O Quebra-Nozes

A Cia. de Dança Unifor apresenta, no Teatro Celina Queiroz, a Suite Ballet do espetáculo “O Quebra-Nozes”, com os principais trechos dessa belíssima obra de Marius Petipa e música de Tchaikovsky. Usando as técnicas clássicas e neoclássicas, o espetáculo se passa no período natalino e é repleto de encanto e glamour. Nos dias 8, 9, 14 e 21 de dezembro de 2018, às 19h, no Teatro Celina Queiroz.

O ballet conta uma história em que a fantasia e a magia, típicas do romantismo, permeiam as aventuras de um boneco quebra-nozes de aparência humana, vestido como um soldado. A protagonista Clara gostava tanto de sua aparência que o pediu como presente de Natal a seu padrinho. Assim, o padrinho Herr Drosslmeyer, fabricante de relógios, disse: “Era precisamente para ti”. Logo em seguida, Clara experimenta-o e vê que ele quebra as nozes sempre sem perder seu sorriso e também com grande eficácia. Seu irmão Fritz, que tinha visto o funcionamento do quebra-nozes, também quis usá-lo, mas escolhe as nozes maiores que havia no cesto. Então, o quebra-nozes, sendo usado grosseiramente pelo irmão dela, acaba tendo um de seus braços quebrados.

Diante das reclamações da pobre Clara, seu pai, o juiz Stahlbaun, entrega à filha o seu quebra-nozes como propriedade exclusiva, tendo Fritz que sair para brincar com seus brinquedos. Logo em seguida, Clara pega no chão o braço de quebra-nozes e o consola, abraçando-o até que ele durma, e ela mesma também acaba dormindo. Clara então sonha que volta ao esconderijo onde havia colocado o seu quebra-nozes, mas encontra o salão cheio de ratazanas enormes que seu padrinho Drosselmeyer criou. A casa desapareceu e no lugar onde ficavam os móveis estavam árvores gigantescas.

Não foi só isso que mudou: o Quebra-Nozes de Clara agora é um soldado de carne e osso e que tem às suas ordens um pelotão de soldados como ele. Começa uma batalha entre as ratazanas e o pelotão do Quebra-Nozes. Jogando enormes sapatos até às ratazanas, os soldados vencem a batalha, e com isso o rei das ratazanas e seu exército fogem rapidamente. O bosque se transforma numa linda estufa de inverno e o Quebra-Nozes transforma-se num lindo príncipe, que leva Clara até o Reino das Neves, onde a apresenta ao rei e à rainha.

O espetáculo tem como coreógrafo o professor Marcio Carvalho, coordenador da Cia. de Dança Unifor, e participação especial de crianças que estudam na Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, mantida pela Fundação Edson Queiroz, sediada na Universidade de Fortaleza.

Sobre a Cia. de Dança Unifor

A Cia. de Dança Unifor é um grupo de arte mantido pela Fundação Edson Queiroz que foi idealizado pela Vice-Reitoria de Extensão da Universidade e apresenta ao público performances alinhadas com as novas tendências da dança, ao mesmo tempo que valoriza suas tradições. Premiada em diversos concursos, a Cia. de Dança Unifor é liderada pelo professor Márcio Carvalho, apresentando desde a dança clássica até a dança contemporânea, passando pelo jazz, sapateado, entre outros estilos. Em 2015, a Cia. de Dança Unifor apresentou o espetáculo “Abstratus” e, em 2017, o espetáculo “Composição e Construção”, também no Teatro Celina Queiroz. Cada espetáculo representa a culminância dos ensaios e apresentações do grupo ao longo do ano.
 

Ficha Técnica

O Quebra-Nozes
Adaptação coreográfica: Marcio Carvalho
Técnico de iluminação: João Carlos Mourão
Técnicos de áudio: Daniel Franco, Pedro Henrique Borges e Jessé Leão
Assistente de palco: Everson Gomes
Costureira: Dona Rosa
Aderecista: Helder Flagra
Participações especiais: dançarinos do Studio In Dance e alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz
Direção geral: Marcio Carvalho
Supervisão técnica: Wal Marques
Realização: Divisão de Arte, Cultura e Eventos, Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária – Unifor

Elenco Cia. de Dança Unifor
Alex Magalhães 
Alexandre Magalhães 
Ana Beatriz de Carvalho
Ana Beatriz Almeida
Ana Carolina Oliveira
Beatriz Silveira
Brígida Jales Mourão
Catarina Costa Cruz
Fernanda Praxedes
João Costa Freire
Pietro Vyctor
Cícero da Costa
Larissa Parente 
Vitória Veloso 

Elenco Studio In Dance
Amanda Emylle
Atma Gita
Inês Falcão
Jamille Fernandes
Jane Barbosa
Lara Nobre
Léo Marques
Lucas Lopes
Maykon Oliveira
Natália Menezes
Rafael Bruno
Ramilla Araújo
Sara Bezerra
Vitória Frota
Yasmim Esmeraldo

Elenco Escola de Aplicação Yolanda Queiroz
Alicia de Sousa Queiroz
Ana Beatriz Freitas Silva
Ana Lara Bezerra Guerra
Ana Lourdes de Silva Albuquerque
Angélica da Silva Pereira
Laís Braga da Silva Paixão
Lara Suelen Amaral Rufino
Maria Clara Nascimento Santos
Maria Nádia de Oliveira dos Santos

Serviço

Espetáculo Suite Ballet “O Quebra-Nozes”
Data: 8, 9, 14 e 21 de dezembro de 2018
Horário: 19h
Local: Teatro Celina Queiroz, campus da Unifor
Ingressos: R$ 30,00 (inteira); R$ 15,00 (meia)
Mais informações: 3477.3311