null Cursos da Saúde realizaram atendimento gratuito na Etapa Radical do Desafio Unifor de Escolas

Ter, 5 Outubro 2021 17:31

Mais de 200 atletas participaram das modalidades skate, vôlei de praia e beach tennis

A novidade deste ano foi a Etapa Radical, que contou com as modalidades skate (park e street), vôlei de praia em quarteto e beach tennis em duplas (Foto: Ares Soares)

No último sábado (02/10), aconteceu a primeira fase do Desafio Unifor de Escolas, a Etapa Radical. Mais de 200 atletas participaram das modalidades de skate (park e street), vôlei de praia e beach tennis. O evento foi realizado de 8 às 20h, no Cactus Sport Park do Shopping Iguatemi. Na ocasião, alunos dos cursos do Centro de Saúde da Unifor realizaram atendimento e orientações gratuitas no contexto de saúde na prática esportiva. Os cursos participantes foram Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição

De acordo com o coordenador do curso de Fisioterapia, Paulo Henrique Palácio, uma equipe de 10 alunos esteve participando durante todo o evento. “A proposta é levar os alunos que estudam a fisioterapia esportiva para oferecer atendimento pós-competição e reduzir as dores e riscos de lesão. Utilizamos a vibração, além de recursos manuais e técnicas de relaxamento para atingir esse objetivo”, explica.

O desempenho da prática de atividade física também está diretamente relacionado com a alimentação. Por isso, o curso de Nutrição, acompanhando a temática do evento, disponibilizou orientação sobre o que comer antes e após o treino. “Estamos com uma equipe de 10 alunos realizando avaliação corporal utilizando a bioimpedância e aferição de gordura. Além disso, também disponibilizamos um QR Code, em que todos podem baixar um e-book gratuito com dicas e receitas de alimentos para serem consumidos antes e após o treino”, explica a coordenadora do curso de Nutrição, Iramaia Bruno.

Outro curso participante foi a Educação Física, que deu auxílio em todas as modalidades realizando a arbitragem e o acompanhamento dos jogos. De acordo com a professora Sônia Ficagna, esse é também um momento de apresentar o curso para alunos do Ensino Médio e mostrar como a profissão é abrangente, tanto no campo da saúde como do lazer. “Já para os alunos de Ed. Física que estão aqui, importância do evento é muito grande porque eles passam a ter um olhar diferenciado sobre o que está sendo feito na área esportiva”, destaca.

Para ensinar o que fazer em situação de uma parada cardíaca durante uma competição, o curso de Enfermagem levou alunos do Módulo de Enfermagem em Urgência e Emergência. “O curso demonstra o suporte básico de vida (as manobras de reanimação cardiopulmonar e desobstrução de vias aéreas em adultos e bebês), conhecimento importante para todos”, explica a professora Rita Neuma Dantas.

Competição

As competições aconteceram a todo vapor nas quadras do Cactus Sport Park. Na modalidade park do skate, o ganhador foi Joel Costa. Já na modalidade street masculino, quem venceu foi o skatista Zé Rodrigues. No street Feminino, a primeiro lugar foi Cibely Cavalcante e o segundo, Brenda Gomes.

Já na modalidade beach tennis feminino, quem ganhou foi a dupla Marina Vasconcelos e Jessyca Viana Martins. No masculino, quem levou a melhor foi a dupla Marcus Vinicius Arruda e Bruno Aguiar.

No vôlei de praia masculino, quem garantiu o troféu foi a equipe do Colégio Batista, o quinteto Marcus Vinicius, Lucas Matheus, João Vitor, Kauã da Silva, Tarcy Chyatian. No feminino, as atletas Bianca Torres, Gisele, Joyce Kelly, Sara, Isabella e Sandiele, do Colégio Batista levaram o primeiro lugar.

Foto: Ares Soares

Para Max Coelho, coordenador do setor de Esportes do Colégio Batista, uma das instituições participantes, o evento tem grande importância, principalmente para movimentar as competições após o período de pandemia. “A gente passou por um momento em que todo mundo ficou em casa, os meninos realmente treinam e a felicidade deles em estar aqui é visível, especialmente nesse espaço em que muitos deles não conheciam ainda”, destaca o coordenador que também é técnico da equipe masculina de voleibol.

Para a estudante Ana Maria Rodrigues, atleta de voleibol do Colégio São Tomás de Aquino, o evento está além das expectativas, muito planejado e bem executado. “Nunca joguei vôlei de praia e vai ser a primeira vez. Confio fielmente no meu técnico e ele me deu toda a base para como a gente deveria se comportar na areia. A gente passou um ano sem treinar e a volta foi muito difícil”, revela a estudante.

A bicampeã olímpica de voleibol e atual comentarista da Rede Globo Fabi Alvim estiveram presentes em bate papo com o público do evento falando sobre transição de carreira, motivação pra jogar vôlei e pra se tornar atleta, oscilações na carreira, preparação e saúde mental no esporte.

Segunda Etapa do Desafio

A segunda etapa do Desafio Unifor de Escolas já está com as inscrições abertas. Para inscrever-se, basta estar regularmente matriculado em uma escola e acessar o link abaixo. As competições acontecem nos dias 20/10 a 24/10 no Parque Desportivo da Unifor com modalidades coletivas (basquete, futsal, voleibol e handebol) e individuais (atletismo e lutas).

Todo o evento obedecerá aos protocolos setoriais de Biossegurança estabelecidos pelo Governo Estadual e Prefeitura Municipal de Fortaleza, além das orientações do Comitê de Biossegurança da Unifor.

Mais informações: Divisão de Atividades Desportivas – DAD – dad@unifor.br 3477-3143.