Coletivo Negrada propõe positivação da cultura preta em programações na Universidade de Fortaleza
Intervenções culturais, mostra de cinema, mesas de conversa e uma aula de antirracismo compõem o evento de tema "ConheciPreto e Antirracismo".
O Coletivo Negrada, grupo de alunos negros da Unifor, planejou um Novembro Negro com dinâmicas inspiradas em práticas antirracistas, como a de valorizar a cultura negra. A Mostra “Mundo Black Fortal”, instalada no hall do Centro de Convivência, estará em exposição até o dia 30 de novembro com cartazes exibindo personalidades e projetos de pessoas negras.
Em uma programação audiovisual, parceria com o curso de Cinema, a Mostra “Afrovisual” de filmes e curta-metragens dirigidos e protagonizados por pessoas negras e indígenas acontecerá a partir do dia 20 de novembro nas videotecas da Universidade. Já II Semana da Consciência Negra traz, nos dias 21 a 23 e 29 do mês, arte, música, história e consciência antirracista.
O mês de novembro é simbólico para a comunidade negra devido ao 20 de novembro; memorado como dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder Quilombola, que foi assassinado por por lutar pela liberdade do povo negro escravizado.
Programação especial
Com tema geral “ConheciPreto e Antirracismo”, a programação busca a valorizar a produção e cultura negra; apoiar o afroempreendedorismo; promover o conhecimento da história dos movimentos negros; reconhecer o racismo internalizado; incentivar a apropriação do respectivo lugar de fala da comunidade.
A abertura do evento aconte na terça-feira (21), na praça aberta ao lado do Centro de Convivência, em uma mesa de conversa sobre “Resistência Cultural Negra e suas Manifestações”, com o professor Hilário Ferreira; o artista, produtor cultural e pesquisador Jovem Èsù, vindo de Redenção (CE); Alexia Ferreira, do Colagem Negra; e a presença da cantora Lorena Nunes.
A Feira Negra de Fortaleza, projeto de mulheres negras empreendedoras, também estará presente na abertura do evento.
No segundo dia, quarta-feira (22), acontece a segunda edição da aula aberta de Educação Antirracista, na praça aberta ao lado do Centro de Convivência, com o tema “Consciência pra quem? ConheciPreto e Antirracismo na Prática”, debatido por professores e pesquisadores do movimento negro.
Quinta-feira (23), haverá comemoração aos 50 anos do Hip Hop, movimento cultural de base negra e periférica, em parceria com o projeto “Hip Hop Fortal”, portal de notícias sobre a cena local.
No dia 29 de novembro, às 14h30, o Espaço Cultural Unifor recebe o Encontro de Fóruns Negros Universitários: Articulações dentro da Academia, encerrando a programação.
Sobre o Coletivo Negrada Unifor
A coordenação do Coletivo Negrada Unifor – primeiro coletivo de alunos negros promovendo cultura negra e consciência antirracista no campus da Universidade de Fortaleza – atualmente é constituída por Dhara Amorim (Jornalismo), Magi do Carmo (Cinema), Vinicius Pereira (Psicologia), Vinícius Pires (Jornalismo), além de contar com o apadrinhamento do professor de Administração Bruno Lessa, bem como o apoio institucional da TV Unifor e do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES). O coletivo promove ações desde 2022.
Neste semestre (2023.2), o Coletivo Negrada junto ao Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES) concluiu o grupo de estudos “Negritude e Antirracismo”, com enfoque no letramento racial para alunos negros e brancos de vários cursos.
Programação completa
Serviço
Mostra Mundo Black Fortal
O que: exposição
Onde: hall do Centro de Convivência
Quando: 16 a 30 de novembro
Mostra de cinema Afrovisual
O que: filmes com direção e protagonismo afrocentrado
Onde: Videotecas
Quando: 20, 21, 23 e 28 de novembro
Feira Negra
O que: bancas de produtos afrocentrados
Onde: praça ao lado do Centro de Convivência
Quando: 21 de novembro, a partir das 9h30
II Semana de Consciência Negra
O que: mesas de conversa e Aulão Antirracista
Onde: praça ao lado do Centro de Convivência
Quando: 21, 22 e 23 de novembro
Encontro de Fóruns Negros
O que: Encontro de Fóruns de Estudantes Negros de Todas as Universidades
Onde: Espaço Cultural Unifor
Quando: 29 de novembro, às 14h30
Terça-feira - 21/11/2023
Mesa: “Resistência Cultural Negra e suas Manifestações”
Com: Hilário Ferreira, Alexia Ferreira, Jovem Èsù e Lorena Nunes
Local: praça aberta ao lado do centro de convivência
Horário: 9h30
FEIRA NEGRA
Local: praça aberta ao lado do Centro de Convivência
Horário: 9h-13h
Quarta-feira - 22/11/2023
Aulão Antirracista: “Consciência pra Quem? Conhecipreto e Antirracismo na Prática”
Com: Izabel Accioly, JPreto e Vera Rodrigues com mediação de Bruno Lessa
Local: praça aberta ao lado do Centro de Convivência
Horário: 9h30
Quinta-feira - 23/11/2023
Especial Hip Hop Fortal: Roda de Conversa “Quem Faz O Hip Hop!”
Com: BAKKARI, Má Dame, Rizzi
Local: praça aberta ao lado do Centro de Convivência
Horário: 9h30
Quarta-feira - 29/11/2023
Encontro de Fóruns Negros Universitários
Local: Espaço Cultural Unifor
Horário: 14h30