Entenda como alcançar o bem-estar nas atividades acadêmicas

Estamos sempre correndo e querendo mostrar resultados, por isso, é comum ficarmos apreensivos com o volume de atividades. No entanto, a trajetória acadêmica não precisa ser associada a estresse e tensão constantes. Confira 5 dicas para ajudar você a priorizar o seu bem-estar na vida acadêmica!

Dicas para alcançar o bem-estar nas atividades acadêmicas 

  • Tenha um bom relacionamento interpessoal

O primeiro ponto a ter atenção é cultivar um bom relacionamento interpessoal com as pessoas que estão ao seu redor: colegas, professores, e até gestores e clientes, se você já estiver atuando no mercado de trabalho. Desenvolver a inteligência emocional é essencial para que você possa entender melhor as emoções de seus colegas e tenha uma boa convivência com todos. Dessa forma, você contribui para a harmonia no ambiente, evitando conflitos e melhorando a cooperação, podendo colher bons resultados nos trabalhos em equipe.

  • Organize as atividades

É essencial aprender a fazer a gestão do tempo para não perder prazos e deixar de concluir tarefas. O recomendado é listar todas as atividades e usar uma agenda para planejar a execução de cada uma, entendendo quais são prioridades. É preciso ter disciplina para cumprir os compromissos de cada dia e não procrastinar. 

  • Cuide da saúde

A sua saúde deve sempre vir em primeiro lugar. Para ter mais disposição e dar conta de todas as demandas, é preciso cuidar da saúde. Assim, faça sempre check-up médico, tenha uma alimentação balanceada e organize-se para praticar atividades físicas regularmente. 

  • Separe momentos para relaxar

Além da saúde física, é fundamental cuidar da saúde mental. Aproveite as folgas para ficar com a família, amigos e para relaxar. 

  • Entenda quando é hora de desacelerar

É preciso entender o momento de colocar o pé no freio e rever sua rotina de estudos e trabalho. Se você está constantemente irritado e cansado, é necessário desacelerar e realizar ajustes para diminuir a carga de atividades. Você não será um profissional ruim por conta disso, pelo contrário, ao desacelerar você consegue se concentrar melhor nas tarefas e ser mais produtivo.

Caso você esteja se sentindo muito ansioso ou sobrecarregado em relação às pressões acadêmicas e profissionais, procure conversar com alguém sobre o assunto. O ideal é que a conversa seja estendida a um profissional da psicologia. Uma dica é o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor, que oferece atendimento psicológico gratuito ou por meio de plano de saúde para alunos e população em geral.