Vice-Reitoria de Pesquisa promove encontro para debater a prática científica

A iniciativa tem como objetivo enriquecer a formação dos estudantes do Programa de Bolsas de Iniciação Científica

O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia (Foto: Getty Images)

A Vice-Reitoria de Pesquisa da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, promoverá no próximo dia 16 de outubro, às 17h, no auditório H85, o lançamento da Trilha de Iniciação Científica e Tecnológica 2024/2025. O evento tem como principal objetivo destacar a relevância da iniciação científica na formação acadêmica dos graduandos, além de contribuir para o enriquecimento da trajetória estudantil daqueles que participam do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Na oportunidade, haverá boas-vindas com DJ, pipoca grátis e a participação especial da mascote Moema. O momento terá palestras conduzidas pelos docentes Milton Sousa, Naiderson Lucena, Gabriela Lima e Christina Praça

A professora Adriana Rolim, coordenadora de pesquisa da Unifor, enfatiza a importância do evento para impulsionar o desenvolvimento de projetos inovadores. "Este será o momento ideal para transformar a curiosidade em pesquisa, para se engajar em iniciativas de grande impacto e, quem sabe, fazer a diferença no mundo. Além disso, é uma oportunidade valiosa para contribuir diretamente com a construção do seu TCC ou de outros projetos acadêmicos que podem marcar sua trajetória".

O evento também é organizado pelos Núcleos de Pesquisa e Inovação (NIP), cuja missão é promover e incentivar a pesquisa e a inovação nos diversos Centros de Ciências da Unifor, impulsionando essas duas competências fundamentais na formação acadêmica.

Pesquisa e inovação é destaque na Unifor

A Unifor se destaca no cenário acadêmico e científico por seu robusto incentivo à pesquisa, oferecendo bolsas de iniciação científica, suporte a grupos de pesquisa, editais específicos e significativos investimentos voltados para alunos, professores e pesquisadores. Esse apoio vai desde a tradução e correção de artigos em inglês até o estímulo para publicações em revistas internacionais e apresentações em eventos de grande relevância no exterior.

Esse compromisso com a pesquisa consolidou a Unifor como a segunda maior instituição privada em produção científica nas regiões Norte e Nordeste, refletindo seu papel de destaque no meio acadêmico.

Entre os principais empreendimentos da Unifor nessa área estão o Parque Tecnológico (TEC Unifor), que abriga laboratórios de última geração e promove pesquisas de ponta em colaboração com parceiros estratégicos, e o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex), que oferece a alunos e docentes a oportunidade de desenvolver projetos inovadores nas áreas da saúde e biológicas. Atualmente, centenas de projetos estão em andamento nas áreas de Comunicação e Gestão, Direito, Saúde e Tecnologia, gerando produtos e processos inovadores que não só aprimoram o ensino na universidade, mas também impactam positivamente o meio científico regional e nacional.

Trilha de Formação em Iniciação Científica e Tecnológica
Data: 16/10/2024