Confira os detalhes da programação local - Pint of Science 2020
15h - Quanto tempo duram as frutas? Aumento da vida útil e redução de perdas na fruticultura, com o pesquisador Ebenézer de Oliveira Silva
Bate-papo com Ebenézer de Oliveira Silva, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, sobre como a ciência contribui para o aumento de vida útil das frutas, desde a colheita até o armazenamento, e o que isso representa em redução de perdas na fruticultura e no desperdício de alimentos.
Ebenézer de Oliveira atua principalmente em fisiologia e tecnologia pós-colheita, incluindo o processamento mínimo de frutas e hortaliças. Possui mestrado em Fitotecnia e doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa.
19h - O que precisamos saber sobre as vacinas? Fatos, mitos e medos, com os professores Danielle Malta e Edson Holanda
Quando teremos uma vacina contra a Covid-19? Conheça as etapas de desenvolvimento de uma vacina e como ela atua no organismo. Neste bate-papo, com Danielle Malta, professora da Universidade de Fortaleza, e Edson Holanda Teixeira, professor da Universidade Federal do Ceará, será discutida a importância da vacinação e seus impactos na economia e na saúde pública.
Danielle Malta Lima é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Unifor e do Programa de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia. Possui doutorado e mestrado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Tem experiência na área de imunologia, microbiologia e virologia.
Edson Holanda Teixeira é professor do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Possui mestrado e doutorado em Bioquímica pela UFC. Coordena o Laboratório Integrado de Biomoléculas (LIBS). Atua nos seguintes temas: imunomodulação, biofilmes microbianos e em modelos de estudo de câncer.
20h - Ciência verde e amarela, com o professor Gustavo Goldman e a pesquisadora Natália Taschner
O encerramento do festival em Fortaleza abordará sobre a ciência feita no cenário brasileiro; qual a importância de ter ciência feita no Brasil; quais as consequências da ausência de avanços científicos e tecnológicos desenvolvidos no país; como a ciência brasileira é vista por outros países ao longo da história e no cenário atual?
Gustavo Henrique Goldman é professor titular da Universidade de São Paulo. É coordenador de Projeto Temático da FAPESP e de Auxílio à Pesquisa do CNPq, tendo já coordenado inúmeros projetos financiados por agências nacionais e internacionais. Atual presidente da Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM).
Natália Pasternak Taschner é microbiologista e pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, além de presidente do Instituto Questão de Ciência.