Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor é nota máxima no Ministério da Educação

qua, 13 março 2024 14:51

Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor é nota máxima no Ministério da Educação

A graduação conquistou nota máxima nas três dimensões avaliadas pelo MEC: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura


O curso de Cinema e Audiovisual da Unifor se destaca por sua abordagem multidisciplinar, que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado contemporâneo (Foto: Arquivo pessoal)
O curso de Cinema e Audiovisual da Unifor se destaca por sua abordagem multidisciplinar, que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado contemporâneo (Foto: Arquivo pessoal)

Pela terceira vez seguida, o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — obteve nota máxima (5) no Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação (MEC). A avaliação, realizada in loco, é resultado de uma análise minuciosa que abrange três dimensões fundamentais na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.  A graduação recebeu nota máxima em todos os quesitos de avaliação, fato raro na experiência acadêmica nacional.

O curso de Cinema e Audiovisual da Unifor destaca-se por sua abordagem multidisciplinar, que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado audiovisual contemporâneo. Com uma forte articulação entre teoria e prática, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e estéticas ao longo de todo o processo de realização audiovisual, desde a concepção de roteiros até a pós-produção. Além disso, a graduação estimula competências de gestão de negócios, capacitando os alunos para atuarem em diversas áreas do setor.

Para Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, receber a nota máxima do MEC é o reconhecimento de um trabalho acadêmico rigoroso de profissionais profundamente apaixonados pela educação e pelo cinema. “O curso de Cinema e Audiovisual da Unifor é referência no país em termos de projeto pedagógico e de infraestrutura. Mas temos algo mais valioso ainda: professores e professoras, alunas e alunos profundamente apaixonados pelo que fazem”, declara a docente. 

Além disso, Bete destaca que a graduação, como um todo, compreende de forma muito clara a responsabilidade que é fazer cinema numa região como o Nordeste, historicamente  folclorizada nas imagens realizadas por produtores de fora. 


“Fazemos cinema muito ancorados na nossa realidade regional, mas com uma forte conexão com o mundo. Estudamos cinema na perspectiva de nos preparamos para o exercício pleno de nossa cidadania, enquanto cearenses, nordestinos e brasileiros. Mas também como cidadãos do mundo. Nossos alunos e alunas são preparados para ocupar o mercado do cinema e audiovisual em sua plenitude.” — Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor

Outros diferenciais do curso 

Um dos pilares do sucesso da graduação é o seu corpo docente altamente qualificado, composto por doutores, mestres e realizadores audiovisuais com vasta experiência tanto na academia quanto no mercado. Esses profissionais proporcionam um ambiente de aprendizado dinâmico e estimulante, promovendo o diálogo entre teoria e prática e incentivando o pensamento crítico dos alunos.

A estrutura oferecida pela Unifor também é um diferencial do curso, com espaços dedicados à prática cinematográfica, como estúdios de televisão, fotografia e rádio, além do Laboratório de Produção em Audiovisual e Novas Mídias (Labomídia). Esses ambientes proporcionam aos estudantes uma formação abrangente e atualizada, equipando-os com as habilidades e conhecimentos necessários para se destacarem no mercado de trabalho.

Destaca-se a matriz contemporânea, ancorada em dois Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos: Cine Lab.Doc (conteúdos documentais) e o Cine Experiência Lab (conteúdos ficcionais). Outro diferencial é a TV Unifor, um espaço de experimentação e formação de novos comunicadores que promove a produção de conteúdos audiovisuais pelos próprios alunos. Desde sua fundação em 2005, a emissora tem sido uma plataforma para a divulgação da pesquisa, extensão e ensino desenvolvidos na universidade, contribuindo para o fortalecimento do curso de Cinema e Audiovisual.

Além disso, a graduação conta com o Grupo de Pesquisa Sobre Imagem (GPI), que se dedica a reflexões teóricas e práticas sobre a imagem em suas diversas manifestações. Dividido em duas linhas de pesquisa, o GPI oferece aos alunos a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e contribuir para o avanço do campo audiovisual. Por fim, o Programa de Núcleos Criativos (PNC) favorece o desenvolvimento de projetos inovadores dos alunos e alunas, contando com a mentoria de professores e professoras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A matriz curricular do curso está alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina de 2025

Coordenação do curso de Medicina da Unifor integra Oficina Nordeste da ABEM do projeto “Rever: Formação Médica para o Brasil”

Mestre em Farmacologia e doutorando em Medicina Translacional, Victor Hugo é docente do curso de Direito e orientador da Liga de Medicina Legal e Direito da Unifor (Foto: Ares Soares)

Entrevista Nota 10: Victor Hugo Alencar e a união entre direito e medicina para solucionar crimes