Curso de Medicina recebe certificado de excelência do Conselho Federal de Medicina

qui, 11 julho 2024 18:28

Curso de Medicina recebe certificado de excelência do Conselho Federal de Medicina

Cerimônia de entrega aconteceu em Brasília na última quarta-feira (10) e reuniu representantes de diversas instituições de ensino superior do Brasil


Rejane Brasil, professora e coordenadora do curso de Medicina da Unifor, esteve presente na solenidade para receber o documento (Foto: Conselho Federal de Medicina)
Rejane Brasil, professora e coordenadora do curso de Medicina da Unifor, esteve presente na solenidade para receber o documento (Foto: Conselho Federal de Medicina)

Na última quarta-feira (10), o curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, recebeu certificado de excelência durante o I Encontro de Escolas Médicas Acreditadas, promovido pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), órgão vinculado ao Conselho Federal de Medicina (CFM). O evento foi realizado na sede do CFM, em Brasília, e o documento foi entregue por integrantes da Autarquia a instituições de ensino de diversos estados.

A graduação já tinha conquistado o título em 2016 e agora renova pelos seis próximos anos o parecer de Curso Acreditado, após criteriosa avaliação do Saeme – única instituição acreditadora de escolas médicas no Brasil. Para obter a certificação, a instituição de ensino se inscreve gratuitamente e é avaliada por uma equipe técnica do Saeme. A iniciativa é reconhecida por organizações internacionais importantes, como a Federação Mundial para a Educação Médica, que oferece contribuição fundamental para o ensino de medicina no Brasil. 

Além da entrega do certificado, o Encontro, que teve como tema “Formando uma rede de boas práticas educacionais”, contou com uma conferência sobre a acreditação de escolas médicas no Brasil e no mundo, seguida de mesa-redonda em que representantes das escolas médicas já acreditadas pelo Saeme-CFM compartilharam experiências e iniciativas de sucesso, mostrando como a acreditação melhorou a qualidade do ensino. No período da tarde, os participantes se reuniram em grupos de trabalho para debater o aprimoramento do instrumento de avaliação e do processo de acreditação.

O que é o Saeme

Em seu site, o Saeme informa que, com o apoio de especialistas da área médica, o Conselho Federal de Medicina desenvolveu e implementou o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas, reafirmando os compromissos com o exercício profissional ético e a formação de médicos competentes e adequados às necessidades do País.

O Saeme-CFM recebeu, em abril de 2019, o reconhecimento pela World Federation of Medical Education, por 10 anos, sem condições, indicando que a entidade tem os padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente.

Sobre o curso de Medicina da Unifor

Com duração de seis anos, a graduação em Medicina da Universidade de Fortaleza é voltada para quem deseja cuidar da saúde das pessoas, estudar as causas das doenças, a sua prevenção e combate e, com base em resultados de exames clínicos, definir diagnósticos, tratamentos, prescrever medicamentos e realizar cirurgias.

O profissional graduado pela Unifor está capacitado para atuar como promotor da saúde integral do ser humano por meio do desenvolvimento de ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.

Por meio do método Problem Based Learning (PBL), a Unifor é referência na educação médica brasileira, com matriz curricular 69% prática, desafiando alunos desde o primeiro semestre a resolver problemas clínicos complexos em uma estrutura de ponta, com apoio e mentoria de um corpo docente qualificado e atuante no mercado.

A instituição forma protagonistas do cuidado, profissionais capazes de lidar com desafios, solucionar problemas e estabelecer relações interpessoais e trabalho em equipe. São médicos com autonomia na busca do conhecimento e comprometidos com um sistema que garanta a efetivação do princípio constitucional de saúde para todos, com ética e sensibilidade.