365 Lab é a agência responsável por criar nova identidade visual da EDISCA

ter, 2 janeiro 2024 11:55

365 Lab é a agência responsável por criar nova identidade visual da EDISCA

A escola de dança se une a outros 13 clientes atendidos em 2023 pela agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor


Além da nova identidade visual da marca, a agência experimental da Unifor desenvolveu a campanha publicitária da 4ª edição do Bazar & Brechó da EDISCA (Foto: 365 Lab)
Além da nova identidade visual da marca, a agência experimental da Unifor desenvolveu a campanha publicitária da 4ª edição do Bazar & Brechó da EDISCA (Foto: 365 Lab)

A 365 Lab, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, por meio de recente parceria firmada com a Escola de Dança e Integração para Criança e Adolescente (EDISCA), é a responsável pela criação da nova marca da entidade. A identidade visual foi lançada no dia 22 de dezembro, no perfil do Instagram da escola.

Com cores marcantes e linhas que acompanham o movimento da arte para o universo gráfico, representando de forma visual a união de diversas pessoas, projetos e ideias, a nova marca foi pensada especialmente para transmitir tudo o que a EDISCA simboliza, além de expressar a força da instituição, a beleza da arte e as vibrações de suas conquistas.

Liza Herculano, aluna do sexto semestre da graduação e diretora de arte responsável pelo novo design, relata que o processo criativo da nova identidade visual foi marcado por muita pesquisa sobre a história da instituição. A sensibilidade para entender os projetos sociais também foi um aspecto presente na concepção, além de uma série de testes para decidir o que realmente transmitiria a essência da escola. 

“Desde o começo, na etapa de definição do conceito, percebemos que nosso desafio seria transparecer visualmente a riqueza de ritmos, projetos e histórias que a EDISCA trás. Para alcançarmos isso, buscamos referências tanto no âmbito artístico quanto no social, pois sabíamos que essas duas vertentes seriam de forte peso para entregar a mensagem da instituição”, sublinha.

Assim, para o visual, foram escolhidas linhas que expressam e acompanham essa diversidade e movimento, sempre unidas a fotos e vídeos da realidade da EDISCA. “Para a marca em si, optamos por uma tipografia com pesos diversos e que transmite essa pluralidade e transformação constante, acompanhada de uma paleta de cores contendo o laranja como vibração, o roxo como arte e o azul como força”, detalha Liza.

O trabalho foi marcante para toda a equipe que participou do projeto. Para Luana Melo, redatora da agência e aluna do oitavo semestre de Publicidade e Propaganda, fazer parte do time que estava à frente do job foi uma experiência recompensadora. 


“As pessoas que compõem a EDISCA nos inspiraram a querer fazer um trabalho muito bom, porque elas fazem um trabalho espetacular. E fazer parte da história delas, mesmo que de forma indireta, foi muito gratificante. Acho que foi uma das minhas experiências favoritas na 365 Lab”Luana Melo, redatora da 365 Lab

Gabriel Leal, aluno do sexto semestre do curso e diretor de operações da equipe responsável pela estratégia da 365 Lab, também ressalta a felicidade de ter trabalhado com a instituição. “Foi muito massa essa oportunidade porque, como marca mesmo, a EDISCA é extremamente conhecida e respeitada aqui em Fortaleza. É um projeto social muito lindo e que tem um papel importantíssimo na promoção da cultura na cidade”, pontua.

Bazar & Brechó Edisca

A parceria com a EDISCA teve início em julho de 2023, após reunião para a coleta de briefing e alinhamento de expectativas entre a organização e a 365 Lab. Dentre as várias demandas de comunicação, a criação da nova identidade visual foi o primeiro trabalho desenvolvido, seguido pela campanha de divulgação da 4ª edição do Bazar & Brechó Edisca, realizado no shopping RioMar Fortaleza de 6 a 10 de dezembro. 

A 365 Lab contemplou todas as etapas e serviços que uma agência de mercado oferece. "Para que estes produtos fossem entregues, o processo contou com a participação de todos os setores: briefing robusto, estratégia de campanha, produção de vídeos e fotos, criação de peças e publicidade de guerrilha dentro do shopping”, pontua Talita Guimarães, uma das gestoras da agência experimental da Unifor.


“Um dos diferenciais da campanha desenvolvida para o Bazar foi o teaser em forma de ação de guerrilha, que, posteriormente, virou um vídeo case. A partir disso, a campanha digital foi iniciada. Foram produzidos alguns posts para as redes sociais da EDISCA, além de um vídeo de revelação” Talita Guimarães, docente do curso de Publicidade e Propaganda 

Para viabilizar a ação, a 365 Lab contou com a ajuda do curso de Moda, que auxiliou com a materialização da "bolsa gigante" presente no vídeo case. A costureira e estagiárias ficaram responsáveis pela confecção manual da costura e a pintura da frase foi feita por alunos que estagiam na agência, os “Labers”.

Além de Talita, Liza, Luana e Gabriel, estiveram envolvidos nos trabalhos realizados para a Edisca os professores Diego Henrique Paiva, Ana Carolina Coe e Davi Rocha, e os alunos Cailane Castelo, Julie Pontes, Vanessa Ribeiro, Yuri Costa, Beatriz Priante, Guilherme Lima, Arthur Rocha, Ana Carolina Guilherme, Orlando Rebouças, Pedro Rebouças, Bruno Pompeu, João Paulo Albuquerque, Leonardo Guimarães, Rodrigo Fraga, Raisa Barros e Alice Frota.

