Orgulho Unifor: Professores publicam artigo sobre cajucultura sustentável em periódico internacional
seg, 19 setembro 2022 10:45
Orgulho Unifor: Professores publicam artigo sobre cajucultura sustentável em periódico internacional
Considerado patrimônio cultural e econômico do Ceará, o caju é uma peça importante no agronegócio e na econômica estadual
Fernando Viana e Roselene Del Vecchio, docentes do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) da Universidade de Fortaleza – instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz –, tiveram o artigo “Diving into the business strategy: The strategy tripod's influence on supply chain sustainability orientation” ("Mergulhando na Estratégia de Negócios: a influência do Tripé da Estratégia na orientação para a sustentabilidade em cadeias de suprimentos", em português) publicado no periódico Business Strategy and the Environment, da editora Wiley Online Library.
O artigo investiga como o impacto de um conjunto de táticas específicas pode influenciar no desenvolvimento da indústria de cajucultura em direção à sustentabilidade. Segundo Viana, esse “combo” de técnicas empresariais se chama Tripé da Estratégia, que é composto por três correntes: Visão Baseada na Indústria, Visão Baseada em Recursos e Visão Baseada em Instituições.
Patrimônio cultural
O Ceará possui 269.829 hectares de área destinada à plantação do caju, fruta considerada patrimônio cultural e econômico do estado. O território em solo cearense representa 63,24% da área total de cajueiros destinada à colheita no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a Produção Agrícola Municipal (PAM). Nesse sentido, além de uma cultura popular, a cajucultura tem grande importância no agronegócio e na economia estadual.
Ao jogar luz sobre as relações pouco exploradas entre estratégia de negócios e sustentabilidade na cadeia de suprimento da cajucultura, a pesquisa mostrou que, apesar de existir influência do tripé de estratégia, a ênfase foi colocada na perspectiva da empresa. Por sua vez, o empreendimento afetou a orientação de sustentabilidade dessa corrente nos níveis industrial e institucional, que receberam menos consideração na criação de planos de ação.
Nesse sentido, as companhias devem passar da resposta à pressão para a gestão da estratégia para implementar iniciativas orientadas à sustentabilidade. Ou seja, sair de uma abordagem reativa para uma abordagem proativa.
"A importância do trabalho está associada, também, ao fato de a pesquisa ter sido realizada em um setor importante do ponto de vista econômico e social para o Ceará e o Nordeste, que é a cajucultura" – Fernando Viana, pesquisador e docente do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA)
Parceria de sucesso
A pesquisa teve origem na tese de doutorado de Roselene del Vecchio, defendida no PPGA. Estudando o tema desde 2016, a professora defende que a publicação veio validar a pesquisa elaborada. “Dessa forma, essa publicação é muito importante, pois possibilita a ampla divulgação de um tema rico e impactante”, pontua.
Além dos representantes da Unifor, o artigo contou com a participação de outro pesquisador, o professor Minelle Silva. Ele, que já fez parte do corpo docente da Universidade de Fortaleza, atualmente é vinculado à Excelia Business School, em La Rochelle (França).
A parceria entre os docentes iniciou em 2017, quando Roselene foi orientada por Fernando no doutorado. Na época, começaram a discutir sobre como integrar os campos teóricos que norteiam o artigo, hoje publicado internacionalmente. No entanto, o professor já vinha estudando sobre o Tripé da Estratégia desde o início do próprio doutorado, em 2009.
"Agradeço a Unifor por todo apoio e incentivo dado, inclusive fui bolsista por duas vezes pela instituição. Sem esse apoio não seria possível uma pesquisa com essa" – Roselene Del Vecchio, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unifor
Relevância internacional
O periódico Business Strategy and the Environment, da editora Wiley Online Library, possui fator de impacto 10.801, considerado alto na área de administração. Usando a métrica do Journal Citation Reports (relatório de avaliação das revistas científicas mais influentes do mundo), em termos de citações, o periódico está classificado na posição 19 (de 155) na área de negócios (Business); 7 (de 127) na área de estudos ambientais (Environmental Studies); e 16 (de 226) na área de gestão (Management).
A publicação do artigo em periódico internacional, além de dar visibilidade acadêmica aos pesquisadores envolvidos, reforça a cultura de incentivo à pesquisa e inovação na Unifor, que está comprometida com o incremento do conhecimento humano e desenvolve pesquisas em diversas áreas.
De acordo com Fernando Viana, o feito revela que o PPGA da Unifor tem desenvolvido pesquisas que estão chamando atenção no mundo todo e, ao mesmo tempo, são relevantes para o contexto local, ao nível nacional. “Ou seja, estamos desenvolvendo e publicando pesquisas de impacto”, destaca.