Quantos e quais são os laboratórios do curso de Design de Moda? Tire aqui suas dúvidas

Um profissional que trabalha com Moda precisa ter múltiplas competências. Ele deve estar apto a interpretar e reconhecer as diferentes linguagens simbólicas, estruturais e funcionais e gerenciar o desenvolvimento de produtos de moda em empresas têxteis e de confecção.

Quem quer uma formação sincronizada com o mundo da Moda deve estudar com professores qualificados e com ampla experiência no mercado, além de ter à disposição uma infraestrutura de ponta.

Tudo isso você encontra na Universidade de Fortaleza, que possui um parque tecnológico de aulas práticas formado por sete laboratórios com equipamentos modernos e integradores, que contribuem para a formação do profissional em Design de Moda.

Ana Cláudia Farias, professora do curso Desing de Moda da Unifor, foi a entrevistada da semana pelo Guia de Profissões do programa Se Liga e falou um pouco sobre a infraestrutura que o curso dispõe para seus alunos.

Os laboratórios, um total de sete, são:

• Laboratório de Modelagem Plana – serve para desenvolver peças a partir do papel kraft, com moldes básicos, utilizados para a confecção das peças.

• Laboratório de Modelagem Tridimensional - composto por moulages e manequins, é voltado para os estudos do corpo humano e dos volumes e formas e para a criação de modelagens de peças diferenciadas.

• Laboratório de Projetação I – utilizado para a criação de desenhos de moda e técnico e para o desenvolvimento de projetos de coleções e produtos.

• Laboratório de Projetação – nele, os alunos recebem aulas de desenho técnico e de moda. Também é usado pelos alunos para o desenvolvimento de coleções e produtos.

• Laboratório de Design Têxtil - tem como principal funcionalidade explorar as técnicas de cor e de design de superfície por meio das mesas e prensas para trabalhar com silk e sublimação. Além disso, o laboratório está equipado com estereoscópios para aprofundar o conhecimento sobre fios e fibras e de teares manuais voltados a construção de tecidos artesanais.

• Laboratório do Audaces – nele o aluno pode desenvolver a modelagem no próprio software ou transferir os moldes de papel, graduar, fazer encaixes para garantir o máximo de aproveitamento dos tecidos.

• Laboratório de Confecções - composto por máquinas de costura (atendendo à demanda de um aluno por mesa), o laboratório é utilizado para as montagens das peças produzidas.

Quer saber mais? Clique e confira a entrevista na íntegra:

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos