“De Olho na Fono”: nova edição aborda as necessidades complexas de comunicação
Com encontros mensais, o evento do curso de Fonoaudiologia evento promove a conexão entre alunos e profissionais renomados

O curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza nova edição do evento "De Olho na Fono" na próxima terça-feira (23), a partir das 11h20, nas salas B32 e B34. Gratuito e aberto ao público, o encontro nesta edição tem o tema "Necessidades complexas de comunicação: fala e CAA". A participação requer inscrição, e os interessados devem utilizar apenas o link abaixo.
Com foco na troca de experiências e no aprofundamento de práticas clínicas, o encontro tem como objetivo discutir os desafios da fala e da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA), reforçando a importância de estratégias eficazes para ampliar as possibilidades de interação de pessoas com necessidades complexas de comunicação.
A CAA consiste em um conjunto de estratégias que ampliam as possibilidades de expressão de pessoas com deficiência. É voltada especialmente para pessoas sem fala ou escrita funcional, ou que apresentam limitações significativas na comunicação.
A edição de setembro do "De Olho na Fono" será ministrada pelas professoras Gabriella Pinheiro, do curso de Fonoaudiologia da Unifor, e Bruna Porto, que atua na Faculdade Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE).
Professora Gabriella Pinheiro (à esquerda) e professora Bruna Porto (à direita) (Fotos: Arquivo Pessoal)
Realizado mensalmente, o evento promove a conexão entre os alunos e profissionais já inseridos no mercado de trabalho e, em consequência, proporciona visão prática da carreira e estimula o networking.
Sobre as palestrantes
A professora Gabriella Pinheiro é mestre Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e especialista em Desenvolvimento Infantil pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Gabriella é ainda docente da pós-graduação em Linguagem na Faculdade IDE.
Do mesmo modo, Bruna Porto tem especialidade em Desenvolvimento Infantil pela UFC e é professora da pós-graduação em Linguagem na Faculdade IDE.
Faça Fonoaudiologia na Melhor!
O curso de Fonoaudiologia da Unifor possui nota 4 (em uma escala de 0 a 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Os alunos da graduação têm acesso a laboratórios equipados com tecnologias de ponta, além de um espaço para estágio e maior prática no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI).
As inscrições para o processo seletivo 2026.1 da Unifor já estão disponíveis. O vestibular presencial está marcado para o dia 19 de outubro, no campus da instituição, e as candidaturas são realizadas, exclusivamente, pelo site da Unifor até o dia 14 do próximo mês.
Os candidatos também podem garantir sua vaga por meio de outras cinco modalidades de ingresso: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nota de vestibulares anteriores da instituição, transferência de outra universidade, segunda graduação ou reabertura de curso.
Serviço
De Olho na Fono
Tema: "Necessidades complexas de comunicação: fala e CAA"
Data: 23 de setembro
Horário: 11h20 às 13h
Local: salas B32 e B34
Inscreva-se aqui!