Vivência de mercado

Inaugurada em 2020, a 365 Lab é a agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor e tem como proposta atender seus clientes durante um ciclo de 365 dias. No laboratório, os estudantes têm a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho, com oportunidades de crescimento ao gerenciar a comunicação de clientes reais. Anteriormente, a iniciativa funcionava como Agência NIC, criada em 1999.

“Faz parte do projeto pedagógico da graduação incentivar os alunos a exercitar, desenvolver e praticar o que aprendem em sala de aula e na matriz curricular, em ações e trabalhos reais, com clientes reais e experiências que possam reproduzir e simular o que eles encontrarão no mercado. Esse é o objetivo que move a 365Lab”, salienta o professor Claudio Sena, coordenador do curso.


“Tanto em campanhas como em ações pontuais, ou mesmo naquelas que ganham maior repercussão, os alunos sempre tomam a frente para representar a Universidade e também a agência, o que os coloca na figura de protagonistas. Eles se sentem realizados e ganham experiências que vão ajudá-los na carreira profissional, algo que já começa durante a própria graduação” – Claudio Sena, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda 

Atualmente, a 365 Lab é coordenada pelos professores Ana Carolina Coe, Diego Paiva, Davi Rocha e Talita Guimarães, além dos coordenadores de curso Claudio Sena e Jari Vieira, O trabalho é executado por até seis setores: atendimento, planejamento, direção de arte, redação, produção fotográfica e audiovisual. A ideia é ampliar a experiência dos estagiários em diversos níveis e funções.

Os projetos perpassam todo o processo publicitário da comunicação, indo da negociação e relacionamento com o cliente ao planejamento integrado de comunicação; do investimento em mídia à criação de peças publicitárias; e, por fim, da produção gráfica e digital ao acompanhamento das estratégias dos resultados de cada cliente em tempo real.

A agência atua, exclusivamente, com entidades sem fins lucrativos, parceiros estratégicos da Unifor e departamentos acadêmicos da instituição, sendo, em sua maioria, projetos sociais ou organizações não-governamentais, como a EDISCA. Em 2023, no total, foram atendidos 14 clientes, que somaram cerca de 90 campanhas publicitárias desenvolvidas pela 365 Lab. 

Alguns destaques envolvem as soluções de comunicação para a EDISCA, a adesivação do bloco dos cursos de Moda (tecnológico e bacharelado), o trabalho realizado para a Estação da Luz e a campanha feita em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Receita Federal do Brasil


Arte do outdoor da campanha "Declaração Solidária”, desenvolvida para o Ministério Público do Estado do Ceará (Imagem: Divulgação)

O enxoval da campanha “Declaração Solidária” envolveu outdoor, spot de rádio, anúncio de jornal e carrossel de imagens para as redes sociais do MPCE. As peças foram criadas com o objetivo de estimular os contribuintes a destinarem parte da restituição do Imposto de Renda a instituições de assistência a crianças, adolescentes e/ou idosos.

Diferencial na formação técnica e humana

Além da vivência de mercado, os alunos que estagiam na 365 Lab têm a oportunidade de desenvolver competências que vão além da experiência prática. “Muitos estudantes imaginam que o grande aprendizado da nossa agência é a questão técnica. Claro que a gente trabalha isto, mas o que eu acho ainda mais importante é a evolução comportamental deles. Quando, por exemplo, eles apresentam uma postura mais responsável, comprometida, empática, de liderança, etc. É muito bonito ver este crescimento”, destaca Talita Guimarães.

Os discentes Luana Melo e Gabriel Leal corroboram a fala da professora ao enfatizarem a colaboração de todos no processo de formação dos alunos. “Trabalhar na 365Lab tem sido uma experiência maravilhosa. Sinto que cresci muito como publicitária e como pessoa dentro da agência. Aprendo muito com os meus colegas, com os nossos professores e gestores, que são maravilhosos e estão sempre dispostos a nos ajudar, e com os nossos clientes”, afirma Luana.


“[Eu sinto que a 365 Lab entrega] a proposta de capacitar os alunos para o mercado, fazer conexões entre eles e com profissionais já consolidados, e criar uma rede de contato entre os estagiários que estão lá. Sou muito grato por ter tido a oportunidade de entrar na agência no ano passado e ter participado de projetos tão bons”Gabriel Leal, diretor de operações da 365 Lab

Reconhecimento nacional

A 365 Lab é a agência experimental mais antiga e mais premiada do Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Em setembro, a agência foi premiada pela 8ª vez como a melhor agência júnior do Brasil na Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), vertente prática do Intercom, maior congresso de comunicação do país. Além disso, foi eleita 19 vezes a melhor do Nordeste pelo Intercom Nacional e Regional.


A 365 Lab já foi eleita oito vezes a melhor agência experimental do Brasil e 19 vezes a melhor do Nordeste pelo Intercom Nacional e Regional (Foto: Ares Soares)

O professor Claudio Sena, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, ressalta a importância do prêmio para a Unifor e para a graduação. "Conquistar essa colocação, sabendo que todas as agências dos cursos de publicidade do país estavam concorrendo, e sendo o Intercom uma grande referência, confirma a excelência da Universidade Fortaleza. Isso é muito bom para todos nós”, celebra.

Serviço

365 Lab
Local: Bloco Q, Sala 19
Contatos: (85) 3477-3238 | 365lab@unifor.br
Instagram: @agencia365lab
Facebook: agencia365lab
LinkedIn: Agencia 365Lab
YouTube: Agência 365LAB
TikTok: a365lab