qui, 23 abril 2020 11:27
Comemore o Dia do Livro com as bibliotecas da Unifor
Conheça mais sobre os serviços e recursos da Biblioteca Central e da Biblioteca de Acervos Especiais.
Celebra-se hoje, 23 de abril, o Dia do Livro. No atual momento de quarentena, esses portadores de imaginação em páginas têm sido grandes aliados, pois suas palavras ajudam a explorar o mundo além das paredes de casa. Seja físico ou digital, o livro sempre terá sua importância.
Como uma instituição que reconhece isso, a Universidade de Fortaleza enaltece os livros por meio de duas poderosas bibliotecas: a Biblioteca Central e a Biblioteca de Acervos Especiais. Engana-se quem pensa que elas não estão à disposição neste momento tão necessário; um volumoso acervo online está disponível. Conheça mais sobre ambas a seguir.
Biblioteca Central
Oferecendo conhecimento e inovação para todas as áreas, a Biblioteca Central nasceu junto à Unifor, em 1973, e desde então vem ampliando seu acervo. Apresenta diferenciais nos serviços, na estrutura, na equipe técnica e na modernização, dentre outras características.
Ao longo dos anos, a instalação seguiu na frente ao adotar recursos digitais. Em 2018, implantou a Busca Integrada, uma ferramenta inovadora que integra os catálogos de obras físicas e digitais. Além disso, a Biblioteca assina base de dados online que disponibilizam periódicos, artigos, vídeos, normas técnicas e outros documentos. Algumas precisam de login na plataforma Unifor Online, enquanto outras são de livre acesso.
O principais serviços oferecidos pela Biblioteca Central são:
- Helpdesk durante o período de quarentena;
-
Empréstimos de livros e vídeos;
-
Capacitações no uso de bases de dados, nas normas ABNT, APA, VANCOUVER, no gerenciador de Referências Mendeley e sobre o uso dos periódicos e plágio;
-
Orientações sobre normalização bibliográfica;
-
Disponibilização da Biblioteca Digital, que mantém bases de dados de periódicos, normas técnicas e quatro plataformas de livros digitais: Minha Biblioteca, Cambridge, Lectio e E-Volution;
-
Realização de levantamentos bibliográficos para professores e alunos de pós-graduação da Unifor, consistindo na realização de pesquisas sobre um determinado assunto, seguindo as especificações definidas pelo solicitante: idiomas, recorte temporal, tipos de material e palavras-chave.
Biblioteca Acervos Especiais
Detentora de mais de 8 mil volumes, a Biblioteca de Acervos Especiais foi criada em 2014 e completou 6 anos de existência no último dia 10 de abril. Seu acervo é distribuído entre livros e coleções raras, tanto nacionais quanto internacionais. São obras literárias em todas as áreas de conhecimento científico, incluindo temas como Artes, Saúde, História do Ceará, Biografias e Direito.
Muitos livros que fazem parte desta Biblioteca foram doados à Unifor por colecionadores ou adquiridos para compor as salas especiais. Alguns trazem dedicatórias e assinaturas de grandes personalidades, além de encadernações com materiais raros e técnicas manuais. Há, inclusive, manuscritos e primeiras edições de obras importantes, dotados de grande estima. Entre as obras raras, estão “Dante con l´espositioni di Christoforo Landino” (1578); “Geschichte in Brasilien” (Maurício de Nassau), de Gaspar Barleus (1659), e “Castrioto Lusitano”, de Raphael de Jesus (1679).
A Biblioteca ainda tem como destaque as publicações do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro de 1840 a 1964, o Arquivo da História do Ceará, organizado por Thomaz Pompeu Gomes de Matos, e o acervo de Francisco Pati, que foi escritor, advogado e conselheiro da Bienal Internacional de São Paulo.
Mais informações
Biblioteca Central da Unifor
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 7h às 21h55, e aos sábados, de 7h30 às 16h25.
Contatos: (85) 3477.3257 | bib@unifor.br
Biblioteca Acervos Especiais
Contatos: (85) 3477-3823 | acervosespeciais@unifor.br.