21ª edição da Unifor Plástica – Corpo Ancestral conta com palestra de curadores e solenidade de abertura
21ª edição da Unifor Plástica – Corpo Ancestral conta com palestra de curadores e solenidade de abertura
A palestra dos curadores Marcelo Campos e Pollyana Quintella acontece de forma presencial na Unifor, com transmissão online
A abertura oficial da 21ª edição da Unifor Plástica, salão de arte contemporânea realizado bienalmente no Ceará desde 1973, acontece na próxima terça-feira (19/10) e traz como tema “Corpo Ancestral”. O evento contará com uma palestra do curador Marcelo Campos e da cocuradora Pollyana Quintella. A palestra acontece às 15h, nos formatos presencial, no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza, e online, nas plataformas de comunicação da Unifor – Instagram, Facebook, YouTube e TV Unifor.
Na ocasião, os curadores terão a oportunidade de falar mais sobre o tema desta edição da Unifor Plástica, que está dedicada a investigar como os saberes e epistemologias tradicionais e não hegemônicos têm sido reivindicados pela produção artística contemporânea. Às 19h, acontece a solenidade oficial de abertura da exposição, no Espaço Cultural Unifor, com a presença de artistas, curadores, gestores da Fundação Edson Queiroz e convidados. A partir de 20 de outubro, a exposição estará aberta à visitação do público em geral.
“Cada artista homenageado e cada expositor desenhou a própria existência de forma indelével. Essa mostra é fruto de nossa multiplicidade e do encontro dessas vozes e traços. Juntas e sobrepostas estão aqui as marcas de um tempo que está em constante interpretação”, ressaltou a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha.
O curador Marcelo Campos ressaltou as relações entre tempo, temporalidade e presentificação feitas pelos artistas participantes (Foto: Ares Soares)
O curador Marcelo Campos, que também é o curador-chefe do Museu de Arte do Rio (MAR) e professor de História da Arte da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), destacou que a pesquisa contemplou obras e artistas que lidam de modo ampliado com as relações entre tempo, temporalidade e presentificação. “Como a tradição pode conviver com pensamentos atuais? Esse será um desafio que o Brasil deverá enfrentar para entender que passado e futuro são forjados no presente enquanto vetores que se entrecruzam e se transformam continuamente”, disse.
Sobre a 21ª Unifor Plástica
A mostra estará organizada em torno de três núcleos. O primeiro, intitulado “Pós-utopia”; o segundo, de título homônimo ao da mostra – “Corpo Ancestral”; e, por fim, um terceiro núcleo, intitulado “Naturezas”.
Esta edição também será responsável por homenagear a artista Nice Firmeza (1921-2013). Professora, doceira e bordadeira, Nice foi uma das mulheres pioneiras nas artes visuais no Ceará, além de ter sido nomeada Tesouro Vivo/Mestre da Cultura, pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), em 2007. Além dela, também será homenageado o professor, pesquisador e escritor Gilmar de Carvalho (1949-2021), importante figura da cultura cearense e nordestina, falecido em abril deste ano.
Letícia Parente (1930-1991), artista representante da 1ª Unifor Plástica, em 1973, também está entre os homenageados. O trabalho de Letícia é uma demonstração do quanto a Fundação Edson Queiroz, em seus 50 anos de existência, desenhou nesse projeto de exposição um pioneirismo na cena das artes visuais do Ceará. Hoje, Parente integra a coleção da Fundação Edson Queiroz.
Conheça os artistas da 21ª Unifor Plástica – Corpo Ancestral
- Airton Laurindo da Silva
- Anelise Griezer
- Antonio Bandeira
- Arivânio Alves
- Artur Bombonato
- Azuhli
- Cadeh Juaçaba
- Cecilia Bichucher
- Charles Lessa
- Cleide Costa
- Diego de Santos
- Felipe Alves
- Fernando França
- Francisco de Almeida
- Francisco Graciano
- Geovane Cardoso
- Guy Veloso
- Isadora Ravena
- José Lourenço
- Júnior Panela
- Letícia Parente
- Lua Alencar
- Lucas Villi
- Mario Sanders
- Mestre Antônio Luiz
- Mestre Dinha
- Mestre Françuli
- Naiana Magalhães
- Nice Firmeza
- Paula Siebra
- Rian Fontenele
- Rubem Valentim
- Samuel Tomé
- Sérgio Helle
- Stênio Burgos
- Sy Gomes
- Telma Saraiva
- Thadeu Dias
- Túlio Paracampos
- Virgínia Pinho
- Yuri Juatama
Serviço
21ª Unifor Plástica – Corpo Ancestral
Abertura: 19 de outubro de 2021, às 19h
Visitação: a partir de 20 de outubro de 2021. Terça a sexta, 9h às 18h; sábados e domingos, 10h às 18h
Local: Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Bairro Edson Queiroz)
Curadoria: Marcelo Campos
Cocuradoria: Pollyana Quintella