desenvolve projetos e acompanhamento de obras nas áreas da Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, articulando atividades de gestão de equipes e informações de projetos, elaboração de projetos e documentação, desenvolvimento de cronogramas e orçamentos de obras e acompanhamento técnico em canteiros de construção.

Além disso, o NEPE abriga oportunidades de atuação social por meio do desenvolvimento de projetos interdisciplinares externos ao Campus. Considerados como projetos de extensão, esses trabalhos têm cunho de inserção social, com ações em comunidades e empresas vinculadas à Universidade.

Projetos

Planialtimetria Campus Unifor

Levantamento topográfico, utilizando estações totais de planialtimetria, sob a demanda de realizar os registros e aferições das áreas livres e construídas da Universidade de Fortaleza.

Levantamento paisagístico

Iniciado em 2021, o trabalho consiste no levantamento paisagístico dos canteiros e árvores de médio e grande porte do campus, bem como no registro e documentação das espécies vegetais com diagnóstico de manutenção, tratamento ou poda.

Piso drenante

Trata-se de uma inovação tecnológica que visa a produção de um composto para piso drenante, utilizando materiais reaproveitáveis para aplicação em rota acessível do campus.

Águas piscinas Unifor

Em parceria com a Divisão de Serviços Gerais da Universidade de Fortaleza, essa projeto surge da necessidade de averiguação periódica da qualidade água das piscinas do campus Unifor.

Federação dos Mesatenistas Ceará

Trabalho de caráter social extramuros, o estudo busca saber a viabilidade física e financeira de um clube que abrigará as atividades esportivas da categoria, além de espaços para alojamento de atletas em Fortaleza (CE).

Estratégia Empresarial Artesãos de Cascavel

Vinculado à disciplina de conteúdo curricular de extensão, esse trabalho surgiu em parceria com a Vice-Reitoria de Ensino, Graduação e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, que vem realizando trabalho multidisciplinar com grupo de artesãos de Cascavel.

Experimentação e Desafios

Busca promover a disseminação de saberes científicos por meio do desenvolvimento e aplicação da engenharia como ferramenta de transformação da sociedade.

Cientistas do Futuro

Em parceria com a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, o objetivo é promover a conexão e apoio de estudantes de ensino fundamental e médio com a universidade, visando permitir a expansão de horizontes e oportunidades.