Curso de Cinema e Audiovisual realiza III Encontro CineExperiência
Evento exibe produções dos alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor
O curso de Cinema e Audiovisual da Unifor realiza, nesta sexta-feira, 15 de março, o III Encontro CineExperiência, com a exibição das produções desenvolvidas pelos alunos no âmbito das disciplinas “Cine Experiência”, no semestre 2018.2. Trabalhos audiovisuais que percorrem o diálogo entre a arte e a cidade, a narração do mundo, a invenção e a expansão do real. O evento acontece a partir das 19h, no Auditório da Biblioteca da Unifor.
O objetivo do evento é estimular o debate e a partilha de experiências entre alunos, professores e artistas, com o propósito de potencializar e expandir os processos de criação vivenciados. Durante o segundo semestre de 2018, os estudantes experimentaram a sua relação com a cidade (Cine Experiência I); as artes nas narrativas ficcionais (Cine Experiência II); a política nas narrativas documentais (Cine Experiência III); e os fantasmas da infância no cinema expandido (Cine Experiência IV), sob a tutoria dos professores Marcelo Muller, Glauber Paiva Filho, Márcio Câmara e Henrique Codato, respectivamente.
As produções passaram por um critério de seleção para comporem a programação do III Encontro Cine Experiência, com o intuito de aproximar os alunos da graduação aos processos formativos que percorrerão ao longo de suas carreiras.
Para a professora Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual, o Encontro CineExperiência é um dos momentos mais importantes do Curso de Cinema: “todo início de semestre, alunos e professores se encontram num momento de reflexão sobre os processos de formação. A exibição dos trabalhos realizados no semestre anterior possibilitam a potencialização dos processos de criação. É um momento de trocas, de críticas dos processos, de acúmulo de capital intelectual para vivenciar outras experiências”.
As disciplinas “Cine Experiência” integram a nova matriz do bacharelado em Cinema e Audiovisual da Unifor, que, desde agosto de 2017, reposicionou a graduação, aproximando-a do campo das artes. As disciplinas são espaços privilegiados de produção, orientadas semestralmente por uma temática definida em debates com os alunos. Vários artistas e realizadores audiovisuais participam dessa troca, já tendo contribuído com a partilha Alexandre Veras, Narcélio Grud, Tiago Pedro, Pedro Diógenes, Guto Parente, Pedro Cela e Eduardo Cunha, entre outros convidados.
Programação III Encontro CineExperiência
- 5por10 (5’30”)
Sinopse: Entre suas barracas, a Feira da Parangaba é mais interessante do que parece ser. Trazendo situações peculiares durante uma busca pessoal e sentimental.
Direção: Raul Felipe
- Abraços (2'32'')
Sinopse: Louco na rua pedindo abraços de estranhos.
Direção: Direção: Bruno Rodrigues
- Freedom (7’)
Sinopse: Nos preocupamos mais em acumular bens do que experienciar. “Freedom” desenvolve o conceito do desapego material e da eterna busca do equilíbrio e do essencial. Explorando a vida de dois homens, Edson, um cigano de 53 anos que chegou em Fortaleza para desenvolver um trabalho artístico, e Otto Mesquita, que viaja pelo mundo apenas com a renda proporcionada pelo Tarot.
Direção: Lucas Costa
- Invisível (5’)
Sinopse: Invisível, por meio de uma abordagem experimental, promove uma reflexão sobre a harmonização entre o meio urbano e a natureza de fortaleza.
Direção: Antônio Vasconcelos
- Rastros (3’30”)
Sinopse: Marcada pelo Jockey Club Cearense, Salete conta suas experiências e memórias.
Direção: Marcos Viana
- Mãos de Sangue (3’30”)
Sinopse: Uma jornada de liberdade onde as belas vivências do presente apagam as dolorosas memórias do passado.
Direção: Alexis Macedo
- Meta (3’09”)
Sinopse: Um filme sobre a linguagem fílmica.
Direção: Julia Freitas
- Esmeralda (9’)
Sinopse: Victor, um artista plástico amador, viaja para um antigo casarão na serra que pertence à sua família. Lá, ele acaba por descobrir um retrato de seu avô Hugo, fotografado 50 anos antes. Conduzido por fragmentos de memórias que nunca viveu, Victor é inserido em uma jornada ao passado, revivendo o curto romance de Hugo e Esmeralda.
