null Unifor e multinacional farmacêutica firmam parceria para desenvolver projetos de inovação

Qua, 9 Fevereiro 2022 16:50

Unifor e multinacional farmacêutica firmam parceria para desenvolver projetos de inovação

A empresa Novartis vai prestar uma mentoria ao projeto de pesquisa Renal Health, que poderá ser acompanhada também por alunos da Unifor


A parceria entre a Unifor e a Novartis abre possibilidades para o desenvolvimento de diversos projetos na área médica (Foto: Ares Soares)
A parceria entre a Unifor e a Novartis abre possibilidades para o desenvolvimento de diversos projetos na área médica (Foto: Ares Soares)

Na busca por solucionar problemas e melhorar a qualidade de vida da sociedade por meio da ciência e da inovação, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, tem ampliado esforços para impulsionar os projetos de pesquisa e transformá-los em produtos acessíveis à população. Nesse sentido, a Unifor está firmando parceria com a Novartis Brasil, uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo.

Na última segunda-feira, 7, o executivo da área médica da Novartis Brasil, Rafael Reis, esteve na Universidade para conhecer a estrutura da instituição, os laboratórios e os projetos científicos desenvolvidos por alunos e professores. Na visita, foi discutida ainda sobre a mentoria que a empresa vai prestar aos pesquisadores do projeto Renal Health, coordenado pelo professor Geraldo Bezerra, nefrologista e professor da pós-graduação em Saúde Coletiva. O Renal Health tem o objetivo de desenvolver ferramentas que melhorem a adesão das pessoas com doença renal crônica aos tratamentos sugeridos.

“Nós participamos de uma seleção nacional de projetos junto à Novartis, o edital Emerge [empresa de consultoria de inovação especializada em integrar ciência e mercado], para o desenvolvimento de novas tecnologias em saúde e ficamos entre os finalistas. Agora, a Novartis irá prestar uma mentoria ao nosso projeto sobre assuntos regulatórios de equipamentos médicos, experiência do paciente, marketing, entre outros assuntos que irão auxiliar no desenvolvimento desta ferramenta”, explica o professor Geraldo Bezerra.

Segundo ele, a mentoria ainda está em fase de planejamento e todos os detalhes do cronograma serão divulgados em breve, mas a previsão é que as atividades tenham início no primeiro semestre de 2022. Os encontros serão mensais e poderão ser acompanhados, principalmente, por alunos da pós-graduação Unifor, que tenham interesse em assuntos como a interseção entre saúde e tecnologia.

Além de trabalhar habilidades nas áreas especificadas pelo professor, a equipe da Novartis irá ajudar no desenvolvimento de melhorias no aplicativo Renal Health e em ferramentas que se conectam ao app, como a caixa de medicamentos, que auxilia o paciente na organização do tratamento, dos horários das medicações, entre outra funções. O objetivo é deixar o projeto apto a ser lançado no mercado.

Dos laboratórios para o mercado

Durante a visita ao campus da Unifor, o representante da Novartis Brasil, Rafael Reis, conheceu toda a estrutura do Núcleo de Biologia Experimental da Unifor (Nubex), incluindo os recém inaugurados laboratórios NB3 e NBA3 da Unifor, o Parque Tecnológico, a Diretoria de Tecnologia e o Vortex, laboratório onde vários projetos vêm sendo desenvolvidos na área de saúde e tecnologia. A atividade também foi acompanhada pelo vice-reitor de Pesquisa, Milton Sousa; pela coordenadora de Pesquisa da Vice-Reitoria de Pesquisa,  Adriana Rolim e, pela diretora do Nubex, Ana Cristina Moreira.

Para o professor Milton Sousa, as parcerias e o relacionamento com o setor privado são fundamentais para a concretização de projetos de pesquisa. “As inovações que nós vamos gerar serão colocadas no mercado através do setor privado. Então, se relacionar com uma grande empresa do setor farmacêutico é muito importante e, inclusive, ficou aberta a possibilidade de futuras parcerias na área de tecnologia e desenvolvimento de startups na área da saúde”, destacou o vice-reitor.
 

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.