Conheça o Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) da Unifor

qui, 18 fevereiro 2021 11:18

Conheça o Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) da Unifor

Iniciativa promove inclusão e acessibilidade no ambiente universitário


Terezinha Joca, professora do curso de Psicologia da Unifor e coordenadora do PAP (Foto: Ares Soares)
Terezinha Joca, professora do curso de Psicologia da Unifor e coordenadora do PAP (Foto: Ares Soares)

“Compreender o humano é compreender sua unidade na diversidade, sua diversidade na unidade”. A frase do filósofo francês Edgar Morin reflete bem a missão do Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. A iniciativa tem três objetivos principais: propiciar serviços voltados para a acessibilidade de pessoas com deficiência e aos alunos que possuem necessidades educacionais específicas; oferecer suporte ao corpo docente, aos funcionários e aos familiares dos alunos, e contribuir para a promoção do bem-estar emocional da comunidade acadêmica. 

“Por ser um espaço de acolhimento e escuta do aluno e da aluna, em sua diversidade, o setor se apresenta como essencial na escuta do sujeito, e representa a instituição, em seu modo acolhedor, para além da formação cognitiva”, afirma Terezinha Joca, coordenadora do PAP. Criado em 2005, o Programa oferece atendimentos de psicologia e psicopedagogia, e oferta os serviços de intérprete, ledor, mobilidade e adaptação de material aos alunos, enquanto busca promover a cultura de inclusão e acessibilidade no ambiente universitário. 

Projetos

O PAP possui, atualmente, três projetos, todos ocorrendo de forma remota. O primeiro deles é o "(PRE)TENSÃO", uma oficina de habilidades emocionais ofertada para todos os alunos da Universidade. A oficina, que tem o objetivo de trabalhar as tensões antes das atividades avaliativas, acontece quinzenalmente e é mediada pela coordenadora do programa e um psicólogo em formação. 

O Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) desenvolveu também o projeto "MEDIA”, sigla para “Mediação do Educador para Docência Inclusiva e Acessível no Ensino Superior”. O MEDIA tem como proposta o acompanhamento do professor com alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), sejam elas questões cognitivas, emocionais, físicas, motoras, visuais e/ou auditivas, em sua turma. 

O terceiro projeto do PAP é o “PAPEANDO (CON)TEXTO”, que consiste em um grupo de estudo vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação nas Profissões da Saúde. O projeto, que também possui encontros quinzenais, tem como objetivo a produção de artigos, diálogos sobre as temáticas propostas e a participação em eventos acadêmicos. 

Atendimento durante a pandemia 

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) pesquisou, de acordo com Terezinha Joca, o comportamento humano em situações de confinamento, e quais seriam os grupos mais vulneráveis ao distanciamento social e às questões emocionais devido a essa nova forma de ensino. “Então, passamos a uma busca ativa, entrando em contato com os estudantes já cadastrados no PAP, oferecendo um apoio online, nos mesmos moldes anteriores e seguindo as orientações do Conselho de Psicologia”, afirma a coordenadora.
 
Para ampliar o alcance e atender às buscas espontâneas e as indicações dos professores e coordenações dos cursos da Universidade, o PAP criou um link para a marcação dos atendimentos, que passaram a acontecer de forma remota, e disponibilizou um número de celular com a possibilidade de contato via WhatsApp. Além disso, o setor deu início a uma parceria com as professoras Eliane Diógenes e Janara Pinheiro, com o Projeto EscutArte.
 
O atendimento online foi a forma que o PAP encontrou para continuar acompanhando quem já era atendido e conseguir alcançar e oferecer um canal aberto aos que estão em busca de apoio psicológico. Atualmente, o setor continua com os atendimentos remotos, que podem ser agendados a partir dos contatos: (85) 3477.3399 – (85) 99250.7530 (WhatsApp) e do endereço de e-mail: pap@unifor.br