null Revista do Conselho Superior de Editoração da Unifor realiza palestra sobre promoção da saúde

O evento tem como objetivo debater como a arte e a cultura também podem ser aliadas no processo de cuidado

Na ocasião, será discutido o modelo biopsicossocial e espiritual, organizado a partir do cuidar (Foto: Getty Images)

A Revista Brasileira em Promoção da Saúde (RBPS), do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz -, vai realizar a palestra "Cultura e Arte como Instrumento de Promoção da Saúde". Parte da programação do Mundo Unifor, o evento ocorrerá no dia 17 de outubro, no auditório A1, das 15h30 às 17h30.

O momento, destinado para toda a comunidade acadêmica, tem como objetivo promover o conceito ampliado de saúde e a atuação interdisciplinar na área. A palestra vai tratar sobre como cultura e arte também abrangem o cuidar, rompendo com uma estratégia biomédica centralizada na cura, na remissão de sintomas e na atuação protagonista dos profissionais em equipamentos de saúde.

Dessa forma, será discutido na ocasião o modelo biopsicossocial e espiritual, organizado a partir do cuidar, com estratégias que busquem a ação compartilhada com distintos saberes, crenças, raças, manifestações culturais, por exemplo.

Além disso, a palestra vai abordar a importância de uma conduta interprofissional realizada com e para as coletividades, com o compromisso da busca do bem-estar e da qualidade de vida, tendo a arte, a cultura, e os festejos como intermediários da visibilidade das demandas e aspirações das populações.

Para debater sobre essa questão, o evento contará com a palestra da coordenadora dos Cursos Básicos de Arte da Escola Porto Iracema das Artes - equipamento do Governo do Estado -, Camila Alves, e da professora da Unifor e editora-chefe da RBPS, Ana Almeida

A RBPS é uma renomada revista da Unifor e recebe muitos artigos de áreas da saúde, com estudos realizados por profissionais da enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição, odontologia, entre outras.

Conheça as palestrantes

Camila Alves

Camila Alves é educadora, pesquisadora e artista no campo das artes visuais. Doutora e mestre em Arte e Cultura Visual pela UFG (2021), ela tem se dedicado às questões da mediação, seja em museus ou demais espaços de formação, partindo e voltando às imagens, seus processos de criação, pensamento e culturas. Nos últimos anos, tem desenvolvido ações de formação e pesquisas na área de arte urbana, com ênfase na produção de mulheres grafiteiras.

Trabalhou com diversos artistas, educadores/as, e mestres da cultura, dentre eles: Camila Soato (BSB), Narcélio Grud (CE), Sivirino de Caju (CE), Mestre João Pedro do Juazeiro (CE), Carol Jaued (Crew Minas de Minas BH), Maruska Ribeiro (CE), em projetos diversos de ação educativa, curadoria, criação e formação. Foi, também, educadora e coordenadora no MAC/CE (2006-2008, 2012-2013, respectivamente).

Atualmente, é coordenadora dos Cursos Básicos em Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes (IDM), em Fortaleza, e tem trabalhado com formação para as juventudes da capital e de outras cidades do Ceará (Juazeiro, Crato, Maranguape, Quixadá).

Ana Almeida

Ana Mattos Brito de Almeida é psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase na Atenção Primária e Promoção da Saúde. Possui experiência profissional em projetos sociais e políticas públicas em saúde, com atuação em ONGs, na Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE).

Atua como docente nos cursos de saúde do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Unifor e compõe a equipe técnica da Assessoria Pedagógica do CCS na mesma instituição, além de estar como editora-chefe da Revista Brasileira em Promoção da Saúde (RBPS) da Universidade desde 2022. Além disso, integra o Laboratório de Estudos e Práticas em Psicologia (LEPPSAUDE) do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza e é professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Unifor.

Sobre o Mundo Unifor

O Mundo Unifor é o maior evento de disseminação científica, cultural, artística e de humanidades da região Nordeste. Durante os dias do evento, o campus da Unifor será tomado por palestras, oficinas, encontros científicos e diversas atividades promovidas pelos quatros centros de ciências da instituição.

Ademais, a iniciativa reúne pensadores, líderes e agentes de mudança para discutir e inspirar ações em torno de questões globais críticas. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.