Referência no mercado de luxo, Carlos Ferreirinha protagoniza abertura do Mundo Unifor 2025

seg, 20 outubro 2025 17:25

Referência no mercado de luxo, Carlos Ferreirinha protagoniza abertura do Mundo Unifor 2025

Maior evento científico e cultural do Nordeste reforça a missão da Universidade de promover desenvolvimento e transformar vidas por meio do conhecimento


Em sua palestra, Ferreirinha abordou temas como inovação, experiência, longevidade, saúde mental e os novos comportamentos que moldam o futuro (Foto: Ares Soares)
Em sua palestra, Ferreirinha abordou temas como inovação, experiência, longevidade, saúde mental e os novos comportamentos que moldam o futuro (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, iniciou nesta segunda-feira (20) o Mundo Unifor 2025, a 12ª edição do maior evento científico e cultural do Nordeste. Realizada no Teatro Celina Queiroz, a abertura contou com palestra ministrada por Carlos Ferreirinha, fundador da MCF Consultoria e ex-presidente da Louis Vuitton Brasil.

Como de costume, o Mundo Unifor começou com a apresentação musical da Big Band, seguida pelo discurso do reitor da Unifor, professor Randal Martins Pompeu. O docente salientou que o evento dialoga diretamente com a missão da Universidade de promover o desenvolvimento social, econômico, científico e cultural e transformar positivamente vidas por meio do conhecimento.

"Ao longo de cinco dias, teremos uma programação ampla, com encontros acadêmicos, feira de carreiras, palestras, oficinas e duas novidades: o Prêmio de Literatura Unifor e o Fórum da Administração – ENANGRAD. Agradeço à equipe da Unifor envolvida na organização e aos parceiros que tornam este momento possível. Com satisfação, declaro aberto o Mundo Unifor 2025 e desejo a todos uma experiência inspiradora", completou o reitor.

Na palestra de abertura, Carlos Ferreirinha destacou o conhecimento como ferramenta de transformação. Compartilhando sua trajetória, ressaltou que a inquietação e o aprendizado constante foram os motores de sua carreira. “Conhecimento é libertador, informação empodera. Cada um precisa assumir o protagonismo do próprio desenvolvimento”, afirmou.

Ferreirinha abordou a transição da era da qualidade para a era das experiências, explicando que hoje o diferencial está em emocionar e criar pertencimento. Para ele, a educação também deve seguir esse caminho, estimulando o engajamento e a vivência prática do aprendizado.

O palestrante destacou ainda os sinais que moldam o presente: a valorização do lar e da hospitalidade, a longevidade ativa e o cuidado com a saúde mental. Inspirado na gestão do luxo, defendeu quatro princípios essenciais: diferenciação, atenção aos detalhes, relacionamento e autenticidade.

Sobre o Mundo Unifor 

Com programação até sexta-feira (24), o Mundo Unifor tem o objetivo de promover o diálogo entre ciência, tecnologia e humanidades, incentivando a reflexão sobre como as inovações moldam o presente e transformam o futuro.

A edição 2025, com o tema “O mundo em conexão: Natureza, Tecnologia e Humanidades”, contempla atividades que integram ciência, inovação, cultura, tecnologia e reflexão social. Realizado de dois em dois anos, o evento já recebeu nomes como o vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, o filósofo Gilles Lipovetsky e o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento.

A Universidade de Fortaleza reafirma, assim, seu compromisso com a educação, a inovação e a sustentabilidade.