sex, 24 outubro 2025 16:00
Mundo Unifor 2025: Vera Iaconelli analisa como a era digital molda as relações humanas
Atração principal do terceiro dia de evento, psicanalista e escritora ministrou palestra nessa quinta-feira (23), na Praça Central da Universidade

A Universidade de Fortaleza — da Fundação Edson Queiroz — realizou, nessa quinta-feira (23), a palestra “Conexões humanas na era digital: desafios e oportunidades para a mente contemporânea”, na Praça Central, integrando o terceiro dia do Mundo Unifor 2025. O encontro, ministrado pela renomada psicanalista Vera Iaconelli. sensibilizou o público sobre os impactos psíquicos e sociais da hiperconectividade.
Vera Iaconelli comparou a transformação digital à descoberta da radioatividade: potente e ambivalente. “A internet é sensacional — nos salvou na pandemia —, mas é como a radioatividade, precisamos ter noção dos malefícios”, afirmou.
A psicanalista apontou o “achatamento da subjetividade” causado pela obrigação de resposta imediata e pela estética da vida editada. “Sem vazio, a gente não escuta”, disse, defendendo a volta aos encontros com silêncio, embaraços e cheiros da vida real. Ao tratar de saúde mental, contrapôs o ideal de plenitude às experiências possíveis: “O que existe é a felicidade ordinária — aqui e agora. A edição glamourosa das redes deprime”.
Iaconelli também abordou intolerância e polarização. “O ódio ao outro é, no fim, o ódio a si: não tolero no outro o que não suporto ver em mim”, afirmou, ressaltando o papel da psicanálise na reconstrução da escuta. “Entre o que eu decido e o que eu faço, aparece esse outro — o inconsciente.”
Como caminhos práticos, defendeu regulação estatal das plataformas, acordos sociais de uso e espaços sem celular. “Precisamos de políticas, combinados coletivos e ambientes em que o aparelho fique fora de alcance para reaprender a conviver."
Ao final, elogiou o campus e o acervo da Unifor e reforçou o convite à presença: “Arte e leitura são antídotos ao achatamento: elas exigem que você entre com algo de si”.
Biografia
Vera Iaconelli é psicanalista especializada em psicologia parental, diretora do Instituto Gerar de Psicanálise e colunista da Folha de S. Paulo. Graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos (Unimarco), é mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisa depressão pós-parto, infanticídio e período perinatal, e é autora dos livros Manifesto antimaternalista, Criar filhos no século XXI e Felicidade ordinária.
Sobre o Mundo Unifor 2025
O campus da Universidade de Fortaleza recebeu até esta sexta-feira (24) a 12ª edição do Mundo Unifor, evento com objetivo de promover o diálogo entre ciência, tecnologia e humanidades, incentivando a reflexão sobre como as inovações moldam o presente e transformam o futuro.
Com o tema “O mundo em conexão: natureza, tecnologia e humanidades”, o Mundo Unifor contemplou atividades que integram ciência, inovação, cultura, tecnologia e reflexão social. A programação, gratuita e aberta ao público, foi composta por encontros acadêmicos, feira de carreiras, palestras, oficinas e duas novidades: o Prêmio de Literatura Unifor e o 36º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ENANGRAD).
O evento já recebeu nomes como o vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, o filósofo Gilles Lipovetsky e o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. Neste ano, o Mundo Unifor entregou mais uma edição marcante, conectando ideias, pessoas e experiências que inspiram transformações. Além de Vera Iaconelli, as atrações principais em 2025 foram:
- Alexandre Pellaes, pesquisador e especialista em novos modelos de gestão e relações humanas no trabalho;
- Carlos Ferreirinha, fundador da MCF Consultoria e ex-presidente da Louis Vuitton Brasil;
- Luiz Telles, storyteller e chief story officer do A-LAB, com ampla trajetória em narrativas digitais;
- Vanessa Cavalieri, juíza titular da Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro, criadora do protocolo "Eu Te Vejo", voltado à prevenção da violência em escolas e ao uso consciente das tecnologias.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance dos ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e ODS 4 – Educação de Qualidade.
A Universidade de Fortaleza reafirma, assim, seu compromisso com a educação, a inovação e a sustentabilidade.