Curso de Estética e Cosmética oferece serviços gratuitos e incentiva a prática profissional dos estudantes

qui, 3 dezembro 2020 18:25

Curso de Estética e Cosmética oferece serviços gratuitos e incentiva a prática profissional dos estudantes

Estudantes da graduação em Estética e Cosmética da Unifor vivenciam a prática profissional desde o primeiro semestre da formação


Procedimentos corporais, faciais e capilares são algumas das atividades práticas do curso de Estética e Cosmética da Unifor (Foto: Getty Images)
Procedimentos corporais, faciais e capilares são algumas das atividades práticas do curso de Estética e Cosmética da Unifor (Foto: Getty Images)

O curso de Estética e Cosmética da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, proporciona desde o primeiro semestre a identificação dos estudantes com a área por meio de atividades práticas inseridas nas disciplinas. 

A professora Bárbara Karen Matos, coordenadora do curso, destaca que o aluno desenvolve as técnicas e habilidades necessárias para o cotidiano profissional. “Oferecemos serviços nas três principais áreas de atuação dos esteticistas, como procedimentos corporais, faciais e capilares. Podem ser destacados os tratamentos para gordura localizada, manchas, disfunções do couro cabeludo. Os atendimentos oferecidos a cada semestre dependem das necessidades de cada módulo, assim como das habilidades e competências elencadas”,  explica. 

Além disso, o curso mantém parcerias com marcas de cosméticos referências no mercado. “O processo de parceria se dá por meio de contrato firmado com a Universidade de Fortaleza, no qual temos o suporte dessas empresas, no que diz respeito aos produtos utilizados nas aulas práticas. Temos atualmente parcerias com Adcos, ellementti, Pharmavie, Cia da fórmula, Magistral, Bel Col, CosmoBeauty e ECCOS Cosméticos”, comenta a professora.

Visão empreendedora 

Graduada em Estética e Cosmética pela Universidade de Fortaleza em 2019, a esteticista e bióloga Michellene Machado conta que não tinha conhecimento sobre o curso. “Fiz inicialmente faculdade de Direito, depois Arquitetura e Urbanismo, onde atuei na área por seis anos. Por fim, descobri a Estética, onde me realizei. Hoje, atuo em clínica, ministro cursos e palestras”, destaca. 

Para Michellene, a graduação em Estética e Cosmética foi enriquecedora: além da visão de beleza, o curso atribui devida importância aos cuidados com a saúde. “Ao estudarmos anatomia, fisiologia e todos os cuidados com a pele, faz com que o aluno tenha um conhecimento muito amplo, e este conhecimento é importante quando cuidarmos das pessoas. As aulas práticas preparam o aluno para atuar com segurança no mercado de trabalho, pois são nessas aulas em que o maior conhecimento é adquirido. Já as aulas teóricas deixam o aluno capacitado, para atuar na prática com conhecimento aprofundado, livre para elaborar o programa de tratamento que melhor se adequa a cada paciente”, salienta. 

Segundo Michellene, as aulas práticas do curso oportunizam ao aluno escolher em que área da Estética deseja atuar. “Isso vai despertando a ter desejos e a se aprofundar em conhecimentos, e são estes conhecimentos que o torna diferenciado. As aulas práticas proporcionam segurança para atuar no mercado de trabalho. Sou empreendedora e dona da minha própria clínica de estética, bem como ministro cursos presenciais e online. Tenho uma procura muito grande e acredito que essa procura vem do conhecimento adquirido na Universidade”, enfatiza.

Especialista em Estética Facial Avançada, Michellene atua em sua clínica Michellene Machado Academy (@michellenemachadoacademy), oferecendo serviços de estética facial, corporal e micropigmentação. 

A beleza como aliada da saúde 

Apaixonada pela área da beleza, Amanda Romanholi Amaral concluiu a sua graduação em Estética e Cosmética na Universidade de Fortaleza em 2017. “Quando entrei para a graduação em Estética, descobri que trabalhar com essa área é muito mais do que você descobrir a sua melhor versão, é também devolver a autoestima das pessoas, o que afeta diretamente na saúde do indivíduo tanto no âmbito biológico ou emocional”, comenta ela.

Anteriormente, Amanda cursava zootecnia. “Passei três anos da minha vida lá, e foi no curso de zootecnia em que comecei a trabalhar com a venda de produtos cosméticos para ter renda extra. Este fato me instigou a saber o porquê desses produtos terem bons resultados. Então, comecei a pesquisar cursos em que eu pudesse estudar cosmetologia e mudei completamente meu campo de atuação. Ingressei na primeira turma do curso de Estética e Cosmética da Unifor”, relembra a aluna egressa.

Sua área de atuação é voltada para o tratamento das afecções faciais: acne, cicatrizes causadas pela a acne, envelhecimento facial, manchas na pele e hiperpigmentação pós-inflamatória. Amanda também atende como micropigmentadora de sobrancelhas e está adentrando nos tratamentos corporais com gordura localizada por meio da mesoterapia pressurizada.

A profissional destaca a importância em aliar a teoria à prática durante o aprendizado na Universidade. “Faz muita diferença quando você consegue visualizar tudo o que está sendo abordado nos livros tendo o objeto de estudo bem à sua frente. O processo de aprendizado se torna bem mais excitante e enriquecedor. Com certeza, ter acesso à aulas práticas desde o primeiro semestre, contribuiu para que eu conseguisse assimilar melhor todo o conteúdo que estava sendo passado”, completa.