Curso de Cinema e Audiovisual promove conversa com Ana Galizia, diretora do filme “Inconfissões”

Curso de Cinema e Audiovisual promove conversa com Ana Galizia, diretora do filme “Inconfissões”

Encontro integra a série “Cine Diálogos Virtuais” e acontece nesta quarta-feira. Participação é aberta ao público.


Ana Galizia junta-se à lista de cineastas convidados do projeto “Cine Diálogos Virtuais”. (Foto: Divulgação)
Ana Galizia junta-se à lista de cineastas convidados do projeto “Cine Diálogos Virtuais”. (Foto: Divulgação)

A cineasta Ana Galizia, diretora do filme documental “Inconfissões” (2018), participa hoje, 28 de abril, às 21h, do projeto “Cine Diálogos Virtuais”, iniciativa do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. O evento será aberto ao público por meio deste link e contará com a exibição do longa-metragem, seguida por debate com a diretora, no qual ela falará sobre seu processo de criação.

O “Cine Diálogos Virtuais” promove uma série de encontros com profissionais de audiovisual, integrando as atividades das diversas disciplinas do curso e proporcionando um momento de contato direto entre os discentes e o mercado de trabalho. O debate desta quarta-feira faz parte da disciplina de “História e Estética do Cinema II”, ministrada pelo professor Isaac Pipano.

Sinopse

Luiz Roberto Galizia foi uma figura importante para a cena teatral nas décadas de 1970 e 1980. Foi, também, um tio que Ana Galizia não conheceu. O documentário procura um resgate do vivido por Luiz, a partir de fotografias e filmes super 8 encontrados pela diretora 30 anos após a morte do artista.

Sobre o Diretora

Ana Galizia é diretora de fotografia e realizadora. Possui graduação em Cinema pela UFF - Universidade Federal Fluminense (2018). Atualmente cursa Mestrado em Comunicação e Cultura na UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faz parte do DAFB – Coletivo de Mulheres e Pessoas Transgênero do Departamento de Fotografia do Cinema Brasileiro. Colaborou com a direção de fotografia de diversos curtas-metragens e dirigiu o filme “Inconfissões”, exibido e premiado em festivais nacionais e internacionais.

Cine Diálogos Virtuais

Criado em 2018, como parte da disciplina Cine Experiência III do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, o projeto “Cine Diálogos Virtuais”  potencializou-se no período da pandemia, consolidando-se como um espaço de debates virtuais sobre a experiência cinematográfica.  

Durante o período de isolamento social, ele tem sido uma importante ferramenta para aproximar os alunos ao diálogo sobre a experiência estética. Já participaram diversos nomes do cinema e do audiovisual, como Eliane Caffé, Marília Rocha, Halder Gomes, Edmilson Filho, Ana Rieper, Rodrigo Teixeira, Paulo Betti, Mayana Neiva, Emília Silveira e Bertrand Lira.