Direção: João Vitor Abreu e Ariel Nedehf
Roteiro: Ariel Nedehf, Isaac Guedes e João Vitor Abreu
Produção: José Ibiapina e Hugo Demétrio
Direção de Fotografia: Rodrigo Nobre e Davi Alex
Direção de Arte: Pedro Bezerra e Jamille Ellen
Som: Rodrigo Nobre
Montagem: Davi Alex, José Ibiapina, João Vitor Abreu e Ariel Nedehf
Assistente de Direção: Hugo Demétrio
Continuidade: Pedro Bezerra
Assistente de Produção: Pedro Bezerra
Assistente de Fotografia: Davi Alex
Maquiagem: Jamille Ellen
Elenco: Iane Thomé, Vinícius Menezes, Ayrton Di Castro, José Ibiapina
- Helena (ou Elena): Porque as Mariposas se Atraem Pela Luz (13’)
Sinopse: Helena (e) o palco, busca esvair seus sentimentos assombrados por um passados certeiro e um futuro enigmático. Helena ou Elena?
Direção: Isaac Castelo Branco e Leão Neto
Roteiro: Isaac Castelo Branco, Leão Neto e Mariana Maicy
Produção: Esther Arruda
Direção de Fotografia: Bruno Bressam, Isanelle Nascimento e Pedro Ulee
Direção de Arte: Greta Moreira e Larissa Karla
Som: Antônio Augusto, Karina Vitória e Mariana Vieira
Montagem: Esther Arruda, Isaac Castelo Branco, Leão Neto e Pedro Ulee
Assistente de Direção: Esther Arruda
Assistente de Produção: Larissa Karla
Técnico de Iluminação: Marcelo Falcão
Elenco: Thabita Damaceno, Thaís de Melo e Milza Gama
- Isso Não É Uma Propaganda Eleitoral (10’07”)
Sinopse: O Pecém é um distrito do município de São Gonçalo do Amarante, no interior do Ceará, localizado a 54 km de Fortaleza. Com a inauguração do Porto do Pécem, em 2002, o distrito cresceu. Em 2018, mistura elementos característicos de grandes cidades, como grandes franquias de farmácias, com típicos cenários e personagens do interior do estado. O documentário tem como objetivo investigar o posicionamento político desse distrito, relacionando-o com a construção do Porto e as mudanças sofridas no Pécem nesses últimos anos.
Direção: Bruno Brasileiro
Produção: William Almeida e Gabriela Câmara
Direção de Fotografia: Bruno Momico
Som: Rachel Bittencourt
Montagem: Gabriela Câmara
- Entre Fronteiras (29’)
Sinopse: Durante a campanha eleitoral de 2018, intensificam-se os conflitos entre brasileiros com as grandes diferenças ideológicas nos vetores sociais, econômicos e identitários. A equipe do documentário acompanha as marcantes manifestações do período e entrevista ativistas e líderes de diversas vertentes que encabeçaram as principais correntes em busca do poder.
Direção e Roteiro: Alan Sousa
Produção: Rodrigo Facundo
Direção de Fotografia: Eduardo Brasil
Som: José Osmar e Rodrigo Oliveira
Montagem: Thomaz Cavalcante
Correção de cor e Color Grading: Renan Martinz
Motion Graphics: Bruno Richardson
Logo e tipografia: Matheus Pinheiro
Mixagem de Som: Lucas Coelho
Assistente de Fotografia: Eduardo Brasil, Matheus Costa, Thomaz Cavalcante e Alan Sousa
Elenco: Ailton Lopes, Aline Albuquerque, Amilton Gomes, Glória Diógenes, Guilherme Sampaio, Mayra Pinheiro, Milton Oliveira, Rafael Lucena, Renato Roseno, Wagner Gomes
- Anjo do Caos (15’)
Sinopse: Apolo decide viajar para antiga casa para superar término de namoro. Em sua estadia, passa a encontrar pistas que revelam sobre lembranças traumáticas. As revelações causam alucinações que mostram, gradativamente, a verdade sobre seu passado.
Direção e Roteiro: Vitor Rennan
Produção: Alexia Holanda e Vitor Rennan
Direção de Fotografia: Vitória Aderaldo e Diego William
Direção de Arte: Mairla Delfino e Bruno Boanerges
Som: Mariana Vieira
Montagem: Alexia Holanda
Assistente de Direção: Lara Frota
Continuidade: Alian Minerva
Assistente de Produção: Isabel Reis
Maquiagem: Isabel Reis
Preparação de Elenco: Lilian Dantas e Mairla Delfino
Elenco: Vitor Rennan, Marcos Miramar e Lara Lobo
Serviço
III Encontro Cine Experiência
Auditório da Biblioteca da Unifor
15/03 (sexta - feira), às 19h